Pronunciamento de Romero Jucá em 21/05/2002
Discurso durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentários à publicação de documento pelo Ministério da Educação intitulado "Investindo na cidadania - o avanço da educação no Brasil", que faz uma análise dos resultados alcançados na educação durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Análise do pronunciamento do Presidente Fernando Henrique Cardoso, na cerimônia de abertura da reunião do XIV Fórum Nacional "O Brasil e a economia do conhecimento", realizado na cidade do Rio de Janeiro, em 6 de maio último.
- Autor
- Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
EDUCAÇÃO.:
- Comentários à publicação de documento pelo Ministério da Educação intitulado "Investindo na cidadania - o avanço da educação no Brasil", que faz uma análise dos resultados alcançados na educação durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Análise do pronunciamento do Presidente Fernando Henrique Cardoso, na cerimônia de abertura da reunião do XIV Fórum Nacional "O Brasil e a economia do conhecimento", realizado na cidade do Rio de Janeiro, em 6 de maio último.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/05/2002 - Página 8804
- Assunto
- Outros > EDUCAÇÃO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, IMPORTANCIA, DOCUMENTO, AVALIAÇÃO, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, METODO, ATUAÇÃO, EDUCAÇÃO, PAIS, PUBLICAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC).
- ELOGIO, POLITICA NACIONAL, EDUCAÇÃO, GESTÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AMPLIAÇÃO, ACESSO, ENSINO, EQUIDADE, ATENDIMENTO, DESCENTRALIZAÇÃO, RECURSOS, COMPETENCIA, CAPACIDADE, MELHORIA, QUALIDADE, SISTEMA DE ENSINO, BRASIL, BENEFICIO, IGUALDADE, OPORTUNIDADE, CRIANÇA, ADOLESCENTE, CONCLUSÃO, CONCEPÇÃO, CIDADANIA.
- REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CERIMONIA, REUNIÃO, DEBATE, ECONOMIA, CONHECIMENTO.
- ANALISE, IMPORTANCIA, PRONUNCIAMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEMONSTRAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Ministério da Educação acaba de publicar um dos mais importantes documentos de avaliação dos objetivos, metas e ações da educação brasileira.
Investindo na Cidadania - o avanço da educação no Brasil representa uma análise resumida, objetiva e clara dos resultados de quase oito anos de uma das mais importantes prioridades do Governo Fernando Henrique Cardoso.
Muitos dos sonhos e objetivos iniciais estabelecidos pelo Governo Federal foram atingidos, e até ultrapassados, contribuindo para uma grande mudança quantitativa e qualitativa da educação no Brasil.
A universalização do ensino, a eqüidade no atendimento, a descentralização de recursos e de competências, o fortalecimento da capacidade de gestão do sistema e a melhoria da qualidade do ensino constituíram os princípios diretores da ação de política educacional do Presidente Fernando Henrique Cardoso.
Os desafios foram enfrentados com coragem e perseverança, e não foram feitas concessões a objetivos fáceis ou imediatistas.
Houve uma opção por objetivos e ações de maturação no longo prazo, em decorrência das próprias características do processo educacional, cujos frutos geralmente não aparecem no curto prazo.
Não há dúvida de que alguns desses frutos já nos beneficiam, como a igualdade de oportunidades para nossas crianças e para os jovens brasileiros.
Com isso, os direitos e garantias individuais estabelecidos na Constituição Federal se concretizam, as possibilidades de realização das gerações futuras são asseguradas e se concretizam as verdadeiras concepções de CIDADANIA.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no último dia 6 de maio, o Presidente Fernando Henrique Cardoso participou, na cidade do Rio de Janeiro, da cerimônia de abertura da reunião do XIV Fórum Nacional “O Brasil e a economia do conhecimento”.
O importante pronunciamento feito pelo Presidente da República demonstra claramente que o Brasil se está transformando em um País mais justo, em um País mais aberto social e economicamente e em um País com mais CIDADANIA.
Alguns pontos do pronunciamento do Presidente Fernando Henrique Cardoso merecem destaque, para uma análise mais profunda por todos nós que nos preocupamos com o futuro do Brasil:
“Muitas vezes, tem-se muita informação e pouco conhecimento. E, até certo ponto, esta revolução da informação, em tempo real, e essa proliferação de informação, muitas vezes, deixa de lado a análise e, portanto, o conhecimento. Não se trata, portanto, aqui, da economia da informação, só. Informação sem conhecimento pode levar à confusão e não à solução das questões.”
Todos nós vemos, cada dia mais, e muito mais nos períodos pré-eleitorais, a confusão entre informação e conhecimento.
Outro ponto importante, extraído do pronunciamento do Presidente Fernando Henrique Cardoso, e que merece profunda reflexão, diz respeito aos riscos de exclusão de pessoas e países em decorrência da assimetria na distribuição do conhecimento e da informação.
“Inclusão e exclusão não apenas de indivíduos, mas também de países, porque não há dúvida nenhuma de que essa nova economia - se é que é tão nova assim - de conhecimento tende a produzir uma nova divisão internacional do trabalho.”
A idéia de vantagens comparativas não deve ser vista sob uma ótica determinística, pois a educação, o conhecimento, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico são capazes de construir nossas próprias vantagens comparativas.
O Brasil já começou a trilhar essa longa e difícil estrada. O Brasil já fez sua opção pela universalização da educação.
O Brasil já tem 2.650.000 estudantes matriculados em cursos universitários; o Brasil já está formando anualmente 18 mil estudantes em cursos de mestrado e 6 mil em cursos de doutorado.
Ainda é pouco para um País continental e com vocação de grande potência.
Gostaria de concluir este meu pronunciamento com as palavras finais do Presidente Fernando Henrique Cardoso, em seu discurso de abertura do XIV Fórum Nacional “O Brasil e a economia do conhecimento”: “as sementes foram plantadas. Agora é questão de persistir no rumo e elas vão frutificar mais e mais”.
Muito obrigado.
Modelo1 12/19/242:51