Pronunciamento de Jefferson Peres em 07/05/2002
Discurso durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Necessidade de esclarecimentos pelo Senador José Serra e pelo Presidente da República sobre o conteúdo das denúncias veiculadas pela Veja. (como Líder)
- Autor
- Jefferson Peres (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
- Nome completo: José Jefferson Carpinteiro Peres
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Necessidade de esclarecimentos pelo Senador José Serra e pelo Presidente da República sobre o conteúdo das denúncias veiculadas pela Veja. (como Líder)
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/05/2002 - Página 7475
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- ANALISE, GRAVIDADE, DENUNCIA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CORRUPÇÃO, PRIVATIZAÇÃO, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), NECESSIDADE, JOSE SERRA, CANDIDATO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESCLARECIMENTOS, FATO.
| SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. JEFFERSON PÉRES (PDT - AM. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nunca faço prejulgamentos, nunca ninguém me viu subir àquela tribuna, de dedo em riste, para acusar quem quer que seja, nem mesmo meus adversários. Quando recebi a desagradável tarefa de relatar processo no Conselho de Ética, limitei-me a relatar os fatos, nem mesmo ali investi contra a honra dos acusados.
Tanto quanto eu saiba, o Senador José Serra é um homem de bem, mas ele deve explicações à Nação e, em primeiro lugar, ao Senado. Hoje o Senado é caixa de ressonância daquilo que já está em toda a imprensa, de algo que foi objeto de matéria publicada pela Veja. Não me parece postura correta do Senador José Serra dizer que é trololó, ou do Presidente da República dizer que é café requentado. Ambos devem explicações à Nação.
É um fato gravíssimo, envolvendo propina ou extorsão para o então diretor do mais importante banco do país. Sua Excelência não se interessou pelo assunto à época. O Senador José Serra - ligado a essa pessoa de alguma forma, porque ele teria sido arrecadador de dinheiro para a sua campanha -, que o teria indicado para a diretoria, não se interessou pela apuração e o manteve na diretoria do Banco do Brasil. Isso é um fato irrelevante?
O Senador Suplicy tem razão quando diz que falta o ator principal neste debate de hoje: é ele, Serra. S. Exª tem que vir àquela tribuna não apenas para dar uma explicação, mas para abrir o debate; eu quero que S. Exª abra para apartes. José Serra é membro desta Casa e pré-candidato à Presidência da República; não pode deixar os dois Senadores do PSDB na constrangedora posição de ter que vir defendê-lo, S. Exª tem que vir aqui.
Não é o Sr. Senador Eduardo Suplicy quem faz a acusação, mas é a grande imprensa de todo o País, nobre Senador Geraldo Melo, que quer vincular o Senador José Serra ao escândalo. Acredito que S. Exª nada tenha a ver com isso, mas deve explicações da tribuna deste Senado.
Se não o fizer, Senador, até arrisco um vaticínio - dizem que S. Exª tem pé de chumbo - ficará com o corpo inteiro chumbado e não decolará nessa eleição.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.
Modelo1 12/9/258:01