Fala da Presidência durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

ASSOCIA-SE AS HOMENAGENS PRESTADAS A BRASILIA E ANUNCIA A PUBLICAÇÃO, PELO SENADO FEDERAL, DOS DISCURSOS DO FUNDADOR DA CIDADE, PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • ASSOCIA-SE AS HOMENAGENS PRESTADAS A BRASILIA E ANUNCIA A PUBLICAÇÃO, PELO SENADO FEDERAL, DOS DISCURSOS DO FUNDADOR DA CIDADE, PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2002 - Página 5210
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).
  • HOMENAGEM, GETULIO VARGAS, JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA, EX SENADOR, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • ANUNCIO, REPRODUÇÃO, DISCURSO, JUSCELINO KUBITSCHEK, EX SENADOR, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, FUNDADOR, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), EXPOSIÇÃO, SENADO.

O SR. PRESIDENTE (Ramez Tebet) - Srªs e Srs. Senadores, não falarei em virtude das últimas palavras do Senador Antonio Carlos Valadares, mas porque S. Exª teve a lembrança de realmente homenagear Brasília. A Mesa associa-se às suas palavras, Senador Antonio Carlos Valadares, para cumprimentar esta bela cidade e a sua gente.

Lembrarei dois vultos extraordinários. O primeiro é Getúlio Vargas, que empreendeu a marcha para o Oeste, levando o progresso para o interior do nosso País. Em meu Estado, Mato Grosso do Sul, essa ação provocou o nascimento da sua capital econômica, a grande cidade de Dourados.

Depois de Getúlio Vargas, quem teve a visão de interiorizar este País e de enxergar os seus horizontes, mostrando que o Brasil não é o só o litoral mas também o Planalto Central, o Centro-Oeste, dispondo de um quarto do território nacional, foi, sem dúvida nenhuma, esse extraordinário brasileiro chamado Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Peço a permissão dos meus Colegas para recordar outro fato. Muitos falam que político promete e não cumpre. Todos sabem que Juscelino prometeu e cumpriu. Num comício na cidade de Jataí, em Goiás, ele, respondendo a um popular, disse que, se eleito Presidente da República, construiria a Capital no Planalto Central. Então, afirmou e cumpriu, numa demonstração de que há muitos políticos de têmpera, que fazem suas promessas e as cumprem.

Desse modo, eu também não poderia deixar de, em nome da Presidência e da Mesa do Senado, associar-me a todas essas homenagens que prestamos a Brasília. Ressalto ainda que uma comissão de Deputados e Senadores procurou-me hoje em meu gabinete a fim de que reproduzíssemos novamente todos os discursos de Juscelino Kubitschek, que também foi Senador da República, e fizéssemos uma mostra de suas obras, no salão do Senado, tendo sido esse pleito deferido pela Presidência.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2002 - Página 5210