Discurso durante a 14ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de consulta ao Tribunal Superior Eleitoral, para esclarecer a instrução publicada ontem sobre as regras referentes às próximas eleições.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
  • Encaminhamento de consulta ao Tribunal Superior Eleitoral, para esclarecer a instrução publicada ontem sobre as regras referentes às próximas eleições.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2002 - Página 1760
Assunto
Outros > TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, CONSULTA, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), ESCLARECIMENTOS, NORMAS, ELEIÇÕES, REFERENCIA, RESOLUÇÃO, CONSOLIDAÇÃO, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, AMBITO NACIONAL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer o registro à Casa de que solicitei hoje uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral, TSE, para esclarecer alguns pontos que a Instrução nº 55, publicada ontem, não prevê.

            Considero extremamente importante que as regras para a próxima eleição fiquem as mais claras possíveis, rapidamente, para que os partidos possam efetivamente conduzir os seus trabalhos nos âmbitos nacional e estadual.

            Sr. Presidente, consultei o TSE sobre três pontos distintos:

01) Se os partidos que não estiverem participando de coligações, ou que não tenham candidatos próprios a Presidente ou Vice-Presidente da República, estão liberados do plano nacional e, portanto, podem fazer qualquer coligação com outros Partidos nos Estados;

02) Sendo positiva a possibilidade de coligação nos Estados, de acordo com a questão anterior, se um Partido que não tem candidato a Presidente ou a Vice-Presidente poderá se coligar no Estado com um partido ou coligação que tenha candidato a Presidente ou a Vice-Presidente no plano nacional; e

03) Se um partido que não tiver participando de qualquer coligação nacional terá que sair sozinho nas eleições referentes aos Estados, ou apenas coligado com outros partidos que também não tenham candidatos a Presidente ou a Vice-Presidente no plano nacional.

            Sr. Presidente, é importante que o TSE se manifeste o mais rápido possível acerca dessa questão para que possamos clarificar o quadro das alianças nos âmbitos estadual e federal.

            Sr. Presidente, peço a transcrição nos Anais da Casa do meu requerimento ao TSE.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

***************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

***************************************************************************

 

            


            Modelo15/15/248:47



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2002 - Página 1760