Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Associação às manifestações de pesar pelo falecimento de Elias Ximenes do Prado Júnior, presidente do Diretório Regional do PDT do Piauí. (como Líder)

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA EXTERNA.:
  • Associação às manifestações de pesar pelo falecimento de Elias Ximenes do Prado Júnior, presidente do Diretório Regional do PDT do Piauí. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2002 - Página 7713
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • APOIO, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, FREITAS NETO, SENADOR, HOMENAGEM POSTUMA, ELIAS XIMENES DO PRADO JUNIOR, DEPUTADO ESTADUAL, PRESIDENTE, DIRETORIO REGIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), ESTADO DO PIAUI (PI).
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, SENADO, BANCADA, ESTADO DO AMAPA (AP), AUTORIDADE, PAIS ESTRANGEIRO, GUIANA FRANCESA, DISCUSSÃO, CONSTRUÇÃO, PONTE, RIO OIAPOQUE.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, CONSTRUÇÃO, PONTE, RIO OIAPOQUE, LIGAÇÃO, ESTADO DO AMAPA (AP), PAIS ESTRANGEIRO, GUIANA FRANCESA, FACILITAÇÃO, NEGOCIAÇÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), UNIÃO EUROPEIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (PDT - AP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero associar-me, nesta oportunidade, ao Senador Freitas Neto, que apresentou requerimento de pesar, já votado nesta manhã, pelo falecimento do Presidente do Diretório Regional do PDT do Piauí, Deputado Elias Ximenes do Prado Júnior.

À família do Deputado e aos pedetistas do Piauí, bem como a toda população piauiense, o PDT, no Senado Federal, manifesta suas sinceras condolências pela perda desse nosso filiado, que inclusive participou aqui em Brasília, recentemente, de negociações políticas visando às eleições no Estado do Piauí.

Aproveito, Sr. Presidente, o restante do tempo destinado a esta fala para registrar importante reunião ocorrida no Senado Federal entre a Bancada do Estado do Amapá, coordenada pelo Senador Gilvam Borges, que esteve presente, e autoridades da Guiana Francesa.

Como é de conhecimento do Senado e também desta Nação, o governo brasileiro e o governo francês têm apresentado uma série de protocolos e acordos buscando consolidar a cooperação transfronteiriça que envolve o nosso Estado do Amapá e a Guiana Francesa, departamento de ultramar da França.

A reunião de ontem foi dedicada, principalmente, à discussão da construção da ponte sobre o rio Oiapoque, que estabelecerá, definitivamente, uma ligação geográfica entre as duas Unidades federativas.

Essa ponte representa, na prática, a ligação definitiva entre o Mercosul e a União Européia, haja vista que a Guiana Francesa é um departamento de ultramar da França, portanto, integrante da União Européia. Essa ponte, a ponte da amizade, a ponte da união ou a ponte da integração entre Amapá e Guiana Francesa, além de trazer novas possibilidades de desenvolvimento e de emprego na região, facilitará também, sem dúvida alguma, a realização de negócios e também a consolidação de alguns entendimentos já estabelecidos preliminarmente nos campos da cultura, da pesquisa e da saúde.

Aplaudo essa decisão conjunta dos governos brasileiro e francês de construir essa ponte sobre o rio Oiapoque, que já tem recursos previstos, pelo menos, no PPA. Essa obra integra o Programa Avança Brasil no cronograma estabelecido para o Corredor Fronteira Norte e, para nós, do Amapá, tem um significado muito grande, muito importante. Espero que não haja muita demora na apreciação do decreto legislativo referente ao assunto que se encontra na Comissão de Relações Exteriores.

Que essa ponte não signifique apenas uma ligação rodoviária, geográfica: que possa simbolizar a irmandade, a união, e possa, portanto, aproximar e beneficiar sobretudo os povos do Amapá e da Guiana Francesa, que tanto precisam de novos horizontes no delineamento do desenvolvimento da região.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2002 - Página 7713