Pronunciamento de Lúcio Alcântara em 12/03/2002
Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
DEFESA DA POSIÇÃO ADOTADA PELA SENADORA HELOISA HELENA, ESCLARECENDO QUE NÃO OUVIU NENHUMA DECLARAÇÃO ATRIBUIDA AO PRESIDENTE DO BANCO DO NORDESTE, EM ENCONTRO QUE PARTICIPOU NA CIDADE DE FORTALEZA - CE COM OS GOVERNADORES DA REGIÃO.
- Autor
- Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
- DEFESA DA POSIÇÃO ADOTADA PELA SENADORA HELOISA HELENA, ESCLARECENDO QUE NÃO OUVIU NENHUMA DECLARAÇÃO ATRIBUIDA AO PRESIDENTE DO BANCO DO NORDESTE, EM ENCONTRO QUE PARTICIPOU NA CIDADE DE FORTALEZA - CE COM OS GOVERNADORES DA REGIÃO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/03/2002 - Página 2084
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
- Indexação
-
- APOIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, HELOISA HELENA, SENADOR, COLABORAÇÃO, TRAMITAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, ABERTURA DE CREDITO.
- DEPOIMENTO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), DESCONHECIMENTO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE, BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A (BNB).
O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (Bloco/PSDB - CE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senadora Heloísa Helena, ouvi atentamente o pronunciamento de V. Exª e quero dizer - se isso pacificar V. Exª - que reitero tudo o que disse publicamente, inclusive urbi et orbi, porque a televisão retransmitia a nossa reunião.
V. Exª comportou-se com a maior dignidade e no legítimo exercício do seu mandato. Fui além. Eu disse que V. Exª colaborou para a aprovação do projeto, que V. Exª transigiu, não com o seu entendimento, mas concordando em reduzir o prazo de vista.
E além de ter dito no recinto da Comissão, disse, em outros lugares, que V. Exª no fundo colaborou para a aprovação do projeto, seja exercitando o seu direito de fiscalizar, de exigir o cumprimento da lei, os esclarecimentos necessários, seja na hora em que concordou que antecipássemos a reunião para quinta-feira, o que, de fato, foi feito. Inclusive, agradeci a V. Exª publicamente a colaboração.
Mas também devo dizer que estive presente em vários eventos dessa reunião do BID em Fortaleza, aos quais compareceram diversos Governadores do Nordeste e o Presidente do Banco, e, em uma ou duas ocasiões, esse assunto foi abordado. Não quero levantar dúvida sobre a informação que V. Exª recebeu, mas não ouvi o Presidente do Banco dizer isso em momento algum. E, se ele o tivesse dito, eu teria refutado na hora, porque não é só V. Exª que não aceita pressão. Ninguém aqui a aceita; todos aqui estamos para trabalhar construtivamente, exercitando o nosso papel. Nas reuniões em que estive presente e onde esse assunto foi abordado, o Presidente do Banco não fez nenhuma menção desse tipo. Não sei quem disse isso a V. Exª, não sei em que momento isso teria ocorrido, mas considero o Dr. Byron Queiroz um homem esclarecido, para quem de nada valeria uma declaração desse tipo, até porque não é verdadeira. Não houve pressão de ninguém. O que fiz foi, gentilmente, instar V. Exª para que antecipássemos a reunião, se V. Exª assim entendesse.
Portanto, quero tranqüilizá-la. Admiro muito sua combatividade. Quero reiterar os termos do que falei na Comissão: fique tranqüila, a imagem de V. Exª em nada foi alterada ou comprometida, porque V. Exª comportou-se altivamente, exercendo seu mandato corretamente.
Sr. Presidente, repito que, em nenhum momento - e eu estava presente em algumas ocasiões em que o assunto foi mencionado -, pelo menos na minha presença, o Presidente do Banco fez qualquer observação desse tipo, o que eu teria refutado imediatamente. Eu gostaria de dar esse depoimento, para que V. Exª ficasse tranqüila.
Mais uma vez, agradeço seu espírito de, ao mesmo tempo, exercitar o mandato com independência, altivez e liberdade - que é o nosso dever - e também, no que é possível, colaborar para que a marcha dos nossos trabalhos produza bons frutos, como esse convênio que é de grande importância para o Nordeste.
Muito obrigado, Sr. Presidente.