Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Matérias publicadas no jornal O Globo, subscritas pelo jornalista Márcio Moreira Alves, relatando o trabalho da prefeita de Boa Vista/RR, Sra. Teresa Jucá.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • Matérias publicadas no jornal O Globo, subscritas pelo jornalista Márcio Moreira Alves, relatando o trabalho da prefeita de Boa Vista/RR, Sra. Teresa Jucá.
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2002 - Página 8257
Assunto
Outros > ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, MARCIO MOREIRA ALVES, JORNALISTA, PUBLICAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, INFORMAÇÃO, VISITA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), ELOGIO, ATUAÇÃO, TERESA JUCA, PREFEITO, MELHORIA, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, REDUÇÃO, VIOLENCIA, JUVENTUDE, CRIAÇÃO, EMPREGO.

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr.ª Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, venho a esta tribuna hoje, com muita satisfação e orgulho. Normalmente - e infelizmente-, Roraima e os Estados menores da Federação são destaque na imprensa quando ocorre algo ruim, como mortes, atos de corrupção ou qualquer ação que, de certa forma, alerte a opinião pública para um Brasil desconhecido para a maioria das pessoas. Roraima tem sido também contemplada nessa linha. Todas as vezes em que há um grande escândalo, um problema de responsabilidade governamental ou uma violência, o meu Estado, lamentavelmente, ganha as manchetes da imprensa.

Hoje, entretanto, de algum modo, venho aqui mudar essa história. Farei um registro que, para nós, de Roraima e de Boa Vista, é extremamente relevante e muito nos engrandece. Na semana passada, atendendo a um convite da Prefeita Tereza Jucá, que o procurou em Brasília, o jornalista, articulista político e especialista em políticas públicas, Sr. Márcio Moreira Alves, talvez detentor da coluna mais lida no Brasil, esteve em nossa Capital, Boa Vista.

            E quero abrir um parêntese aqui: além de todos os predicados de analista político, de pessoa experiente, pela própria vivência que teve, Márcio Moreira Alves demonstrou ter um compromisso com o Brasil, exatamente o de ir aonde for preciso, neste País, para resgatar a brasilidade, o espírito público, a experiência e esse sentido de Nação que devemos ter.

O Márcio foi à Boa Vista. Foram quatro horas e meia de vôo, como ele diz no primeiro artigo que escreveu. Foi instado pelo desafio da apresentação que a Prefeita Tereza Jucá lhe fez, aqui em Brasília. No fundo, como ele é um jornalista experiente, um homem que já viveu muita coisa neste País, penso que foi até com certa ponta de desconfiança: “Será que isto está ocorrendo mesmo? Será que é assim que estas coisas são? Será que não é mais uma propaganda de governo? Será que não é mais uma mistificação?” Mas, como eu disse, tocado pela sua brasilidade, pelo seu compromisso com o País, pela sua própria história, o Márcio Moreira Alves foi à Boa Vista.

Sr.ª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ele passou três dias conosco lá, acompanhou todas as ações do Município, perguntou o que quis, visitou o que quis e, para nossa satisfação e honra, dedicou, nesta semana, não uma coluna do seu jornal, não um dia do seu trabalho, mas publicou no jornal O Globo quatro colunas consecutivas relatando, historiando e até aplaudindo o trabalho realizado pela Prefeitura de Boa Vista.

No dia 11 de maio publicou sua coluna inteira sob o título “Passarinho de gaiola”, em que relata o contato com Maria Teresa Jucá e sua ida a Roraima. No dia 14 de maio, escreveu outro artigo, em toda a sua coluna, sob o título “A cidade mapeada”, registrando o trabalho de gestão participativa, de gestão pública, de ação democrática que a Prefeitura de Boa Vista realiza em nossa cidade. No dia 15 de maio, volta o jornalista a escrever em toda a sua coluna sobre o trabalho que acompanhava em Boa Vista. Sob o título “Boa Vista”, relata uma parte das ações que a Prefeitura está empreendendo.

Lerei aqui somente a abertura da coluna, normalmente feita em caixa alta. Diz o jornalista Márcio Moreira Alves:

Valeu a pena: cinco horas de vôo desde Brasília, para chegar a Boa Vista, cidade de porte médio mas que concentra 62% da população do antigo território de Roraima, feito estado em 1988. A administração é hiperorganizada e toca alguns programas sociais exemplares. A prefeita Teresa Jucá lidera uma equipe majoritariamente feminina, verdadeiras amazonas, vindas do Brasil inteiro.

E relata as experiências de gestão participativa, a experiência do Projeto Estufas, do Projeto Crescer, desarticulando as “galeras” de Boa Vista, que hoje talvez seja a maior chaga social da nossa cidade, porque jovens de 14 a 25 anos ficam se matando, fazendo parte delas.

Quando Teresa assumiu a prefeitura, Boa Vista era a segunda cidade em violência contra o jovem e o adolescente no Brasil. Hoje esse projeto está recebendo o apoio da Unicef, da Petrobras, da Infraero e do Governo do Japão, pela forma como está sendo executado.

O Jornalista Márcio Moreira Alves fez mais. Hoje, dia 16 de maio, ele encerra o ciclo de artigos sobre Boa Vista com mais um artigo integral na sua coluna, sob o título “Criar Empregos”. Foram, portanto, quatro colunas sobre a cidade. Ele encerra com uma frase dita por uma das técnicas que trabalha na Secretaria de Gestão Participativa da Prefeitura de Boa Vista. A moça disse para ele em tom reivindicatório: “Márcio, olha isso aqui, que também é Brasil!”.

Solicito a transcrição desses artigos, agradecendo o compromisso de brasilidade e de seriedade do Jornalista Márcio Moreira Alves, que se deslocou até Boa Vista para ver e relatar ao Brasil as experiências vencedoras que a Prefeita Teresa Jucá, o vice-Prefeito Iradilson Sampaio, que está aqui presente, e toda uma equipe de técnicos, secretários e funcionários que estão exercendo o compromisso de, com coragem, com lealdade, com perseverança, transformar a nossa cidade.

Além de solicitar a transcrição desses artigos, de agradecer ao Jornalista Márcio Moreira Alves por tudo que relatei aqui, de aplaudir desta tribuna a Prefeita Teresa Jucá - sou suspeito para aplaudi-la por ser seu marido -, a todos os secretários e ao vice-Prefeito Iradilson, quero mais, Sr.ª Presidente. Quero convidar todos os candidatos a Presidente da República para, se desejarem, irem a Boa Vista acompanhar na prática uma mudança social participativa, democrática, responsável, que está sendo feita lá no Norte do Brasil, num Estado menor, num Estado mais pobre, na Capital de Roraima, Boa Vista, mas que está sendo uma lição sem precedentes de cidadania e de trabalho responsável.

Boa Vista está de parabéns! Roraima está de parabéns! Conseguimos ocupar esse espaço com matérias positivas, com exemplos para o Brasil, coisa que, infelizmente, no meu Estado não tem ocorrido muitas vezes.

Agradeço por poder vir aqui hoje relatar esse trabalho com muito orgulho: orgulho de ser roraimense, de ser marido da Prefeita, de ser membro do PSDB - a Prefeita Teresa Jucá é do PSDB e o vice-Prefeito Iradilson Sampaio também. Avançamos muito.

Em Boa Vista, não se faz só orçamento participativo, mas também o planejamento participativo e a execução participativa com a população, prestando-se contas nas ruas do trabalho que a prefeitura faz nos bairros.

Encerro as minhas palavras, dizendo que estou gratificado, dizendo ao Jornalista Márcio Moreira Alves que ele ajudou a construir um pouco do orgulho do nosso Estado e que nos prestou um serviço muito grande porque ajudou a divulgar um Estado que, tenho certeza, entrando no caminho certo, realizando o que tem de realizar e cumprindo o exemplo do trabalho da Prefeitura de Boa Vista, no futuro será um dos Estados modelo para o Brasil.

Peço a transcrição dos artigos nos Anais da Casa e agradeço a oportunidade.

Muito obrigado, Sr.ª Presidente.

 

*******************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*********************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2002 - Página 8257