Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DEPUTADO ESTADUAL DO PIAUI, ELIAS XIMENES DO PRADO JUNIOR.

Autor
Freitas Neto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PI)
Nome completo: Antonio de Almendra Freitas Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DEPUTADO ESTADUAL DO PIAUI, ELIAS XIMENES DO PRADO JUNIOR.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2002 - Página 7702
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ELIAS XIMENES DO PRADO JUNIOR, DEPUTADO ESTADUAL, PRESIDENTE, DIRETORIO REGIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), ESTADO DO PIAUI (PI), ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA.

O SR. FREITAS NETO (Bloco/PSDB - PI. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, lamento informar aos companheiros desta Casa o falecimento do Presidente do Diretório Regional do PDT do Estado do Piauí, o Deputado Elias Ximenes do Prado Júnior, precocemente, vez que, no próximo dia 03 de junho, ainda completaria 50 anos.

O Deputado Elias Ximenes do Prado Júnior era formado em Economia, com curso de especialização em Brasília. Militou na política desde muito jovem no Estado do Piauí, tendo sido membro da Diretoria Executiva do PMDB em nosso Estado. Também foi um dos fundadores do PDT e, atualmente, era Presidente do Diretório Regional do Estado do Piauí.

Era filho de família muito conhecida do norte do Estado. Seu pai, Elias Ximenes do Prado, foi Prefeito da cidade de Parnaíba e Deputado. Elias Ximenes do Prado Júnior foi um combativo líder estudantil e, depois, militante das causas populares, no Estado do Piauí. Foi um dos Presidentes do Comitê Estadual, pelas eleições diretas e, também, participou ativamente da campanha pela anistia no Brasil.

Como piauiense, lamento informar o falecimento do Deputado Elias Ximenes do Prado Júnior. Sem dúvida alguma, aquele jovem ainda tinha um grande caminho a percorrer na vida pública de nosso Estado. Falo também pela amizade que sempre me uniu à família. Apesar de pertencermos a partidos diferentes, sempre contei com o apoio da família e dele pessoalmente nos pleitos eleitorais a que concorri no Estado do Piauí.

O clima em nosso Estado é de extrema tristeza em virtude de sua morte prematura, causada pela doença que o vitimou em tempo curto, cerca de uma semana. Há quinze dias, o Deputado Elias Ximenes do Prado Júnior estava aqui, em Brasília, tratando de assuntos de interesses do Estado do Piauí e de seu Partido, mas faleceu ontem na cidade de São Paulo.

Portanto, de acordo com o requerimento, solicito que o Senado dirija à Assembléia do Estado do Piauí e à família de Elias Ximenes do Prado Júnior, em nome de seu pai, o ex-Deputado Elias Ximenes do Prado. Envio também minhas condolências pessoais à família, à cidade de Parnaíba, ao Estado do Piauí e, especialmente, aos seus filhos, ainda adolescentes: Danilo, Dana e Elias Neto.

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2002 - Página 7702