Discurso durante a 21ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Satisfação pelo interesse da juventude de Goiás em participar de seminários de formação política promovidos pelo PMDB. Esforços de S.Exa. em prol da Educação no Estado de Goiás, que possibilitaram a criação de dezenas de faculdades em municípios do interior, a reforma e construção de escolas de ensino fundamental e o funcionamento de rádios comunitárias.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. EDUCAÇÃO.:
  • Satisfação pelo interesse da juventude de Goiás em participar de seminários de formação política promovidos pelo PMDB. Esforços de S.Exa. em prol da Educação no Estado de Goiás, que possibilitaram a criação de dezenas de faculdades em municípios do interior, a reforma e construção de escolas de ensino fundamental e o funcionamento de rádios comunitárias.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2002 - Página 2376
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUMENTO, PARTICIPAÇÃO, JUVENTUDE, ESTADO DE GOIAS (GO), SEMINARIO, FORMAÇÃO, NATUREZA POLITICA, INICIATIVA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB).
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, ORADOR, CRIAÇÃO, RECONHECIMENTO, CURSO SUPERIOR, MUNICIPIOS, ESTADO DE GOIAS (GO), IMPLANTAÇÃO, CAMPUS AVANÇADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS (UFGO), INTERIOR, LIBERAÇÃO, RECURSOS, BENEFICIO, EDUCAÇÃO, GESTÃO, APROVAÇÃO, PROCESSO, FUNCIONAMENTO, RADIO, COMUNIDADE, JUVENTUDE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MAURO MIRANDA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho o grato prazer de informar aos nobres parlamentares que uma parcela significativa de juventude de Goiás vem dando claros sinais de amadurecimento ao participar de seminários de formação política promovidos pelo meu partido, o PMDB. A propósito, haverá neste sábado (16/03) a terceira edição desses encontros no município de Morrinhos, situado na região sul do Estado, com a participação de centenas de jovens de mais 20 cidades.

            Como um dos idealizadores do seminário de formação política, sinto-me extremamente emocionado por estar comprovando o fascínio que o debate franco e aberto pode proporcionar à cabeça da nossa juventude. Nas discussões não se busca um consenso, um ponto comum sobre os temas apresentados. Fala-se de tudo: da força do propósito, do marketing, da história e da atual conjuntura político-financeira. O importante é fazer com que o jovem pense e analise a vida pública sem preconceitos, desmistificando teses negativistas de que “todos os políticos são iguais, pensam apenas em si próprios”. 

            Não é por acaso que ainda consigo emocionar-me com encontros dessa natureza. Afinal, desde a década de 80, quando iniciava o primeiro mandato na Câmara dos Deputados, venho lutando para que milhares de jovens goianos tenham cada vez mais acesso a um ensino de qualidade e também a canais de informação que promovam a integração entre os cidadãos.

            Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, orgulho-me por ter sido o responsável direto pela criação de dezenas de faculdades nos municípios do interior do meu Estado, entre as quais posso citar as unidades de Itumbiara, Formosa, Iporá, Anicuns, Goiatuba, Goianésia, Quirinópolis, Itapuranga, Mineiros, Morrinhos, Porangatu, Rubiataba, Caldas Novas, Ceres, Rio Verde e Jaraguá.

            Não foi uma tarefa fácil, posso assegurar! Uma vez obtida a autorização para o funcionamento dessas faculdades, não havia descanso enquanto não fosse viabilizado o reconhecimento dos cursos e, conseqüentemente, a obtenção de recursos para a aquisição de equipamentos a serem utilizados pelos estudantes.

            Os benefícios não param por aí. Em praticamente 15 anos de Congresso Nacional - dois mandatos de deputado federal e outro mandato que procuro honrar nesta Casa - viabilizei recursos para reforma e construção de mais de 100 escolas de ensino fundamental, além da participação efetiva na implantação do campus da Universidade Federal de Goiás nos municípios de Rialma, Catalão, Jataí e Cidade de Goiás.

            Verbas significativas também foram liberadas para aquisição de dezenas de veículos destinados ao transporte escolar, instrumentos para bandas musicais e livros para bibliotecas. E como ação mais recente, venho empenhando-me na aprovação de processos para funcionamento de rádios comunitárias junto ao Ministério das Comunicações, uma exigência dos moradores dos pequenos municípios, principalmente de seus jovens, que mostram-se ansiosos por mais informação, lazer e entretenimento. Dos 109 processos diretamente ligados ao Estado de Goiás, 41 encontram-se no Congresso Nacional e 11 já foram aprovados.

            Cito minuciosamente essas realizações, Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, para afirmar, com conhecimento de causa, que os jovens necessitam é de atenção, é do ensino qualificado e realmente preparatório, é do debate franco e aberto. Quanto mais benefícios pudermos proporcionar à juventude, mais poderemos esperar por sua contribuição para a sociedade como um todo.

            Exatamente por acreditar e apostar todas as fichas nessa retribuição da juventude ao que lhe for oferecido como aprendizado de vida é que continuarei dando ênfase aos seminários de formação política. De nada adianta oferecermos as melhores condições de ensino aos nossos alunos, dotando suas escolas do que há de mais moderno em educação, se não despertarmos em seus corações o sentimento de responsabilidade para com o futuro dessa imensa Nação. Afinal, em alguns anos muitos desses jovens e adolescentes serão os nossos representantes no Congresso Nacional. Quanto mais preparados estiverem, melhor para o País!

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado. 


            Modelo112/2/2410:54



Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2002 - Página 2376