Discurso durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

ELOGIOS A POLITICA DE INVESTIMENTOS NA AREA DE EDUCAÇÃO IMPLEMENTADA PELO GOVERNADOR NEUDO CAMPOS, DO ESTADO DE RORAIMA.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL. EDUCAÇÃO.:
  • ELOGIOS A POLITICA DE INVESTIMENTOS NA AREA DE EDUCAÇÃO IMPLEMENTADA PELO GOVERNADOR NEUDO CAMPOS, DO ESTADO DE RORAIMA.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2002 - Página 2801
Assunto
Outros > ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), CONSTRUÇÃO, ESCOLA PUBLICA, AMPLIAÇÃO, ACESSO, EDUCAÇÃO BASICA, MELHORIA, REMUNERAÇÃO, FORMAÇÃO, PROFESSOR, BENEFICIO, QUALIDADE, ENSINO, ACORDO DE COOPERAÇÃO TECNICA, PAIS ESTRANGEIRO.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PFL - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, destaco, hoje, as ações corajosas e objetivas empreendidas na área de educação pelo Governador Neudo Campos no Estado de Roraima, que me honra representar nesta Casa.

Não bastassem as muitas escolas construídas em todo o Estado, universalizando de vez o acesso à educação básica e colocando Roraima em destaque no rol das Unidades da Federação com as melhores instalações escolares, e bem assim a sensível melhoria da remuneração dos professores, situando o Estado entre os entes federados que melhor remuneram seus profissionais do magistério, o Governador de Roraima tem feito importantes investimentos na formação de docentes, com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino e da aprendizagem.

Desde há algum tempo foi erradicada de Roraima a figura do professor leigo. Além dos cursos de formação de docentes em nível médio, inclusive para indígenas, o Governador fez convênio com as Universidades Federais de Roraima e do Amazonas para a formação de professores em áreas de graduação e pós-graduação.

Além disso, o Governador Neudo Campos criou em Roraima o primeiro Instituto de Educação Superior de todo o País, com a exclusiva finalidade de formar professores em nível superior, a partir de uma opção pelo desenvolvimento de competências. Nesse afã, quarenta professores profissionais do magistério foram enviados para cursarem um programa de mestrado em Cuba, iniciando, assim, a formação de um corpo docente para o Instituto de Educação Superior de Roraima e formalizou acordo de cooperação técnica com um instituto congênere na França, o Instituto Universitário de Formação de Professores de Creteil, onde um grupo de quinze gestores e professores do Instituto roraimense estagiou.

A partir do segundo semestre do ano passado, o Instituto de Educação Superior de Roraima vem oferecendo um curso normal superior, objetivando licenciar professores para as séries iniciais do ensino fundamental. Desde essa mesma época, com a ajuda de especialistas do Universidade Batista do Sudoeste, do Estado do Missouri, nos Estados Unidos, o Instituto tem trabalhado na criação de uma escola modelo, cujos gestores e docentes serão selecionados dentre seus melhores alunos, com a finalidade de servir de laboratório de suas propostas pedagógicas.

A Universidade Batista do Sudoeste também tem auxiliado o Instituto na execução de um programa de capacitação dos professores de Língua Inglesa na rede estadual de ensino. Por duas vezes no ano passado, equipes de professores e alunos daquela excelente universidade vieram a Boa Vista, capital de Roraima, para ministrar curso intensivo de capacitação para oitenta professores de inglês. No início deste ano de 2002, os vinte melhores professores foram aos Estados Unidos, onde receberam capacitação, tendo tido eu o privilégio de acompanhar o Governador Neudo Campos na bela e tocante cerimônia de certificação desses profissionais.

Além da participação na cerimônia de certificação dos professores de inglês, pude acompanhar as negociações travadas pelo Governador de Roraima com os dirigentes da Universidade norte-americana, visando à continuidade da assistência técnica que aquela instituição vem prestando ao Instituto de Educação Superior de Roraima.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, destaco que a assistência técnica prestada pela Universidade Batista do Sudoeste não importa em qualquer custo financeiro para o Estado de Roraima, constituindo-se um projeto de parceria resultado do desprendimento social daquela instituição, merecedora de reconhecimento e agradecimento na pessoa do seu Diretor, o Dr. Pat Taylor, fazendo-nos acreditar na possibilidade de construirmos um mundo melhor.

Alegra-me, Sr. Presidente, registrar os esforços criativos e dedicados do Governador Neudo Campos, buscando alternativas eficazes para superar a escassez de recursos e, com soluções simples e objetivas, valorizar e capacitar os profissionais da educação para a formação adequada e de qualidade, no tempo próprio, de crianças, jovens e adolescentes.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2002 - Página 2801