Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao trigésimo quinto aniversário da Zona Franca de Manaus.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Homenagem ao trigésimo quinto aniversário da Zona Franca de Manaus.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2002 - Página 2446
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ZONA FRANCA, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), ELOGIO, ATUAÇÃO, SUPERINTENDENCIA DA ZONA FRANCA DE MANAUS (SUFRAMA), BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), CONGRATULAÇÕES, PRESIDENTE, SERVIDOR.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Serei breve, Sr. Presidente.

            Eu não poderia deixar de me manifestar, como amazônida, representante do Estado de Roraima, e também pela Liderança do Governo e pelo meu Partido, o PSDB, nesta sessão tão importante.

            Não vou repetir as conquistas da Zona Franca ou da Suframa, pois os oradores que me antecederam já o fizeram com brilhantismo, mas eu gostaria de marcar algumas posições que considero importantes.

            A cada dia que passa, a Suframa ganha um papel mais preponderante para o desenvolvimento da Amazônia. Não tenho dúvida disso. Neste Governo, avançamos com o Sivam, com a ocupação e a discussão ambiental. E, cada vez que se discute preservação ambiental, autodesenvolvimento sustentado, mais responsabilidade para com a Amazônia; reforça-se também o papel fundamental da Suframa como a principal agência de desenvolvimento da Região.

            O papel da Suframa se reforça neste aniversário, em razão da competência de seus técnicos e dos seus dirigentes. Destaco a condução firme do Dr. Ozias Monteiro Rodrigues, que tão bem tem dirigido os destinos do órgão. Parabenizo, em nome da Liderança do Governo, a Suframa por todas as conquistas e pelo papel que tem exercido no cenário do País. Registro, ainda, em nome do Governo, em meu nome próprio, em nome do nosso Partido, em nome do Ministro Arthur Virgílio, também do PSDB, que esteve nesta sessão, o compromisso do Governo e do PSDB em manter as conquistas da Suframa e da Zona Franca de Manaus.

            A Zona Franca de Manaus, hoje, é uma conquista, não de Manaus ou da Amazônia, mas de todos os brasileiros. Ela induziu a uma ocupação diferenciada da Amazônia, com responsabilidade e isso precisa ser exaltado, apoiado e ampliado.

            Todos nós estaremos cerrando fileiras com a Suframa para que ela possa, cada vez mais, ampliar o seu espectro de atuação e, mais do que isso, conquistar o espaço, renovando ainda mais as conquistas da Zona Franca e de todos os povos da Amazônia.

            O meu Estado de Roraima tem sido muito beneficiado pela Suframa, tem recebido carinho, compromisso e uma perspectiva de realizações muito grande, assim como também outros Estados, porque esse tem sido o compromisso dessa instituição.

            Encerro minhas palavras, parabenizando o Dr. Ozias Monteiro, todos os servidores e técnicos da Suframa e registrando que a Suframa pode estar certa de que, nesta Casa, pode contar não só com os Senadores da Amazônia para defendê-la, mas com todos os Senadores que tiverem compromisso com o Brasil, que são a unidade e a unanimidade desta Casa.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas!)


            Modelo15/13/2410:46



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2002 - Página 2446