Discurso durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGISTRO DA OBTENÇÃO, PELO MUNICIPIO DE CAPINZAL, EM SANTA CATARINA, DO TITULO DE "CAPITAL CATARINENSE DO CHESTER".

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • REGISTRO DA OBTENÇÃO, PELO MUNICIPIO DE CAPINZAL, EM SANTA CATARINA, DO TITULO DE "CAPITAL CATARINENSE DO CHESTER".
Publicação
Publicação no DSF de 04/04/2002 - Página 3716
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, PRODUÇÃO, AVICULTURA, MUNICIPIO, CAPINZAL (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ESPECIFICAÇÃO, EXPORTAÇÃO, RECEBIMENTO, TITULO, REGISTRO, FESTA, INCENTIVO, TURISMO.
  • ELOGIO, ALTERAÇÃO, FRANGO, BIOTECNOLOGIA, PESQUISA, EMPRESA NACIONAL, AUMENTO, EMPREGO, RENDA, MUNICIPIO, CAPINZAL (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a colaboração de sociedade, Estado e empresas na alcance de metas comuns é, com toda a certeza, o melhor caminho para a prosperidade de todos -- isto é, para o desenvolvimento. A quem tivesse alguma dúvida disso, eu aconselharia uma visita a um pequeno município do Meio-Oeste catarinense, habitado por menos de 20 mil pessoas. Trata-se de Capinzal, que acaba de ser declarado, pela Lei Estadual de nº 11.858, de 25 de julho de 2001, a “Capital Catarinense do Chester”.

Convém recordar um pouco da história de como Capinzal veio a merecer esse título. No início dos anos oitenta do século passado, a empresa Perdigão Agroindustrial S. A. instalou em Capinzal o que viria a ser, no País, a maior de suas usinas de processamento da cepa especial de frangos, desenvolvida pela empresa e denominada chester.

Nessa fábrica, somente no ano de 2000, foram produzidas 16 mil e quinhentas toneladas de carne de chester, tendo sido abatidas, em média, 26 mil e quinhentas aves desse tipo diariamente. Convém ressaltar que a cada ano o crescimento vem sendo significativo.

No total, contando todos os tipos de aves, a empresa abate a cada dia, ali em Capinzal, cerca de 430 mil cabeças. Essa produção se destina, em grande parte, à exportação: países da Europa e do Oriente são os principais importadores do produto avícola brasileiro.

Mas, afinal, o que é o chester, essa ave que agora dá título a Capinzal? Trata-se de uma linhagem de frangos especialmente selecionados, pelos técnicos da Perdigão, por meio dos métodos mais modernos de seleção e cruzamentos controlados, para produzir um animal com maior percentual, em peso, de carnes nobres - peito e coxas -, e menos gordura na cavidade abdominal - oferecendo, dessa maneira, uma carne mais magra e saudável.

Nestes tempos de preocupação com os riscos do excesso de peso e de gordura, o chester representa, portanto, uma fonte protéica mais confiável. Além disso, no aspecto econômico, são buscados, na seleção das matrizes, ganhos de produtividade, expressos no aumento do peso do animal vivo e redução do tempo de maturação para o abate.

Na verdade, a pesquisa para o desenvolvimento do chester, começada pela Perdigão no final dos anos setenta, continua até hoje, de modo que cada nova geração desse tipo de ave incorpora novas melhorias de qualidade. Melhorias que se refletem na crescente aceitação internacional de nossa produção. Deve-se ainda ressaltar, para informação daqueles que vêem com reservas a engenharia genética, que se trata, no constante desenvolvimento do chester, de aprimoramento genético por seleção, sem manipulação direta do genoma.

A instalação da fábrica em Capinzal trouxe benefícios amplos para o município. Mais de 180 produtores rurais locais estão integrados ao sistema, operando quase 300 aviários que totalizam cerca de 285 mil metros quadrados de área construída.

Contam-se, portanto, aos milhares os empregos diretos e indiretos que a presença da fábrica potencializou no município.

Consciente da importância do produto para a economia da cidade, a prefeitura, em conjunto com a empresa, vem promovendo, já desde alguns anos, a Chesterfest, uma festa bienal típica em que são servidos os mais diversos e saborosos pratos à base de chester.

Agora, a partir da obtenção do título de “Capital Catarinense do Chester”, a cidade - e toda a população de nosso Estado - espera que seja também estimulada a vinda de visitantes para o local, por ocasião das Chesterfeste. Desse modo, a presença da fábrica da Perdigão terá estimulado a criação de mais um importante setor de atividades produtivas, justamente aquele considerado o que mais cresce no mundo: o turismo.

Indústria de turismo que significa desenvolvimento da hotelaria e de serviços como restaurantes, empresas de transporte e de excursões e tantos outros. Tudo isso resulta, enfim, em mais empregos e mais desenvolvimento.

A população de Capinzal, portanto, está de parabéns pelo recebimento desse título, assim como a Prefeitura Municipal e a empresa Perdigão Agroindustrial S. A., co-participantes dessa grande realização.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/04/2002 - Página 3716