Discurso durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Abordagem sobre as atribuições do Serviço Social do Comércio - SESC, por ocasião da divulgação do relatório das atividades culturais e sociais desenvolvidas por aquela instituição no ano de 2001, no âmbito da administração de São Paulo.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Abordagem sobre as atribuições do Serviço Social do Comércio - SESC, por ocasião da divulgação do relatório das atividades culturais e sociais desenvolvidas por aquela instituição no ano de 2001, no âmbito da administração de São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2002 - Página 7613
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO (SESC), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, BEM ESTAR SOCIAL, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, DESENVOLVIMENTO CULTURAL, TRABALHADOR, DEPENDENTE, DIFUSÃO, CIDADANIA.
  • REGISTRO, DADOS, PROGRAMA, ATIVIDADE, SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO (SESC), ATENDIMENTO, POPULAÇÃO CARENTE, REGIÃO METROPOLITANA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR) - Sr. Presidente, Srªs e Senhor Presidente, o Serviço Social do Comércio (SESC) existe há mais de meio século e o trabalho social que desenvolve é digno dos maiores encômios.

A organização, é reconhecidamente, uma das instituições que se pode afirmar que funcionam a contento no Brasil. Aliás, não só a contento, mas de maneira exemplar.

Por isso, fiquei muito satisfeito, feliz mesmo, com a distinção, quando chegou às minhas mãos o volume contendo o relatório das atividades do SESC/Administração Regional de São Paulo do ano de 2001. Dessa forma, posso, a partir deste momento, realçar algumas de suas realizações em benefício da sociedade brasileira.

Entre as atribuições institucionais do SESC estão as de planejar e executar medidas que contribuam para o bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural do trabalhador das áreas de comércio e de serviços, bem como de seus dependentes. Ademais, procura atuar no sentido de cultivar e difundir, junto à coletividade, os valores da cidadania e da participação social responsável.

Só para dar uma idéia aos nobres Colegas da importância das atividades dessa instituição, temos aqui alguns números referentes à regional do Estado de São Paulo, que são muito expressivos:

1 - O programa Assistência foi responsável por mais de 21 milhões de atendimentos, 52% na Capital e 48% no interior.

2 - O programa Saúde proporcionou quase 9 milhões de atendimentos e, além disso, beneficiou mais de 900 mil pessoas em seus mais diversos cursos, seminários, palestras, feiras, exposições e campanhas.

3 - No programa Cultura, foram 2.526 espetáculos teatrais, 2.930 apresentações musicais, 1.901 sessões de cinema, 417 espetáculos de dança e 273 exposições de artes plásticas e visuais, atingindo um público de mais de 8 milhões de pessoas.

4 - O programa Lazer foi outro grande destaque em participações, atingindo um público de mais de 18 milhões de pessoas nos campos do desenvolvimento físico-desportivo e do turismo social, podendo-se destacar a participação de 58.392 pessoas nos cursos desportivos e de 34.285 pessoas nas excursões e passeios promovidos.

Com esses resultados obtidos apenas no Estado de São Paulo, é possível projetar a amplitude do trabalho social do SESC em todo o Brasil, Senhoras e Senhores Senadores.

Além disso, o SESC estabeleceu como prioridade o desenvolvimento de atividades em regiões carentes, podendo-se ressaltar as realizadas nas unidades de Interlagos e Santo Amaro, na Região Sul, e Itaquera e Belenzinho, estas na Zona Leste da cidade de São Paulo.

Entre as atividades levadas para as regiões carentes, há de ser destacado o Projeto Curumim, cuja principal finalidade é tirar as crianças das ruas, oferecendo-lhes uma programação esportiva e cultural cotidiana.

No que diz respeito à atividade teatral, o SESC não apenas possibilita a apresentação de peças de companhias nacionais e internacionais, mas também organiza festivais, cursos, oficinas, palestras, debates e colóquios.

No campo musical, promove espetáculos de música popular e de música erudita, mas também realiza cursos regulares, aulas abertas, oficinas e workshops, com a valorização de novos artistas pelo oferecimento de oportunidade e de espaço em suas instalações.

Porém, o oferecimento de espaço e de oportunidades é marcante, ainda, para a divulgação e a difusão das artes plásticas, da literatura - espaço para feiras de livros e lançamentos -, o cinema e a dança, para os quais também promove importantes festivais.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é impossível abordar em poucos minutos, como estou tentando fazer, toda a gama de atividades culturais e sociais patrocinadas pelo SESC, que se inclui, sem a menor sombra de dúvida, entre as instituições modelares de que dispõe nosso País, demonstrando há muito tempo uma eficácia sem par no alcance de benefícios socioculturais, que tanta falta fazem à nossa gente mais humilde.

Sim! O Serviço Social do Comércio (SESC), sendo uma das instituições mais importantes como prestadora de benefícios sociais em nosso imenso território, afirma-se também como um dos maiores responsáveis pelo oferecimento de cultura e lazer para aqueles que não podem obtê-los em suas formas mais sofisticadas.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Modelo1 5/5/245:50



Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2002 - Página 7613