Discurso durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa do Embaixador Maurício Bustani na Conferência da Opaq.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Defesa do Embaixador Maurício Bustani na Conferência da Opaq.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2002 - Página 5210
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, ORADOR, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, SENADO, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), DISCUSSÃO, APOIO, GOVERNO BRASILEIRO, OPOSIÇÃO, TENTATIVA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), RETIRADA, JOSE MAURICIO BUSTANI, EMBAIXADOR, PRESIDENCIA, ORGÃO ESPECIAL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), CONDENAÇÃO, ARMA, ENGENHARIA QUIMICA.
  • REITERAÇÃO, APOIO, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, ADMINISTRAÇÃO, JOSE MAURICIO BUSTANI, PRESIDENTE, ORGÃO ESPECIAL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Ramez Tebet, ontem, estivemos - a Comissão de Relações Exteriores, os Senadores Jefferson Péres, Roberto Saturnino, João Alberto e eu - em audiência junto ao Ministro Celso Lafer para discutir sobre a importância de o Governo brasileiro defender o Embaixador José Maurício Bustani como Diretor-Geral da Opaqui.

Perguntei ao Ministro Celso Lafer se o Governo brasileiro havia tomado conhecimento do relatório do Governo norte-americano sobre a gestão do Embaixador Bustani e se havia feito a sua defesa. Informou-nos o Ministro Celso Lafer que caberia, em primeiro lugar, ao próprio Embaixador Bustani fazer a sua defesa para então o Governo brasileiro endossá-la.

Explicando que assim como o Embaixador Rubens Ricupero e o Embaixador Sérgio Vieira de Melo, no Timor Leste, são pessoas que lá não estão em nome do Governo brasileiro, mas em função de convites que receberam. No caso de Bustani, ele também não estava lá propriamente no nome do Governo brasileiro.

Ontem à tarde, conversei com o Embaixador Bustani, que nos informou que a tentativa de os Estados Unidos retirá-lo da frente da Opaqui é por ele não estar atendendo a solicitações do representante do Governo norte-americano para ser simplesmente um instrumento de defesa dos interesses dos Estados Unidos. O Embaixador Bustani fará a sua defesa na conferência da Opaqui, convocada para os dias 21, 22 e 23.

Quero aqui reiterar, Sr. Presidente, a importância do Governo brasileiro, que tem todo o apoio do Congresso Nacional e do Senado Federal, a partir da proposição dos Senadores Roberto Saturnino, Pedro Simon e minha própria, para se defender a administração séria, competente e que, inclusive, deu passo importantes para o desarmamento das armas químicas. Portanto, confirmamos o nosso apoio ao Embaixador Bustani à frente da Opaqui.

Muito obrigado.

 


Modelo1 4/18/2411:21



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2002 - Página 5210