Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogios ao projeto Monumenta, de iniciativa do Governo Federal e apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, destinado à preservação do patrimônio histórico e artístico brasileiro.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • Elogios ao projeto Monumenta, de iniciativa do Governo Federal e apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, destinado à preservação do patrimônio histórico e artístico brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2002 - Página 4734
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • APOIO, INICIATIVA, GOVERNO FEDERAL, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), CRIAÇÃO, PROJETO, PRESERVAÇÃO, PATRIMONIO HISTORICO, PATRIMONIO ARTISTICO, ELOGIO, INCLUSÃO, MUNICIPIO, NATIVIDADE (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO).

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (Bloco/PSDB - TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a Tribuna desta Casa na tarde de hoje para louvar uma iniciativa do Governo Federal, que, juntamente com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento vem tornando possível a preservação e conservação de grande parte de nosso patrimônio histórico e artístico.

Trata-se do Projeto Monumenta, que teve seu início no ano de 1999, e prevê o investimento de cerca de US$200 milhões destinados ao desenvolvimento de ações contínuas de preservação, valorização e auto-sustentação de conjuntos de patrimônio histórico urbano. Entre as cidades beneficiadas podemos citar Ouro Preto, Rio de Janeiro, Olinda, Salvador e São Luís.

Agora, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, recebo com grande satisfação e transmito a este Plenário a notícia de que o Estado do Tocantins também será beneficiado com esta iniciativa.

Refiro-me ao convênio firmado com o BID objetivando a restauração de casarões e igrejas dos séculos XVIII e XIX, bem como a recuperação de praças e ruas na nossa bela cidade de Natividade.

A cidade de Natividade, antiga capital da Junta Provisória da Província da Palma entre 1822 e 1824, guarda um precioso acervo histórico e arquitetônico, razão pela qual foi incluída entre as 19 cidades de grande notoriedade histórica compreendidas no Projeto Monumenta.

Cabe ressaltar aqui o apoio do Governo do Estado do Tocantins, que participa com 30% do total dos investimentos, que estão previstos num total de cinco milhões de reais.

Assim, felicito o Ministério da Cultura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID por essa importante iniciativa, bem como manifesto os meus cumprimentos a toda a equipe da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins, comandada pela Secretária Kátia Rocha, equipe esta que com muita determinação não vem medindo esforços para resgatar e preservar a cultura do nosso Estado do Tocantins.

Era esse o registro que gostaria de fazer.

Muito obrigado


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2002 - Página 4734