Discurso durante a 20ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem póstuma ao ex-Prefeito de Teresina, Sr. Raimundo Wall Ferraz, que completaria hoje 70 anos de nascimento.

Autor
Freitas Neto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PI)
Nome completo: Antonio de Almendra Freitas Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem póstuma ao ex-Prefeito de Teresina, Sr. Raimundo Wall Ferraz, que completaria hoje 70 anos de nascimento.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2002 - Página 2302
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, RAIMUNDO WALL FERRAZ, EX PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PIAUI (PI), EX-DEPUTADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. FREITAS NETO (Bloco/PSDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs Senadores, chegando a esta Casa para representar o nosso Estado do Piauí, em fevereiro de 1995, o primeiro requerimento que apresentei infelizmente foi de pesar, porque, no dia 23 de março daquele ano, o Piauí perdia um dos seus grandes homens públicos, o então Prefeito de Teresina e saudoso professor Raimundo Wall Ferraz.

            Naquele instante, defendendo e encaminhando o requerimento, alguns Senadores que conheciam a capacidade de Wall Ferraz e outros que puderam conviver com S. Exª na Câmara dos Deputados, onde atuou, também participaram do encaminhamento e da votação daquele requerimento.

            Hoje, neste final de sessão, peço permissão para fazer um registro ainda sobre esse saudoso homem público. Exatamente nesta data, ele completaria 70 anos. Portanto, morreu muito cedo, depois de prestar relevantes serviços ao Piauí, principalmente à cidade de Teresina.

            Wall Ferraz foi, inicialmente, professor secundário de História, na tradicional Escola Normal Antonino Freire, em Teresina; depois, de nível superior, na Escola Católica de Filosofia, e, posteriormente, da Universidade Federal do Piauí. Foi Vereador, Vice-Prefeito e Prefeito de Teresina, por três vezes. Exatamente quando exercia seu terceiro mandato, veio a falecer. Durante seu trajeto, marcou, indelevelmente, a vida pública da nossa capital. Em todas suas administrações, a marca da capacidade administrativa, competência e administração segura e honesta. A honestidade e a retidão de caráter fizeram com que ele fosse muito admirado nessa época em que o povo brasileiro deseja homens públicos honestos que possam exercer, com competência, a administração dos recursos públicos. Wall Ferraz fez isso por onde passou.

            Outra marca muito acentuada em todas as suas administrações é que ele sempre deu prioridade à população mais carente da capital do Piauí. Hoje Teresina já reduziu a taxa de crescimento, mas, quando tive a honra de ser Prefeito, entre duas administrações de Wall Ferraz, possuía ela uma das maiores taxas de crescimento de todas as capitais do Nordeste. E com a população cresciam os problemas, porque partia muitas vezes da questão da migração rural, dos nossos irmãos do interior do Piauí que, sem condições de manter a sua família, de poder viver dignamente no interior, procuravam a capital do Estado. De modo que Teresina tem e teve sempre muitos problemas nos seus bairros, nas suas vilas, e Wall Ferraz procurou sempre dar prioridade ao atendimento das populações mais carentes, mais necessitadas de nossa capital. Isso fez com que ele fosse muito admirado e muito querido pelo povo simples do nosso Piauí.

            Deixou viúva Dona Eugenia Maria Parentes Fortes Ferraz, deixou três filhos, Luiz Eugenio, Eduardo e Rodrigo Ferraz, que foi vereador em Teresina e hoje é um competente Secretário Municipal da Criança e do Adolescente da administração do atual Prefeito, Firmino Filho, que foi Secretário de Finanças de Wall Ferraz e que procura seguir - e vem seguindo - na prefeitura aquela mesma linha de honestidade, de competência e de realmente gerenciar a sua administração voltada para a população mais carente de nosso Estado.

            Em Teresina agora se vêem em outdoors manifestações ainda de saudade daquele grande líder que Teresina teve e não esquece. Como teresinense e piauiense que sou, eu gostaria de acentuar mais uma vez a personalidade de Wall Ferraz, que principalmente marcou e foi marcada pela fidelidade a suas convicções, sua inteireza moral, e o grande amor que tinha à capital do Estado do Piauí. De modo que deixo nesta sessão o registro, como terezinense e como Senador representante de nosso Estado, da saudade que o Piauí todo sente ainda e vai sentir durante longos anos daquele que marcou a vida pública positiva do Piauí e de Terezina.

            Sr. Presidente, muito obrigado.


            Modelo14/19/2411:05



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2002 - Página 2302