Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Atendimento de pleito formulado por S.Exa. à Agência Nacional de Petróleo, no sentido de que se inclua o Estado de Roraima na programação de estudo geológico para a verificação da existência de petróleo.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Atendimento de pleito formulado por S.Exa. à Agência Nacional de Petróleo, no sentido de que se inclua o Estado de Roraima na programação de estudo geológico para a verificação da existência de petróleo.
Publicação
Publicação no DSF de 01/03/2002 - Página 1141
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, SEBASTIÃO DO REGO BARROS, PRESIDENTE, AGENCIA NACIONAL DO PETROLEO (ANP), JOSE JORGE DE VASCONCELOS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), ATENDIMENTO, SOLICITAÇÃO, ORADOR, INCLUSÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), PROGRAMAÇÃO, ESTUDO, GEOLOGIA, APURAÇÃO, EXISTENCIA, PETROLEO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO DE RORAIMA, ESTADO DE RORAIMA (RR), POSSIBILIDADE, REALIZAÇÃO, PESQUISA, PROSPECÇÃO, PETROLEO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


           O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer um registro e um agradecimento que considero extremamente importante para o meu Estado.

            Na semana passada, estive com o Presidente da Agência Nacional do Petróleo, Embaixador Sebastião do Rego Barros. O Sr. Presidente, atendendo a um pleito que fiz, já determinou que a Agência Nacional de Petróleo inclua na sua programação do ano de 2003 a análise, prospecção e estudo geológico consistente para verificar se no Estado de Roraima existe petróleo. Por que esse pleito? Porque nós somos vizinhos, ao norte, da Venezuela, o quinto maior produtor de petróleo do mundo; e, do lado direito, a leste, somos vizinhos da Guiana, que também tem ocorrência de petróleo. Portanto, no Estado de Roraima esses lençóis petrolíferos também têm possibilidade de ocorrer. Se essa descoberta for referendada, sem dúvida nenhuma mudarão o perfil econômico e o desenvolvimento do nosso Estado.

            Entendendo essa prioridade, o Embaixador Sebastião do Rego Barros e o Ministro das Minas Energia, José Jorge de Vasconcelos, determinaram essa análise e eu quero aqui fazer este registro com muita satisfação, informando ao meu Estado que existe essa possibilidade concreta, já definida, das análises no próximo ano.

            Sendo assim, peço a transcrição também das seguintes matérias do Correio de Roraima: “Roraima poderá ter pesquisa de petróleo” e “Governo pode pesquisar petróleo no Estado”.

            Muito obrigado.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

            


            Modelo14/28/245:09



Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/03/2002 - Página 1141