Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o artigo intitulado "Administrando Cidades no Século XXI", publicado pela Revista de Administração Municipal do IBAM, edição de novembro/dezembro de 2001.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • Considerações sobre o artigo intitulado "Administrando Cidades no Século XXI", publicado pela Revista de Administração Municipal do IBAM, edição de novembro/dezembro de 2001.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2002 - Página 7818
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • ELOGIO, COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL (IBAM), AUTORIA, MILA FREIRE, ESPECIALISTA, BANCO MUNDIAL, REFERENCIA, POLITICA, DESENVOLVIMENTO URBANO, GLOBALIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, CAPACIDADE, ARRECADAÇÃO, TRIBUTOS, MELHORIA, SERVIÇO, INFRAESTRUTURA, BAIRRO, POPULAÇÃO CARENTE, PROGRAMA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, GESTÃO, URBANIZAÇÃO, MUNICIPIOS, ESPECIFICAÇÃO, ATUAÇÃO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), MINISTERIO DO ORÇAMENTO E GESTÃO (MOG), BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), PROGRAMA ESTADUAL, ESTADO DO CEARA (CE), ESTADO DO PARANA (PR).

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo chamar a atenção desta Casa para importante artigo, versando sobre políticas de gestão urbana, publicado pelo IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal, em sua Revista de Administração Municipal, de novembro/dezembro de 2001.

O título do artigo é “Administrando Cidades no Século XXI - Novos Desafios para a Capacitação”, de autoria de Mila Freire, do Banco Mundial. Nessa instituição, a especialista, lúcida e erudita, pela mostra que temos desse seu texto, exerce as funções de Gestora do Programa de Desenvolvimento Urbano para a América Latina e de Diretora do Curso de Gestão Urbana e de Cidades do Instituto Banco Mundial.

No esclarecedor artigo, a autora analisa diversos tópicos de política urbana, tais como, a evolução da abordagem do Banco Mundial sobre a questão, e as ações de capacitação de gestores urbanos em curso no Brasil.

Entre os interessantes aspectos levantados por Mila Freire estão globalização e urbanização; cidades e vitalidade econômica; as cidades e o progresso político e cultural; estratégia nacional e local de desenvolvimento urbano; a competência administrativa, incluída a capacidade de arrecadar tributos; o transporte urbano; a melhoria de serviços para a população carente e a melhoria da estrutura física dos bairros de baixa renda; o envolvimento do setor privado; e vários outros.

A autora destaca a idéia de que a boa governança urbana é um pré-requisito para que qualquer cidade seja competitiva e obtenha um nível adequado de qualidade de vida. Lembra que, no Brasil, a introdução recente do Estatuto da Cidade representa um passo significativo para esclarecer e apoiar o papel dos municípios na gestão de recursos fundiários e para aumentar o poder municipal na utilização desses recursos para projetos de natureza social.

O artigo reconhece que a pobreza urbana é o mais complexo e desalentador desafio que o gestor urbano tem a enfrentar, incluída aí a conexão da exclusão com a criminalidade. Aponta, ainda, para os instrumentos de política urbana para lidar com o problema.

Por fim, faz referência aos muitos programas de capacitação de gestão urbana e municipal existentes no Brasil.

Dos programas federais, destaca diversos, envolvendo a atuação dos Ministérios da Fazenda, do Planejamento e Orçamento, e da Caixa Econômica Federal e do BNDES. Cita também alguns bons programas estaduais, como os do Ceará e os do Paraná.

Sr. Presidente, a gestão das cidades é um imenso desafio. Quero, por isso, elogiar esse artigo e fazer aqui sua divulgação. Está de parabéns o IBAM, pela sua tradição de promover estudos e publicações sobre assuntos de gestão municipal, mais uma vez confirmada pelo importante texto da especialista do Banco Mundial, Mila Freire, sobre capacitação em gestão urbana.

Era o que eu queria trazer a esta tribuna.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2002 - Página 7818