Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudações ao grupo parlamentar espanhol, presente no Plenário do Senado Federal.

Autor
José Agripino (PFL - Partido da Frente Liberal/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Saudações ao grupo parlamentar espanhol, presente no Plenário do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 30/04/2002 - Página 6639
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, SENADO, GRUPO PARLAMENTAR, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA, DEBATE, INTERESSE, TURISMO, SEGURANÇA PUBLICA, AGROINDUSTRIA, COMBATE, TERRORISMO, RELAÇÃO, AMIZADE, RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JOSÉ AGRIPINO (PFL - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, encontram-se presentes em nosso plenário um grupo de 14 Deputados e Senadores que integram o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Espanha, que hoje pela manhã, muito honrosamente, recebi no plenário da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para um profícuo debate sobre assuntos atuais e de interesse mútuo, como a questão da segurança e o combate ao terrorismo, que é correlato. Se não há terrorismo no País, há problemas de segurança e de criminalidade. O combate ao terrorismo envolve providências e soluções que estão intimamente ligadas ao combate à violência e à criminalidade, assunto que debatemos na manhã de hoje.

Também discutimos a questão dos investimentos no setor de turismo e da agroindústria, temas de comum interesse entre Brasil e Espanha. Conversamos, ainda, sobre assuntos que precisam ter seguimento não pelo entendimento apenas de governo a governo, mas entre legislativos.

O Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Espanha, que neste momento ocupa singularmente um espaço importante na Bancada do Senado Federal, pelo lado espanhol, a partir da reunião de amanhã desempenhará o seu papel, e o grupo brasileiro desempenhará o papel que nos é cabido.

Desejo dizer aos Deputados e Senadores espanhóis que a honra que lhes é concedida, não por mim, mas pelo Presidente da Casa, ao convidá-los para este plenário, ao oferecer-lhes assento no lugar onde sentam, normalmente, Senadores, a visita que o Presidente da Casa fez questão de receber no plenário do Senado é um fato singular nesta Casa, não é normal. Já muitos grupos parlamentares vieram e vêm ao Brasil, são recebidos no Gabinete da Presidência do Senado Federal, no máximo vêm a este plenário e cumprimentam o Presidente na Bancada. Mas chegarem aqui, sentarem na bancada e, de improviso, merecerem uma saudação despretensiosa do Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Espanha é uma deferência do Senado da República pelo seu Presidente a V. Exªs e ao País que representam.

A Espanha é um País pelo qual o Brasil tem especialíssimo apreço. Segundo maior investidor no Brasil, logo após os Estados Unidos, a Espanha é um País com quem temos relações de educação, cultura, bem como relações econômicas de longa data. Rivaliza conosco no futebol e em pouca coisa mais, porque temos muito mais confluências do que divergências. É um País que é simpático ao Brasil.

Quero fazer um registro, em primeiro lugar, do encontro que iniciamos na manhã de hoje e pretendemos continuar, amanhã de manhã, debatendo assuntos que reputo de interesse recíproco. Entendo que a experiência que a Espanha tem no setor do turismo, da agricultura irrigada das frutas são experiências que podem ser partilhadas com o potencial que há no Brasil, tanto para levarmos turistas para a Europa, via Espanha, como para que a Espanha traga turistas para o Brasil, vindos da Europa toda pela Espanha.

Penso que se abre uma vereda importante para que possamos fazer parcerias, unindo a tecnologia da agroindústria da região de Múcia, de Valência, da Andaluzia, onde se produz o melhor melão da Europa em época não coincidente com o melhor melão do Brasil, o do Nordeste, que pode ser vendido na Europa pelas mãos competentes de quem conhece o mercado europeu, que são os espanhóis.

Podemos nos dar as mãos sem competir, desde que nos entendamos. E estamos aqui para nos entender, somar as nossas experiências e unir a nossa latinidade. Brasil e Espanha têm relações de muito tempo. Já houve tempo em que a imigração da Espanha para o Brasil era importante para a Espanha. Hoje, a Espanha é muito importante para o Brasil sob todos os pontos de vista e a manifestação que nesta hora, como Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Espanha, tenho a honra de fazer é devido ao apreço especialíssimo que unem Brasil e Espanha.

Sejam todos muito bem-vindos! (Palmas.)


Modelo1 4/29/244:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/04/2002 - Página 6639