Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SUGESTÃO A MESA PARA QUE FAÇA CONSTAR DO STAND DO SENADO FEDERAL NA BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO AS SEPARADAS PRODUZIDAS PELOS SENHORES SENADORES.

Autor
Artur da Tavola (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RJ)
Nome completo: Paulo Alberto Artur da Tavola Moretzsonh Monteiro de Barros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • SUGESTÃO A MESA PARA QUE FAÇA CONSTAR DO STAND DO SENADO FEDERAL NA BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO AS SEPARADAS PRODUZIDAS PELOS SENHORES SENADORES.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2002 - Página 6143
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, SENADO, FEIRA DO LIVRO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), SUGESTÃO, DIVULGAÇÃO, PUBLICAÇÃO, AUTORIA, SENADOR, OPORTUNIDADE, ALCANCE, PUBLICO, TRABALHO, LEGISLATIVO.

O SR. ARTUR DA TÁVOLA (Bloco/PSDB - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Jornal do Senado de hoje apresenta uma interessante matéria sobre a participação do Senado na XVII Bienal do Livro em São Paulo. Já é a quarta vez que o Senado participa desse evento, e já tive oportunidade de comparecer ao estande desta Casa, quando o evento foi realizado no Rio de Janeiro, e, inclusive, lancei uma separata.

Haverá vários lançamentos de obras importantes, e quero fazer uma lembrança à Casa, a V. Exª e ao 1º Secretário, que, neste momento, estão a comandar esta sessão.

Os Senadores possuem muitas separatas dos seus trabalhos. Recordo mesmo, para lembrar aos que estão ora na Mesa, que V. Exª tem separatas sobre a Amazônia, sobre a questão das estradas brasileiras; o Senador Carlos Wilson tem um trabalho importante sobre uma das CPIs mais notáveis que se fizeram neste País e que caíram num vazio - não sei se S. Exª concorda comigo -, que foi a das Obras Inacabadas. Tenho lido discursos do Senador Lauro Campos que são verdadeiros livros didáticos sobre política, de acordo com a visão de S. Exª, e assim por diante, se fôssemos enumerar.

Tempos atrás, o Senado foi muito atacado, porque houve, por parte da Gráfica do Senado, por parte dos Senadores, a publicação de matéria que teria sido considerada meramente eleitoral. Isso já terminou, há vários anos, com decisões severas da Mesa, por volta de 1995, se não me engano. Hoje, as separatas constituem uma produção cultural da Casa, e as pessoas não as conhecem.

Na Bienal de São Paulo, há 850 estandes. É duas vezes maior que a do Rio, que é uma bienal, em termos de espaço e quantidade de pessoas, que mobiliza cerca de 300 mil pessoas. Em São Paulo, possivelmente, o evento mobilizará cerca de 500 mil pessoas.

Portanto, considero interessante que, por uma seleção que seria feita ou pelo próprio Senador ou pela Gráfica, o estande do Senado também tenha esses pequenos livros, que são as separatas, para que as pessoas vejam que os Senadores trabalham, produzem material de interesse dos Estados e do País, material de natureza cultural, e que essa é uma atividade do Senado.

Esse trabalho, a meu juízo, não deve ficar adstrito às malas postais que os Senadores possuem. Que os jovens e os estudantes que passem por ali sintam o Senado em sua plenitude!

Deixo, então, essa sugestão com V. Exª e com o Sr. 1º Secretário e espero que ela possa ser atendida e compreendida.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2002 - Página 6143