Discurso durante a 45ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Realização hoje, em Montes Claros/MG, de encontro de lideranças políticas para tratar do sistema rodoviário nacional.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • Realização hoje, em Montes Claros/MG, de encontro de lideranças políticas para tratar do sistema rodoviário nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2002 - Página 5446
Assunto
Outros
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ENCONTRO, LIDERANÇA, SOCIEDADE CIVIL, PODER PUBLICO, OCORRENCIA, MUNICIPIO, MONTES CLAROS (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), DEBATE, PROBLEMA, TRANSPORTE RODOVIARIO, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, INTEGRAÇÃO, REGIÃO NORDESTE, REGIÃO SUDESTE, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
  • PRECARIEDADE, TRECHO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, SALTO DA DIVISA (MG), ALMENARA (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PROXIMIDADE, FRONTEIRA, ESTADO DA BAHIA (BA), SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, RETOMADA, OBRA PUBLICA, ASFALTAMENTO, BENEFICIO, TURISMO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL - MG) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, realiza-se hoje, na cidade de Montes Claros, no norte de Minas, uma concentração de Lideranças nacionais - Parlamentares, Prefeitos, Vereadores, empresários e homens do povo - para um debate a respeito do sistema das rodovias nacionais, principalmente àquelas que se dirigem à região e mais especificamente ao entroncamento rodoviário de Montes Claros.

Sr. Presidente, trata-se de um debate racional, de forma objetiva. Visa a convocar, a chamar a atenção do Governo Federal, do Governo estadual, e das Lideranças de Minas e do Brasil para o sistema rodoviário, extremamente precário, principalmente na região norte de Minas Gerais, além de outras áreas como em direção ao Mercosul.

Não pude comparecer à abertura dos trabalhos, ontem, em razão de compromissos de ordem partidária para analisar a decisão que estava sendo tomada, como de fato o foi, pelo Supremo Tribunal Federal. A verticalização permanece. E agora, cabe aos Partidos cumprirem a legislação de forma que as eleições se realizem em uma demonstração de que o Brasil é uma Nação democrática, voltada para um futuro e que a coloque como Nação justa e sem a brutalidade de uma perversa distribuição de renda.

Nesta hora, transmito aos mineiros e às demais Lideranças estaduais que se concentram em Montes Claros, o meu abraço de congratulações pelo comparecimento àquela capital regional. Quero também dizer que permanecemos aqui, no Congresso Nacional, exatamente para manifestar também à Liderança da região nossas felicitações pelo debate que ali se travará até a noite de hoje.

O problema mais grave, no que tange ao plano rodoviário da região mineira da Adene*, está situado exatamente entre as cidades de Salto da Divisa* e Almenara*, que fazem a divisa entre os Estados de Minas com a Bahia, no médio Jequitinhonha. Basta salientar que a região sul da Bahia, particularmente a ligação entre as cidades de Porto Seguro e Salto da Divisa, situadas na divisa com Minas Gerais, está plenamente asfaltada, mas o trecho entre as cidades de Salto da Divisa e Almenara*, com mais de 100 km de extensão, está em obras desde quando deixei o Governo de Minas Gerais.

Cabe ao Governo Federal, nesta hora, voltar-se prioritariamente, de forma clara e definitiva, para a agressão que a região está sofrendo, entre Almenara e Salto da Divisa, em razão da precariedade do trecho rodoviário entre aquelas duas importantes cidades. Também a rodovia que liga a Rio-Bahia (BR-116) à cidade de Almenara, através de Itaobim que foi asfaltada quando eu estava à frente do Governo de Minas Gerais, já está em estado precário e tornou-se praticamente inviável para o trafego.

O apelo que dirijo ao Governos Federal e Estadual, é que as obras desse trecho sejam imediatamente retomadas, para evitar que, para ir de uma cidade a outra, tenha-se que fazer um percurso que leva em torno de onze horas, quando, na verdade, se a estrada estivesse asfaltada, o mesmo trecho seria percorrido em apenas uma hora.

Vale lembrar que a região está situada nos pólos turísticos do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, da Costa do Desenvolvimento, que envolve Porto Seguro, Cabrália e Belmonte, na Bahia.

O processo de retomada das obras dentro de uma visão social, econômica e turística do Norte de Minas e do Sul da Bahia, tramita nos Ministérios do Esporte e Turismo e dos Transportes, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo - Prodetur - no valor de R$ 6,6 milhões.

Como o projeto, em toda a sua extensão, importa em R$ 22,0 milhões, a solução para complementar os recursos está esse montante pode ser viabilizada com a participação do Governo Federal, através das emendas de bancada inseridas no Orçamento Geral da União para o corrente ano.

Neste sentido, a bancada mineira, toda ela, se mobiliza para priorizar, entre os recursos destinados à construção de estradas, o projeto da rodovia BR-367 no trecho Almenara - Salto da Divisa, já que aí, nesse trecho, a situação é calamitosa.

O povo, e não apenas os turistas, não suporta mais a paralisação das obras, que envergonha Minas, e exige uma apronta mobilização de suas lideranças, como está ocorrendo no momento.

Muito obrigado.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2002 - Página 5446