Discurso durante a 37ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. EM SEMINARIO SOBRE O PROGRAMA NOVA VENECIA DO FUTURO, LANÇADO PELO PREFEITO DO MUNICIPIO DE NOVA VENECIA/ES, ADELSON SALVADOR.

Autor
Paulo Hartung (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: Paulo César Hartung Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. EM SEMINARIO SOBRE O PROGRAMA NOVA VENECIA DO FUTURO, LANÇADO PELO PREFEITO DO MUNICIPIO DE NOVA VENECIA/ES, ADELSON SALVADOR.
Publicação
Publicação no DSF de 10/04/2002 - Página 4222
Assunto
Outros > ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • REGISTRO, CONFERENCIA, ORADOR, ASSUNTO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, MUNICIPIO, NOVA VENECIA (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ELOGIO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, ADELSON SALVADOR, PREFEITO, ATENÇÃO, MEIO AMBIENTE, PROJETO, DESENVOLVIMENTO, INCENTIVO, PARTICIPAÇÃO, LIDERANÇA, SOCIEDADE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR.PAULO HARTUNG (PSB - ES. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uso a tribuna para registrar que estive ontem no Município de Nova Venécia, no norte do meu Estado, Espírito Santo, onde proferi palestra sobre o tema: desenvolvimento sustentável.

Faço esse registro para ressaltar o exemplo que o prefeito daquela cidade, Adelson Salvador, dá ao meu Estado e também ao País. É um exemplo de como se administra usando ferramentas modernas, muitas delas consagradas na iniciativa privada e que, agora, mais recentemente, estão sendo trazidas para o setor público. Tais ferramentas permitem lançar um olhar na direção do futuro e encarar a gestão pública com seriedade, com um pé fincado nas potencialidades e nas vocações econômicas, mas também com a perspectiva de que deve haver o desenvolvimento de forma continuada.

O prefeito acaba de colocar em prática no seu Município o Programa Nova Venécia do Futuro, que vai elaborar a Agenda 21 da cidade, tendo como base os princípios de desenvolvimento sustentável da Eco-92, que exigem, em primeiro lugar, profundo diagnóstico da cidade, das suas potencialidades sociais e econômicas, dos seus pontos fortes e fracos, para, após esse diagnóstico, montar um projeto flexível a ser desenvolvido a longo prazo e reavaliado constantemente. É importante que esse projeto atraia investimentos, mas também atente para a qualidade de vida da população e para a preservação dos valores culturais e ambientais.

Essa visão, Sr. Presidente, é imprescindível quando pensamos no crescimento organizado de nossas cidades. Além de evitar a descontinuidade das gestões, infelizmente prática corrente em nosso País, poderemos ter um crescimento econômico e desenvolvimento social, sem abrir mão dos valores principais que devem nortear nossa ação: nossos bens culturais e naturais.

Naquela cidade de 43 mil habitantes, com vocação para a agropecuária, para a indústria - principalmente ligada à extração e beneficiamento do granito -, para serviços e ecoturismo, além do empenho da autoridade maior do Município em implantar o projeto para um futuro melhor, testemunhei o entusiasmo, a participação e o envolvimento da sociedade local no projeto.

Na reunião a que me refiro, pelo menos 400 lideranças do campo e da cidade aglomeraram-se, por mais de três horas, no auditório da Câmara Municipal, para nos ouvir, mostrando que estão atentos a todos os passos da implantação do projeto e conscientes da importância do enriquecimento do debate e do apoio da coletividade à ação de Governo.

Foi uma verdadeira demonstração de democracia e cidadania. Fui palestrante do evento não apenas pelo meu trabalho no Senado Federal, mas principalmente por minha passagem pela Prefeitura Municipal de Vitória, onde implantamos o projeto “Vitória do Futuro”, já consolidado e que agora está sendo revisado pela administração do prefeito Luiz Paulo Velozzo Lucas.

Creio que, assim como fiz em Vitória, o prefeito de Nova Venécia será capaz de entregar à comunidade um trabalho que ficará na história do nosso Estado e que deve se disseminar por todo o País, por ser uma boa prática gerencial e administrativa. Tenho certeza de que, assim como ocorreu naquele Município, em que houve a efetiva participação da sociedade local, convocada para boas causas, a população participa.

Quero, da tribuna do Senado, mais uma vez, saudar o prefeito e as lideranças municipais por essa iniciativa e dizer que Nova Venécia dá um passo importante para o desenvolvimento sustentável do Município e daquela região, buscando, em suas próprias vocações, o seu modo de crescer, sem perder de vista - repito - a preservação do meio ambiente e as riquezas culturais, humanas e naturais da região.

Sr. Presidente, faço esse registro por considerá-lo importante no sentido de melhorar as práticas gerenciais e administrativas nos mais de cinco mil Municípios que compõem o nosso País.

Muito obrigado.


Modelo1 4/20/2412:45



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/04/2002 - Página 4222