Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Inexistência de influência do Presidente da República na decisão do TSE sobre coligações partidárias, a propósito do pronunciamento do Senador Álvaro Dias. Transcrição de artigo publicado pelo jornal O Globo de hoje, intitulado "Ipea melhora projeções do ano". (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Inexistência de influência do Presidente da República na decisão do TSE sobre coligações partidárias, a propósito do pronunciamento do Senador Álvaro Dias. Transcrição de artigo publicado pelo jornal O Globo de hoje, intitulado "Ipea melhora projeções do ano". (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 01/03/2002 - Página 1264
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, INEXISTENCIA, INFLUENCIA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RESOLUÇÃO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), CONSOLIDAÇÃO, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, AMBITO NACIONAL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), COMENTARIO, PESQUISA, INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA (IPEA), APRESENTAÇÃO, DADOS, MELHORIA, CRESCIMENTO ECONOMICO, BRASIL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, antes de fazer o registro, gostaria de fazer um esclarecimento e refutar uma colocação do Senador Álvaro Dias, que tão brilhantemente analisou o quadro político-eleitoral com essas mudanças do TSE, para registrar apenas que o Governo Federal e o Presidente Fernando Henrique Cardoso nada tem a ver com a decisão do TSE.

            O Presidente não influenciou o TSE, não manobrou nessa direção. O Presidente está fazendo uma análise, inclusive, distante dos fatos, porque se encontrava no exterior. Quem conhece os Ministros do Tribunal Superior Eleitoral sabe da independência e seriedade de suas decisões - principalmente daquela decisão tomada - no que diz respeito à responsabilidade inerente ao cargo que ocupam. Faço esse registro para não parecer que o Governo, o PSDB ou qualquer partido da Base governista realizou manobras visando levar o Tribunal Superior Eleitoral a essa decisão.

            Pedi a palavra para fazer um registro que considero extremamente importante para o País, exatamente sobre a matéria publicada hoje no jornal O Globo, que informa:

Ipea melhora projeções do ano.

Previsões para juros, dólar, dívida e PIB do Brasil são revisadas.

.........................................

O instituto” - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao rever a conjuntura nacional e internacional para este ano - “reduziu as estimativas para a Taxa Selic, para o dólar e para a relação entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB). E elevou as previsões de crescimento econômico e de entrada de investimento direto estrangeiro no país.

            O Ipea já prevê, para este ano, um crescimento do PIB de 2,5%, e, para o próximo ano, de 3,5%. Portanto, esses são dados extremamente relevantes que se somam ao fim do racionamento e à perspectiva de uma safra ainda maior, com 100 milhões de toneladas de grãos.

            Faço esse registro para mostrar o equilíbrio da gestão do Brasil, da ação do Governo que, diferentemente da Argentina, leva o nosso País rumo ao crescimento, ao progresso e ao enfrentamento das dificuldades, inclusive internacionais.

            Sr. Presidente, solicito a transcrição da matéria que mencionei.

 

*********************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*********************************************************************

 

            


            Modelo14/28/244:38



Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/03/2002 - Página 1264