Discurso durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da apuração dos votos da prévia do Partido Trabalhadores. Comentários ao trabalho desenvolvido no Brasil pelo Sr. Jean Ziegler, Relator Especial da Comissão de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Alimentação.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. IMPRENSA. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Anúncio da apuração dos votos da prévia do Partido Trabalhadores. Comentários ao trabalho desenvolvido no Brasil pelo Sr. Jean Ziegler, Relator Especial da Comissão de Direitos Humanos da ONU para o Direito à Alimentação.
Aparteantes
Casildo Maldaner, Marina Silva.
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2002 - Página 2597
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. IMPRENSA. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, RESULTADO, APURAÇÃO, VOTAÇÃO, ESCOLHA, CANDIDATO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
  • APOIO, ELOGIO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), INCENTIVO, CANDIDATURA, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
  • CRITICA, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, DORA KRAMER, JORNALISTA, NOTICIA FALSA, DECISÃO, ORADOR, DISPUTA, ESCOLHA, CANDIDATO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PRESIDENCIA DA REPUBLICA, MOTIVO, DIVORCIO, MARTA SUPLICY, PREFEITO DE CAPITAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • REPUDIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ROBERTO MARTINS, PRESIDENTE, INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA (IPEA), CONTESTAÇÃO, RELATORIO, AUTORIA, JEAN ZIEGLER, RELATOR, COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), DEMONSTRAÇÃO, FOME, POBREZA, DESIGUALDADE SOCIAL, BRASIL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Senador Ramez Tebet, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de neste instante anunciar algo inédito na história do Brasil. Pela primeira vez, um partido político concluiu o seu processo de realização de prévias, permitindo a todos os filiados do Partido dos Trabalhadores escolherem o seu candidato à Presidência da República.

            Neste instante, na sede do Diretório Nacional de São Paulo, o Secretário de Organização, Silvinho Pereira, está anunciando os resultados finais, com uma aproximação do que poderá ocorrer quando se chegar a 100% dos votos apurados. Já foram apurados 96,6% dos votos, relativos a 166.391 filiados, já que mais de 170 mil filiados compareceram à prévia do último dia 17.

            Portanto, todos os filiados do Partido puderam escolher entre dois candidatos: Luiz Inácio Lula da Silva, nosso Presidente de honra, e eu próprio. Desses 96,6%, Lula obteve 136.492 votos, correspondendo a 84,4%; e eu obtive 25.199, correspondendo a 15,6% dos votos válidos.

            Segundo a projeção do Secretário de Organização, Lula obterá 142.501 votos, e eu obterei 26.308 votos, isso dentro do universo de mais de 170 mil que compareceram.

            Sr. Presidente, quero reconhecer, em primeiro lugar, a extraordinária vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, mas também a vitória do Partido dos Trabalhadores, pois foi importantíssimo o exemplo que o Partido deu ao Brasil. Além disso, foi também importante porque fez com que muitos companheiros do PT, distantes há algum tempo do nosso Partido, resolvessem participar. O Secretário de Organização estima que houve um aumento de mais de 30% no número de pessoas que resolveram se recadastrar no PT e, portanto, que resolveram participar novamente das atividades do Partido. Esse é o primeiro tento.

            Em segundo lugar, considero muito significativos os 26.308 votos que obtive, pois representam um contingente de pessoas que estão de acordo com as idéias e as proposições que formulei ao longo desses últimos 16 meses, desde quando, em dezembro de 2000, me apresentei como pré-candidato ao Diretório Nacional.

            Em terceiro lugar, considero que houve um feito notável de Lula e do PT. E por quê? Porque a sua decisão de ser candidato à Presidência da República não é mais uma decisão apenas pessoal e da Direção do Partido, não é simplesmente mais uma decisão do Diretório ou do Encontro Nacional, mas uma decisão de toda a base do Partido, o que o credencia e o legitima muito mais.

            Eu também gostaria de ressaltar que todas aquelas pessoas que votaram em mim estarão agora, obviamente, respeitando a decisão que se deu por um processo o mais democrático possível. Dessa forma, também eu me sinto muito entusiasmado para dizer ao Lula que o apoiarei em tudo que estiver ao meu alcance, com todas as minhas energias, daqui para frente. E já tendo dito isso a ele, perante a Direção Nacional do PT, perante o Presidente José Dirceu, aqui reitero, perante alguns Deputados Federais do PT, como o Líder João Paulo Cunha, o Deputado José Genoíno, hoje nosso candidato a Governador em São Paulo, o Deputado Luís Eduardo Greenhalg*, que estou disposto a percorrer o Brasil, como se fosse um anjo, para ajudar, com toda a minha energia e dando um sopro de apoio para que Lula chegue à Presidência da República no próximo 6 de outubro, quando teremos as eleições para Presidente da República.

            Também quero aqui me colocar à disposição do companheiro José Genoíno, nosso candidato a Governador, e do Deputado Aloizio Mercadante, que será nosso candidato ao Senado Federal, para com S. Exªs estar percorrendo o Estado de São Paulo a fim de que cheguemos também à vitória tanto para o Governo quanto para o Senado Federal.

            A Srª Marina Silva (Bloco/PT - AC) - V. Exª me permite um aparte?

            O SR .EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Com muita honra, Senadora Marina Silva.

            A Srª Marina Silva (Bloco/PT - AC) - Senador Eduardo Suplicy, em primeiro lugar, quero parabenizar V. Exª, o Presidente de honra do meu Partido, Luiz Inácio Lula da Silva, toda a direção do Partido dos Trabalhadores e, sobretudo, os militantes que se mobilizaram para a votação nas prévias. O processo foi o mais democrático possível. Tanto V. Exª quanto Lula cumpriram o papel do exercício da democracia viva dentro do nosso Partido e, como já era de se esperar, V. Exª se constitui agora em um baluarte da campanha do nosso candidato e de uma grande força que nos honra a todos. Ontem, estive com Lula em São Paulo e vi o quanto ele estava animado com essa disputa eleitoral, sobretudo pelas propostas que tem para apresentar ao País. Tenho certeza de que uma dessas propostas é a contribuição que V. Exª tem oferecido, não apenas ao PT, mas a todo o Brasil, que é o seu Programa de Renda Mínima, reconhecido e aceito dentro do nosso programa de governo como uma prioridade. Portanto, está de parabéns o processo; está de parabéns V. Exª, Lula e todos os militantes que, democraticamente, souberam responder a essa tradição democrática do nosso Partido.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Agradeço a V. Exª, Senadora Marina Silva, pelas suas palavras e pela forma acolhedora com que, juntamente com o Senador Tião Viana e o Governador Jorge Viana, me receberam no Acre, quando visitei Rio Branco recentemente na campanha. Agradeço também o apoio que V. Exª sempre me deu quando comecei a postular o direito de ser candidato à Presidência da República.

            O Sr. Casildo Maldaner (PMDB - SC) - Senador Eduardo Suplicy, V. Exª me permite um aparte?

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Com muita honra, Senador Casildo Maldaner.

            O Sr. Casildo Maldaner (PMDB - SC) - Quero cumprimentar V. Exª pela exposição que faz e pelo sentido democrático com que o Partido dos Trabalhadores realizou as suas prévias no último domingo. Eu gostaria apenas de acrescentar a esse espírito democrático de lutas que o nosso Partido, o PMDB, também realizou prévias para o Senado nesse mesmo dia, quando tivemos três companheiros disputando as prévias no meu Estado: eu, o companheiro Eduardo Moreira e o companheiro Edison Andrino*. Todos os diretórios municipais e os suplentes do nosso Partido, dos 293 Municípios, puderam se manifestar democraticamente, por meio desse processo, e escolher o seu candidato para o Senado Federal. Houve uma participação extraordinária: entre 14 mil e poucos companheiros habilitados, mais de 10 mil militantes foram às urnas, em um embate democrático. E digo isso não porque obtive 60% do resultado, em absoluto, mas porque o nosso Partido venceu esse embate. Ou seja, todos somamos esforços para que essa proposta fosse às ruas e lograsse êxito. Então, ao mesmo tempo em que V. Exª faz o registro das prévias que aconteceram, no último domingo, no seu Partido, eu também gostaria de registrar o que ocorreu no nosso Partido.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Cumprimento o PMDB por ter realizado a prévia para a escolha dos candidatos ao Senado Federal. V. Exª, então, foi o indicado?

            O Sr. Casildo Maldaner (PMDB - SC) - Tive a honra de ser legitimado para continuar a caminhada. Entre os nomes dos companheiros Eduardo Moreira, Edison Andrino e o meu nome, não porque obtive 60% do sufrágio no Estado. Não é por isso. Quem saiu vitorioso não foi o meu nome, mas o Partido, devido ao exercício democrático. Nós, os três participantes das prévias, estamos engajados na grande proposta, no conjunto das lutas que levaremos avante. O espírito democrático é que venceu. Por isso, quero ressaltar que, no mesmo dia em que Partido de V. Exª realizou prévias no País inteiro, nós também realizamos no nosso Estado, para escolhermos o nosso candidato para o Senado.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Aproveito a oportunidade, Senador Casildo Maldaner, para informar que, em Santa Catarina, obtive 20,9% ou 21%, um dos bons resultados por mim alcançados. Assim como, no Paraná, obtive 23,6%; em São Paulo, 23,5%; no Rio Grande do Sul, 19,7%. Inclusive, peço a transcrição no meu discurso da tabela da votação por Estado e percentual de votos apurados.

            Quero fazer uma observação a respeito do artigo da jornalista Dora Kramer, que mais uma vez escreve uma coluna fazendo análise sobre meus procedimentos. Desta vez, enalteceu o PT por ter realizado a prévia, mas, se ela tivesse tido a gentileza e a preocupação de ter dialogado comigo, teria informado melhor seus leitores. Quero ressaltar que, em momento algum, a minha decisão de ser pré-candidato à Presidência da República decorreu de problema pessoal e muito menos de atitude da Direção Nacional com respeito à minha separação, pois essa decisão já havia sido tomada muito antes de ter-me separado da Prefeita Marta Suplicy. Portanto, há um erro fundamental na análise que a jornalista faz. Se tivesse dialogado comigo, ela teria obtido informação mais precisa sobre a reunião ocorrida em outubro de 1999, que eu estava presente, e descrita por ela. Naquela reunião, Lula convidou os Srs. Tarso Genro, José Genoíno, Aloizio Mercadante, Cristovam Buarque e a mim, para irem à residência do Sr. José Dirceu, para um diálogo sobre a sua decisão de ser ou não candidato. Disse que eu considerava importante uma melhor reflexão dele, do Partido e do Brasil sobre a oportunidade de Lula ser ou não candidato à Presidência. E foi justamente a prévia que proporcionou que todo o Partido decidisse que Lula será o nosso candidato à Presidência, com todo o meu apoio.

            Finalmente, Sr. Presidente, considero inadequada a reação do Presidente da República e do Presidente do Ipea, Sr. Roberto Martins, de desqualificarem o Sr. Jean Ziegler, Relator Especial da Comissão de Direitos Humanos da ONU para o direito à alimentação. Tive a oportunidade de dialogar com o Sr. Jean Ziegler, que visitou o Senado na semana passada e que tem feito um trabalho muito sério a respeito de graves problemas do Brasil: a fome, a persistência da pobreza e a desigualdade.

            A melhor maneira de analisar aquilo que será o relatório - ainda incompleto e por publicar - do Sr. Jean Ziegler a respeito da situação de pobreza e da fome no Brasil é analisar com atenção a contribuição que ele dará para o nosso País. Ele ressalta que há um grande contingente de pessoas esfomeadas vivendo em condições de miséria, e isso certamente merece uma reação do Governo e do Congresso Nacional. E exatamente essa é uma das minhas maiores preocupações, exposta por mim como contribuição ao Lula e ao PT no período de minha pré-candidatura à Presidência da República.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

********************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*********************************************************************************************

 

            


            Modelo14/24/249:05



Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2002 - Página 2597