Discurso durante a 63ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Agradecimentos pelo recebimento do diploma de honra ao mérito concedido pela Defensoria Pública do Distrito Federal. Congratulações aos servidores e diretores da Petrobras pelo novo recorde na produção de petróleo no Brasil.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA ENERGETICA.:
  • Agradecimentos pelo recebimento do diploma de honra ao mérito concedido pela Defensoria Pública do Distrito Federal. Congratulações aos servidores e diretores da Petrobras pelo novo recorde na produção de petróleo no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2002 - Página 8373
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, DEFENSORIA PUBLICA, DISTRITO FEDERAL (DF), RECEBIMENTO, ORADOR, DIPLOMA, MERITO, RECONHECIMENTO, COORDENAÇÃO, DEBATE, REFORMA JUDICIARIA, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, APRESENTAÇÃO, EMENDA, CONCESSÃO, AUTONOMIA ADMINISTRATIVA, AUTONOMIA FINANCEIRA, ORGÃO PUBLICO.
  • REGISTRO, SUPERIORIDADE, PRODUÇÃO, PETROLEO, BRASIL, ELOGIO, SERVIDOR, DIRETORIA, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), BENEFICIO, BALANÇO DE PAGAMENTOS.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DIPLOMA, HOMENAGEM, ORADOR, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Pedro Simon, Srªs e Srs. Senadores, farei duas colocações muito rápidas, a primeira para fazer um agradecimento.

Coordenei, pelo Governo, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, o debate da reforma do Judiciário, e apresentei uma emenda, que foi acatada pelo Relator e pelo Plenário da Comissão, que entendo ser extremamente importante e preencher uma lacuna deixada pela Constituição.

Apresentei uma emenda dando autonomia administrativa e financeira às defensorias públicas de todo o País, por entender que cabe à Defensoria Pública um papel extremamente importante, que é, na verdade, o de democratizar a Justiça, de proteger o cidadão mais pobre, que é a grande maioria da nossa população, que não tem condição de pagar advogado. Aprovamos, atendendo a um pleito e encaminhando uma luta da Associação Nacional dos Defensores Públicos, essa medida, que considero extremamente importante.

Ontem, representantes do Centro de Assistência Judiciária do Distrito Federal e da Defensoria Pública do Distrito Federal foram ao meu gabinete, comandados pelo Dr. Paulo César Chagas, Diretor-Geral, e sua grande equipe, para me entregar um diploma de reconhecimento e de honra ao mérito pelo trabalho feito em favor de todas as defensorias públicas do País. O diploma de honra ao mérito reconhece os serviços por mim prestados, com dedicação e lealdade, contribuindo para a construção da história da Defensoria Pública e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

Quero agradecer esse gesto de todos os defensores públicos do Brasil, em especial à Defensoria Pública do Distrito Federal, ao Dr. Paulo César Chagas, dizendo que continuaremos a lutar para que a Justiça possa ser implantada com mais rapidez e para todos. Temos que combater a impunidade no País, e para isso é preciso ter uma prestação jurídica bem feita e que possa chegar a todos os brasileiros, principalmente à população mais pobre.

Peço a transcrição desse diploma, Sr. Presidente.

Desejo ainda fazer um registro extremamente importante para o País, falando em nome da Liderança do Governo: nesta semana, a Petrobras quebrou o seu recorde nacional, com a produção de 1,6 milhão de barris de petróleo por dia, no Brasil. A empresa chegou a produzir, portanto, 88% do consumo nacional. Esse é um fato extremamente auspicioso.

Parabenizo os servidores da Petrobras, a sua diretoria, especialmente o Dr. Francisco Gros, Presidente da empresa. Sem dúvida, essa empresa se firma cada vez mais no cenário internacional como um empresa altamente especializada e que honra o nosso País. De acordo com estimativas feitas, até 2005 seremos auto-suficientes na produção de petróleo. Esse é um fator extremamente positivo para a nossa balança de pagamentos, para o equilíbrio das contas internas e, mais do que isso, para evitar problemas oriundos dos conflitos que ocorrem no Oriente Médio e que tanto interferem na vida dos países que dependem da importação de petróleo.

Peço a transcrição também da matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo: “Petrobrás quebra recorde de produção”.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210 do Regimento Interno.

*********************************************************************************

 


Modelo1 5/5/2410:10



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2002 - Página 8373