Discurso durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pelo recebimento, do Ministério da Saúde, de quadro comparativo a respeito da eficácia do atendimento do Programa Saúde em Família no Estado de Roraima.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • Satisfação pelo recebimento, do Ministério da Saúde, de quadro comparativo a respeito da eficácia do atendimento do Programa Saúde em Família no Estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 08/03/2002 - Página 1857
Assunto
Outros > ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • ELOGIO, PREFEITURA, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), RECEBIMENTO, CONGRATULAÇÕES, MINISTERIO DA SAUDE (MS), EFICACIA, PROGRAMA, SAUDE PUBLICA, COBERTURA, FAMILIA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, QUADRO DEMONSTRATIVO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra porque o meu Estado de Roraima, que represento, tem eventualmente sido notícia no Brasil por conta de alguns fatos lamentáveis. Portanto, quando existe um fato a enaltecer a ação em Roraima, é importante que possamos divulgá-lo e registrá-lo com muita satisfação.

            É isso que faço ao registrar um cartão recebido por Dr. Cláudio Duarte da Fonseca, Secretário de Política da Saúde, do Ministério da Saúde, que encaminhou a minha pessoa um quadro onde estão registradas as principais cidades brasileiras, com o atendimento do Programa Saúde da Família, não só das capitais como também das principais cidades. Neste cartão, o Dr. Cláudio Duarte dá parabéns à cidade de Boa Vista porque, a partir deste mês de março, a Capital do meu Estado de Roraima, Boa Vista, é a cidade brasileira campeã na atuação do Programa de Saúde da Família. Com os Programas iniciados, com as equipes montadas, iniciando o seu trabalho pela Prefeita Teresa Jucá, Boa Vista passa a ter uma cobertura de saúde da família de 74,46% da sua população. Portanto, a partir deste mês, 74% da população de Boa Vista - e aí estão incluídos todos os bairros pobres da cidade - terão atendimento de agentes de saúde, de médicos da família, de enfermeiros treinados, enfim, de equipes capacitadas que atuarão e se dedicarão para melhorar o quadro de saúde pública da nossa capital.

            Isso comprova uma prioridade grande para a área da saúde; isso mostra a responsabilidade social da Prefeita e da Prefeitura; isso demonstra, sobretudo, que nós, roraimenses, podemos nos orgulhar, porque a menor capital do Brasil, a capital que tem a menor arrecadação do País, que tem extremas dificuldades de imigração, assumiu a responsabilidade social, atuou e investiu bem recursos públicos e passa a ser a capital brasileira e a cidade brasileira de maior cobertura na saúde pública, de atenção básica, através do Programa Saúde da Família, um programa vitorioso e importante porque chega, bate à porta, procura a população mais pobre do Brasil, dando o atendimento médico que, em muitas vezes, essa população não tem condições de receber nos postos de saúde.

            Portanto, desejo enaltecer esse feito da Prefeitura da cidade de Boa Vista, na pessoa da Prefeita Teresa Jucá, e parabenizar o Dr. Wirland da Luz, Secretário de Saúde.

            Sr. Presidente, peço a V. Exª a transcrição nos Anais do cartão e do quadro comparativo do Ministério da Saúde que registra essa importante conquista da cidade de Boa Vista perante o Brasil.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*********************************************************************

 

            


            Modelo15/15/241:00



Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/03/2002 - Página 1857