Discurso durante a 10ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro dos esforços do Governo Federal no sentido de liberar recursos para os estados e municípios, destinados à área de segurança pública.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Registro dos esforços do Governo Federal no sentido de liberar recursos para os estados e municípios, destinados à área de segurança pública.
Publicação
Publicação no DSF de 02/03/2002 - Página 1338
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, ALOYSIO NUNES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), SOLICITAÇÃO, LIBERAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, EXERCICIO FINANCEIRO ANTERIOR, PROGRAMA, SEGURANÇA PUBLICA, COMPROVAÇÃO, EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA, ESFORÇO, GOVERNO FEDERAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra pela Liderança do Governo para fazer uma comunicação rápida e um registro que considero extremamente importante.

            Estamos discutindo a cada dia, no Congresso e também no Senado, a questão do combate à insegurança e, portanto, a ação do Governo Federal e da segurança pública no País. Tenho em mãos um quadro que demonstra o esforço do Ministro Aloysio Nunes no sentido de liberar recursos para os Estados e os Municípios, para que ações fortes possam ser implementadas nessa questão da segurança.

            No Orçamento de 2001, para o DPF/Funapol, foram liberados 95% dos recursos a ele destinados; para o Fundo Penitenciário - Funpen, 96% dos recursos; para o Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito - Denatran/Funset, 91% dos recursos; para o Fundo Nacional de Segurança Pública - Senasp/FNSP, 99% dos recursos. Portanto, essa foi uma execução orçamentária extremamente importante, que demonstra a aplicação de mais de R$1,2 bilhão.

            Faço este registro porque, quando se discute essa questão, muitas vezes se fala na ausência de liberação de recursos por parte do Governo Federal, mas a realidade é outra: o Governo Federal foi sensível e atuante, aprovou no Orçamento de 2001 um recurso substancial, já tem aprovado no Orçamento de 2002 mais de R$1,1 bilhão para a área da segurança, e, a despeito do que se diz, essa execução orçamentária está sendo realizada com muita seriedade e com muito compromisso pelo Governo Federal.

            Quero louvar aqui a ação do Ministro Aluysio Nunes e pedir a publicação desse quadro do Ministério da Justiça, que demonstra a liberação de recursos de custeio e de capital para os programas de segurança por todo o Brasil.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

 

            


            Modelo112/21/244:34



Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/03/2002 - Página 1338