Discurso durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

JUSTIFICATIVAS A PROJETO DE LEI DE SUA AUTORIA INSTITUINDO O DIA NACIONAL DO CHESTER.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • JUSTIFICATIVAS A PROJETO DE LEI DE SUA AUTORIA INSTITUINDO O DIA NACIONAL DO CHESTER.
Publicação
Publicação no DSF de 04/04/2002 - Página 3659
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, CRIAÇÃO, DIA NACIONAL, AVE, PRODUÇÃO, BIOTECNOLOGIA, EMPRESA NACIONAL, IMPORTANCIA, VALORIZAÇÃO, RESULTADO, CIENCIA E TECNOLOGIA, BRASIL, DIVULGAÇÃO, MUNDO.

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobres colegas, em Santa Catarina, meu Estado, mais precisamente na cidade de Capinzal, a Perdigão criou o Chester, um tipo de ave entre o galeto e o peru que é produzido pela Sadia. O Chester é criação da biotecnologia e está sendo um sucesso extraordinário não só no Brasil como no mundo, tanto é que se abriram caminhos para países do Oriente e para outros tantos lugares. Esses caminhos começaram lá em Capinzal, que fica no Vale do Rio do Peixe, no meio-oeste catarinense, e se abriram para o mundo. E Santa Catarina já consagrou o Dia do Chester.

Como o sucesso do Chester propagou-se pelo mundo, estamos apresentando uma proposta que cria o Dia Nacional do Chester. Vale a pena, Sr. Presidente, em função da motivação, da geração da produção, da geração de empregos e de divisas para o Brasil. É uma inovação criada no Brasil para o mundo. Aliás, os outros países estão querendo levar essa tecnologia de grande valor que nasceu aqui.

Vamos reconhecer a importância desse empreendimento, dessa marca que é um alimento que serve hoje não só ao Brasil, mas que gera divisas e alimenta pessoas do mundo inteiro.

É a proposta que apresento à Mesa neste momento, Sr. Presidente e nobres colegas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/04/2002 - Página 3659