Discurso durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

TRANSCRIÇÃO DE MATERIA PUBLICADA NO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO, INTITULADA "SOBE A COTAÇÃO DO PAIS NO MERCADO INTERNACIONAL". REALIZAÇÃO, NESTA CAPITAL, DE ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO INCRA DE TODO O BRASIL, QUE LUTA PELA ESTRUTURAÇÃO DOS PLANOS DE CARREIRA.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • TRANSCRIÇÃO DE MATERIA PUBLICADA NO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO, INTITULADA "SOBE A COTAÇÃO DO PAIS NO MERCADO INTERNACIONAL". REALIZAÇÃO, NESTA CAPITAL, DE ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO INCRA DE TODO O BRASIL, QUE LUTA PELA ESTRUTURAÇÃO DOS PLANOS DE CARREIRA.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2002 - Página 2803
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, NOTICIARIO, IMPRENSA, MELHORIA, AVALIAÇÃO, BRASIL, MERCADO INTERNACIONAL, AUMENTO, CONFIANÇA, INVESTIMENTO, REGISTRO, REDUÇÃO, TAXAS, JUROS, OPINIÃO, ORADOR, EFICACIA, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, GOVERNO FEDERAL, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), ENCONTRO, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, SERVIDOR, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), APOIO, ORADOR, ESTRUTURAÇÃO, PLANO DE CARREIRA.

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer dois comentários rápidos.

Primeiramente, registro, com muita satisfação, que esta semana a imprensa publicou, em todos os jornais, que a cotação do Brasil no mercado internacional cresceu de forma acentuada; ou seja, o País passou a ser mais bem visto em nível dos investimentos internacionais, o que foi configurado nos indicadores internacionais de risco.

Em outubro do ano passado, o indicador era de 1.256 pontos referentes ao risco no Brasil. Em março deste ano, esse indicador caiu para 700 pontos, ou seja, quase a metade - 50% de queda -, em um momento relevante, porque, ao mesmo tempo em que houve essa queda, a nossa vizinha Argentina vivia e ainda vive momentos de extrema dificuldade. Portanto, houve crescimento de confiança no Brasil.

A condução serena, o processo democrático consolidado, o crescimento econômico, o esforço do Brasil para sair do racionamento e o envolvimento de toda a sociedade levam, a cada dia, os investidores e analistas internacionais a fazer excelentes prognósticos para o nosso País. Ontem mesmo, a taxa de juros caiu mais uma vez no Brasil: 0,25%. A diminuição da taxa de juros é uma tendência que se vem configurando em cada reunião do Copom.

Quero fazer este registro porque considero extremamente importante a sociedade ter conhecimento de que a condução do Presidente Fernando Henrique Cardoso, da equipe econômica, a forma como o Brasil está sendo administrado leva a passar e a vencer dificuldades em conjunturas internacionais adversas, como essa da Argentina, que poderia estar contaminando os índices brasileiros, se não fosse a postura do Governo brasileiro em relação à responsabilidade fiscal, enfim, ao equilíbrio, e a buscar a racionalidade da Administração Pública. 

Peço a transcrição da matéria do jornal O Estado de S.Paulo intitulada: “Sobe a Cotação do País no Mercado Internacional”.

Faço também um rápido registro do encontro da Associação dos Servidores do Incra, de todo o Brasil, que está sendo realizado aqui, em Brasília. Discute-se a estruturação dos planos de carreira.

Quero dizer que a proposta tem o meu apoio, porque reestruturar os planos de carreira e fortalecer o Incra é um passo fundamental para ampliar ainda mais a reforma agrária do País.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. ROMERO JUCÁ EM SEU DISCURSO. (Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*********************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2002 - Página 2803