Discurso durante a 31ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR JOSAPHAT MARINHO.

Autor
Luiz Otavio (PPB - Partido Progressista Brasileiro/PA)
Nome completo: Luiz Otavio Oliveira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR JOSAPHAT MARINHO.
Publicação
Publicação no DSF de 02/04/2002 - Página 3262
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOSAPHAT MARINHO, EX SENADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), PROFESSOR, JURISTA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. LUIZ OTÁVIO (Bloco/PPB - PA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu não poderia me furtar a também comparecer à tribuna e prestar uma homenagem ao Senador Josaphat Marinho. Agora mesmo, o Senador Waldeck Ornelas lembrava que o Senador Josaphat Marinho cumpriu dois mandatos de Deputado Estadual e dois mandatos de Senador. Nesta Casa, em que temos a oportunidade de reverenciar a memória de Rui Barbosa como nosso patrono, desejo também registrar o meu pesar, mesmo sendo mais novo e não tendo convivido com Josaphat Marinho, mas com Senadores que, com seus discursos, empolgam o Brasil, todas as tardes, pela TV Senado, como os Senadores Bernardo Cabral, Roberto Requião e Pedro Simon, que registraram suas homenagens a esse grande brasileiro, esse bom baiano, grande político e grande homem público da Bahia, que teve a honra de pertencer por dois mandatos a esta Casa e de haver escolhido Brasília como sua moradia e de sua família.

Não posso também deixar de registrar a homenagem do Senador Nabor Júnior, quando lembra que o Senador Josaphat Marinho trouxe para esta Casa o Código de Processo Civil. Foi um projeto que, como disse o Senador Pedro Simon, não chegou nem a ser emendado; passou por todas as Comissões e foi aprovado por unanimidade em plenário, tendo como Relator o Senador Josaphat Marinho.

Como jurista, deixou aqui também seus trabalhos e suas teses. Grandes pareceres jurídicos encontram-se registrados nesta Casa e servem à consulta, principalmente, daqueles mais jovens, que entram na vida do Direito, do conhecimento jurídico, e possam tê-lo como referência.

Para encerrar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, deixo apenas a mensagem de que os precursores da nossa tradição têm também o reconhecimento dessa nova geração, que tem a honra de pertencer a esta Casa.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/04/2002 - Página 3262