Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo pela posse do Presidente da República do Timor Leste, Xanana Gusmão. Saudação ao ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, pela visita a Cuba. (como Líder)

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Regozijo pela posse do Presidente da República do Timor Leste, Xanana Gusmão. Saudação ao ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, pela visita a Cuba. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2002 - Página 8794
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, POSSE, ELEIÇÃO, XANANA GUSMÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, TIMOR LESTE, IMPORTANCIA, DEMOCRACIA, LIBERDADE, PARTIDO POLITICO, APOIO, SOLIDARIEDADE, BRASIL.
  • REGISTRO, VISITA, JIMMY CARTER, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), CUBA, SUGESTÃO, RECOMENDAÇÃO, SOLIDARIEDADE, IMPORTANCIA, EXTINÇÃO, BLOQUEIO, ECONOMIA, PREJUIZO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, PAIS.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Ramez Tebet, seja bem-vindo, depois da viagem que fez a Roma e da visita ao Papa João Paulo II.

Quero aqui manifestar um regozijo a respeito de dois fatos internacionais. Começo referindo à posse de Xanana Gusmão como o primeiro Presidente do Timor Leste, ao nascimento do Timor Leste. O Timor Leste é a primeira nação do Século XXI, criada; o povo do Timor Leste é um povo irmão do Brasil, que fala português, ama a nossa arte, a nossa cultura e a nossa música. É muito importante que tenha Xanana Gusmão feito o seu primeiro pronunciamento como Presidente em quatro línguas, inclusive em português, e explicitado o quão importante é que ali prevaleça a democracia, a liberdade dos partidos políticos e o nascimento de uma nação, que, sendo uma das mais pobres, se não a mais pobre do mundo, precisa contar com o nosso apoio e a nossa solidariedade.

Também quero saudar a visita do ex-Presidente Jimmy Carter a Cuba, sobretudo a maneira como foi realizada e como o Presidente Fidel Castro o recebeu, num clima de boa vontade entre o ex-Chefe de Estado dos Estados Unidos, Jimmy Carter, que honrou sobremaneira seu mandato em diversos aspectos, sobretudo na defesa dos direitos humanos. Jimmy Carter, como sabemos, foi um dos Presidentes dos Estados Unidos que contribuíram para a abertura democrática na América Latina. Muitas vezes, tem surpreendido os povos do mundo com suas ações, mas, desta vez, ele foi a Cuba para, de um lado, dizer algumas verdades e, de outro, dizer o quão importante será quando os Estados Unidos vierem a acabar com o bloqueio econômico.

Foi muito importante que, em Cuba, Jimmy Carter pudesse dizer, perante a televisão cubana, os cubanos, universitários e professores da Universidade de Cuba, que aquele país havia adotado um governo socialista, em que um único partido domina e ao povo não é permitido organizar movimento político algum. A franqueza com que Jimmy Carter pôde transmitir isso aos cubanos, em um gesto de boa vontade de aproximação com o povo norte-americano, merece ser saudada por todos.

Em Cuba, o próprio Presidente Fidel Castro pôde saudar Jimmy Carter e ouvir suas sugestões e recomendações, assim como receber a solidariedade de quem avalia ser muito importante a extinção do bloqueio econômico dos Estados Unidos, que vem prejudicando o desenvolvimento econômico daquela nação e daquele povo.

Nossos cumprimentos ao ex-Presidente Jimmy Carter por sua ação.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/25/2410:20



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2002 - Página 8794