Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio ao atentado contra a democracia praticado na Venezuela, representado pela tentativa de destituição do presidente reeleito, Sr. Hugo Chávez. (Como Líder)

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Repúdio ao atentado contra a democracia praticado na Venezuela, representado pela tentativa de destituição do presidente reeleito, Sr. Hugo Chávez. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2002 - Página 4572
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • REPUDIO, ATENTADO, DEMOCRACIA, GOLPE DE ESTADO, TENTATIVA, DESTITUIÇÃO, HUGO CHAVEZ, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, HUGO CHAVEZ, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, RETORNO, PODER, NECESSIDADE, MELHORIA, GOVERNO, BENEFICIO, DEMOCRACIA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ao final da última semana, fato gravíssimo ocorreu na América Latina. Infelizmente, setores da sociedade venezuelana resolveram dar um golpe e destituir o Presidente Hugo Chávez, reeleito democraticamente na Venezuela com 60% dos votos. O Presidente Hugo Chávez havia tomado a iniciativa de organizar uma constituinte, que promulgou uma constituição, depois referendada por praticamente 80% da população venezuelana.

É bem possível que o Presidente Hugo Chávez tenha cometido erros, desacertos e tenha provocado alguns segmentos da sociedade, sobretudo das elites, ou mesmo da classe média, a ponto de ter havido uma extraordinária manifestação, que levou ao poder o Sr. Pedro Carmona, um empresário, que terminou por fechar o Congresso Nacional venezuelano e a Corte Suprema.

Ora, Sr. Presidente, as soluções nas Américas têm que ser realizadas por fórmulas democráticas. Nós, que já sofremos um golpe militar em março de 1964, repudiamos esse tipo de procedimento e avaliamos como importante que o Presidente Hugo Chávez tenha voltado ao poder, pois condenamos golpes como o que foi realizado.

Cabe ao Presidente Hugo Chávez, agora, fazer um exame das razões que levaram segmentos da sociedade a realizar protestos daquela magnitude. No entanto, considero importante que ele tenha o espírito de compreensão, que parece estar presidindo as suas últimas manifestações, inclusive para propor a união de todos, a fim de que não seja apenas o Presidente dos segmentos mais pobres da sociedade, como em alguns momentos havia colocado, mas o Presidente de todos os venezuelanos.

É importante o diálogo mantido pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso com o Presidente Hugo Chávez e correta a lembrança de Sua Excelência da atitude do Presidente Juscelino Kubitschek de, quando da tentativa de golpe realizada por oficiais militares, no episódio de Aragarças, anistiar os idealizadores da rebelião. Foi uma boa lembrança e, com esse espírito, poderá o Presidente Hugo Chávez trilhar um caminho de acordo com os anseios de democratização não apenas da Venezuela, mas de todos os países, de todos os povos da América Latina.

Esse foi o registro que avaliei como importante realizar em nome dos Partidos da Oposição e do Partido dos Trabalhadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2002 - Página 4572