Discurso durante a 21ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração, em 2002, do sexagésimo aniversário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, destacando a importância da sua atuação no Estado do Maranhão.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE EMPREGO. HOMENAGEM.:
  • Comemoração, em 2002, do sexagésimo aniversário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, destacando a importância da sua atuação no Estado do Maranhão.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2002 - Página 2374
Assunto
Outros > POLITICA DE EMPREGO. HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, TRABALHO, VOLUNTARIO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, BRASIL.
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI), ESTADO DO MARANHÃO (MA), DADOS, CURSOS, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, BENEFICIO, EMPREGO, CONVENIO, EMPRESA, APERFEIÇOAMENTO, RECURSOS HUMANOS, DESCENTRALIZAÇÃO, MUNICIPIOS, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há realizações, pelo Brasil afora, da maior importância social cujo trabalho não raro é desconhecido da opinião pública. Muitas programações, geralmente desenvolvidas quase que anonimamente, têm importância fundamental na vida de milhões de brasileiros espalhados pelo nosso imenso território e vêm suprir, em muitos casos, as deficiências do Estado, que não tem condições - e às vezes não tem também competência gerencial - de atender a demandas elementares das populações mais carentes.

            A adesão crescente de voluntários às causas nobres, especialmente aquelas que se propõem a socorrer a pobreza, é um motivo de orgulho para o Brasil humanitário. As obras sociais das igrejas de vários credos, que alcançam os mais afastados rincões de nosso País, são outro exemplo do espírito de solidariedade tão peculiar à nossa gente.

            Tais movimentos devem ser enaltecidos especialmente por nós, representantes do povo, que testemunhamos, nas nossas atividades políticas, a atuação humanitária e social de tantos dos nossos patrícios.

            Entidades como os serviços sociais do Sesc e do Senai, além das inúmeras iniciativas de empresas e empregadores em todo o País, desenvolvem excepcionais atividades no esforço para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

            Desta tribuna, por mais de uma vez já ressaltei tais contribuições de natureza social.

            Hoje, quero me referir, embora parcialmente, ao que empreende, em meu Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A entidade - que comemora, neste 2002, o seu 60º (sexagésimo) aniversário - tem tido uma forte atuação voltada para o mercado de trabalho, através de convênios firmados com o setor empresarial e com o Governo do Estado. Dessas iniciativas, resultou, no ano passado, um aumento de 93,56% nas matrículas abertas por esse organismo para vários dos seus cursos.

            No Maranhão, foram 20.044 pessoas matriculadas em 115 cursos profissionalizantes. Para 2002, a meta é qualificar 30 mil profissionais. Nessas seis décadas, 33 milhões de pessoas foram capacitadas para o mercado de trabalho em todo o Brasil. No Maranhão, a instituição atua desde 1953, período em que já matriculou 180.638 trabalhadores. No ano passado foram 19.294 profissionais preparados para o mercado no meu Estado.

            Atualmente - referindo-me sempre ao Maranhão -, o Senai atende ao setor industrial em 14 áreas distintas. Em 2001, entre as áreas com maior número de matrículas figuram eletricidade, informática, construção civil, transporte e vestuário. No setor de ensino de eletricidade, foram matriculadas 3.702 pessoas e a construção civil especializou 2.948 profissionais. O aumento da demanda é resultado de convênios assinados, como o que foi firmado com a Gerência de Desenvolvimento Social (GDS). Por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) foram preparados para o mercado 9.911 profissionais.

            Segundo noticiou a imprensa do meu Estado, para o subgerente do Trabalho da GDS, José Ricardo Raposo Moreira, “o desempenho do Senai tem sido muito positivo, atendendo aos nossos objetivos com qualidade, presteza e a competência dos técnicos que estão à frente do processo”. As palavras do Gerente refletem com fidelidade a vitalidade do Senai no Maranhão.

            Já os convênios com a Companhia Vale do Rio Doce, Consórcio de Alumínio do Maranhão e Telemar demonstram que são cada vez maiores o investimento e a preocupação das empresas em, constantemente, qualificar e aperfeiçoar seus recursos humanos. Através do Senai, a mão-de-obra é capacitada para atender à demanda desse mercado competitivo. São formadas pessoas que realmente irão atender as nossas necessidades, diz a analista de Recursos Humanos da Telemar, Marilúcia Basileo Bandeira, em matéria publicada no jornal ‘O Estado do Maranhão’, edição de 17 de fevereiro deste ano.

            Toda produção vem sendo realizada pelas seis unidades operacionais do Senai, localizadas em São Luís, Açailândia, Bacabal, Caxias e Imperatriz. Já com o objetivo de atender a outros municípios, foi implantado o Programa de Ações Móveis (PAM).

            O PAM vem mudando positivamente a realidade de vários municípios do Maranhão. Já foram beneficiadas trinta e duas cidades maranhenses, com 3.497 pessoas capacitadas. O método moderno de ensino abrigou cursos principalmente nas áreas de construção civil, confecção, alimentos, informática e eletrônica, levando capacitação profissional a regiões desassistidas.

            No ano passado, atendendo ao mercado em expansão no Estado, foram implantados cursos na área de telecomunicações, como operador de serviço a clientes, operador de redes, comunicação ótica, comunicação digital, etc. Um centro de treinamento montado no Tibiri, com equipamentos e laboratórios, garante a qualificação e a certificação de profissionais na área. No setor automotivo, foi firmada parceria com a Volkswagem, que doou equipamentos e componentes mecânicos. O diretor Regional do Senai-MA, Elito Hora Fontes Menezes, revelou que se intensificará este ano a atuação em ambientes tecnológicos. Será disponibilizado, utilizando a capacidade instalada do Senai no Maranhão e fora do Estado, o que há de mais moderno em termos de tecnologia e programas de gestão que venham atender às necessidades da indústria local. Para este ano, além dos cursos já realizados, está prevista a implantação do Núcleo de Construção Civil, que fornecerá treinamento e assessoria a toda cadeia produtiva da construção. O núcleo tem a cooperação de multinacionais como a Quartzolit - argamassa industrializada, e a Knauf - líder europeu em gesso acartonado. Entre as novas ações, foi implantada no Senai, unidade do Monte Castelo, a Academia Local Cisco, líder mundial em tecnologia de redes. Com o Programa Cisco Networking Academy, o profissional aprende a projetar, implementar e gerenciar redes.

            Por meio do Centro de Tecnologia do Gás-Ctgás, parceria da Confederação Nacional da Indústria/Petrobras - Gaspetro/Senai nacional, do Rio Grande do Norte, a diretoria regional do Maranhão deverá implantar em uma de suas unidades um núcleo de treinamento e assistência para a implementação e uso do gás natural. A iniciativa vem atuar em consonância com o Governo do Estado e com os diversos empreendimentos que deverão surgir ligados ao setor.

            Criados para atender às necessidades imediatas do setor produtivo, os Projetos Estratégicos do Senai vêm propiciando às empresas participantes a capacitação profissional de alto nível, assessoria técnica e tecnológica para melhorias no seu processo de produção e informação tecnológica sobre novos processos industriais ou tecnologias. Entre os projetos destacam-se o Competir, Agroindústria, Meio Ambiente e o Setor Siderúrgico. No Projeto Agroindústria, vem sendo disseminado e implantado, nas indústrias de alimentos locais, o Programa APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, desenvolvido pela CNI e o Sebrae.

            Os projetos trouxeram para o Maranhão o Programa Estadual de Qualidade e Produtividade na Habitação, importante para a credibilidade das empresas. Dezesseis delas já passaram por uma auditoria interna, e doze obtiveram a primeira certificação, nível D, concedida pela União Certificadora. O treinamento, consultoria e auditorias são viabilizados pelo Senai, por intermédio do Centro de Tecnologia de Edificações de São Paulo. As ações compõem acordo setorial entre o Sindicato das Indústrias de Construção Civil (Sinduscon) e a Caixa Econômica Federal.

            Na verdade, não precisam ser ressaltados os méritos de instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, uma organização que tem prestado relevante colaboração na formação de mão-de-obra qualificada.

            É justo e oportuno, portanto, que suas iniciativas sejam ressaltadas nesta Casa do Legislativo e constem de nossos Anais, notadamente quando o Senai completa o seu sexagésimo segundo ano de criação.

            Que essa, e outras instituições, dêem permanente continuidade aos seus patrióticos propósitos de oferecer ao País a colaboração que têm oferecido no campo da sua atuação social.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado.


            Modelo11/2/253:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2002 - Página 2374