Discurso durante a 58ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem ao Dia das Mães.

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Dia das Mães.
Publicação
Publicação no DSF de 11/05/2002 - Página 7882
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, MÃE, ELOGIO, ATUAÇÃO, MULHER, FAMILIA, SOCIEDADE.

O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não posso nesta oportunidade deixar passar em branco uma data muito especial para todos nós, seres humanos: O DIA DAS MÃES. Excluído o espírito da exploração comercial desse dia, atentemos para a sua essência, que é o espírito do amor, da virtude, do doar-se por inteiro, da tolerância, da esperança, do querer o melhor para o outro, do anular-se no afã de fazer o filho melhor.

Para essa mulher, grande mulher, valorosa mulher que, hoje em dia, além de mãe, é dona de casa, é operária, é chefe de família, é esposa, é tudo, e no seu dia-a-dia consegue multiplicar suas horas, dividindo a atenção entre tantos assuntos como a escola do filho, a organização da casa, o marido, a saúde física, moral e espiritual da família, os compromissos sociais, o trabalho.

Hoje, no mundo moderno em que vivemos, a mulher que foi criada por Deus não apenas, mas com a finalidade essencial de ser mãe, de dar vida ao mundo, de multiplicar os seres humanos na face da terra, tem conquistado de maneira soberba, ética, e competente o seu espaço em todos os segmentos da sociedade: na educação, as saúde, na economia, e em especial na política, dando assim, um toque delicado, ameno, feminino, enfim, mais humano aos relacionamentos, um toque de mãe, na sua maneira mais pura e mais sublime.

Portanto, Srs. Senadores, eu, como filho, esposo, e pai, presto a minha homenagem e aplaudo as Srªs Senadoras mães e todas as mães do meu Estado e de todo o Brasil, em especial à minha esposa e à minha mãe por este segundo domingo de maio. Que todas possam neste dia ter muitos motivos para sorrir.

A todas as mulheres mães muito especiais, não importando a raça, a cor, a religião, a ideologia, apenas mães, queridas mães, lindas mães, parabéns!

Para finalizar esta singela, mas sincera homenagem, cito aqui um verso do poeta Jióia Júnior: 

Para a mãe, ele é sempre o menino.

Seja ele um pregador ou um assassino,

É só seu filho, o menino, a criança.

Para a mãe ele é quase divino.

Maldade não o atinge, inveja não o alcança.

Que todos nós, filhos, tornemos verdade este verso, para todas as mães.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/05/2002 - Página 7882