Fala da Presidência durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CONGRATULAÇÕES AO MINISTRO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA E COMERCIO EXTERIOR E ENTREGA A S.EXA. DE DOCUMENTO RECEBIDO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS METALURGICOS/CUT, INTITULADO "O DESAFIO DO AÇO: EM DEFESA DOS EMPREGOS BRASILEIROS".

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
MINISTRO DE ESTADO, CONVOCAÇÃO.:
  • CONGRATULAÇÕES AO MINISTRO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA E COMERCIO EXTERIOR E ENTREGA A S.EXA. DE DOCUMENTO RECEBIDO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS METALURGICOS/CUT, INTITULADO "O DESAFIO DO AÇO: EM DEFESA DOS EMPREGOS BRASILEIROS".
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2002 - Página 4602
Assunto
Outros > MINISTRO DE ESTADO, CONVOCAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, SERGIO AMARAL, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO, BENEFICIO, INTERESSE NACIONAL, AGRADECIMENTO, ATENÇÃO, ESCLARECIMENTOS, SENADO.
  • ENCAMINHAMENTO, DOCUMENTO, AUTORIA, CONFEDERAÇÃO SINDICAL, METALURGICO, CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES (CUT), DESTINATARIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, TRABALHADOR, DEBATE, COMBATE, PROTECIONISMO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), EXPORTAÇÃO, AÇO, BRASIL.

O SR. PRESIDENTE (Ramez Tebet) - Sr. Ministro, Srªs e Srs. Senadores, essa parte dos trabalhos a Presidência declara encerrada, considerando que não há outros oradores inscritos.

Todavia, Sr. Ministro, a Mesa pretende, com muita honra e júbilo, dirigir-lhe algumas palavras no sentido de parabenizar V. Exª e, se me permitem, o Governo. Esta Casa representa a Federação e a manifestação de vários oradores bem como as interpelações de inúmeros Senadores demonstraram que o governo Brasileiro, por intermédio da sua Pasta, vem desenvolvendo um trabalho muito importante em defesa dos nossos interesses num mundo - repito - cada vez mais globalizado, em que há necessidade imperiosa de o Brasil ter mecanismos que defendam a sua economia.

Percebemos que as medidas estão sendo tomadas segundo esse sentimento de brasilidade. Esse fato é de fundamental importância. Citarei um exemplo a V. Exª - não é uma indagação, mas uma afirmação que lhe faço. A situação é, às vezes, tão dura contra o nosso País por parte de quem pode mais que, em meu Estado, o Mato Grosso do Sul, corre à boca pequena, Sr. Ministro - para maiores informações, basta acessar a Internet -, que uma firma multinacional está desestimulando a produção agrícola brasileira, mais precisamente no que se refere à soja. Está-se pagando para que não se plante, o que reputo um verdadeiro absurdo. Estão chamando os produtores brasileiros para não plantarem. Isso positivamente fere os interesses nacionais. Percebo que o Governo brasileiro está atento a tudo isso. Confio e o Senado também - V. Exª verificou pelas diversas manifestações - em sua ação e na do Governo brasileiro.

Hoje recebi trabalhadores da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, representados pela CUT que, preocupados, querem participar do debate, dar a sua colaboração. Percebi que, quando o Senador Eduardo Suplicy se dirigiu a sua pessoa nesse sentido, V. Exª assentiu e democraticamente afirmou que estava à disposição dos trabalhadores. Digo que V. Exª está à disposição não dos trabalhadores mas do Brasil para discutir o assunto e encontrar a melhor solução de defesa dos nossos interesses.

Passo às suas mãos o ofício que me foi dirigido, não sem antes, mais uma vez, agradecer a atenção de V. Exª. Aliás, o Senado da República - é preciso que deixemos isso muito claro e muito patente - tem encontrado nos Ministros do Governo a maior boa vontade para aqui comparecerem. Tem sido praxe, pois, mais ou menos a cada dez dias, temos um Ministro no Senado da República, o que é muito bom porque significa uma discussão aberta em torno dos mais diversos assuntos de relevância para o nosso País.

Cumprimento efusivamente V. Exª e agradeço a sua atenção, antes de encerrarmos esses trabalhos. V. Exª é generoso, e estamos correndo contra o tempo. Peço aos autores do requerimento, Senadores Paulo Hartung, José Fogaça, que foi o último e brilhante interpelante, e Eduardo Suplicy, que acompanhem V. Exª até a saída do nosso trabalho.

Muito obrigado pela colaboração dos eminentes Senadores que formam a comissão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2002 - Página 4602