Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

PRONUNCIAMENTO DE POSSE NO SENADO FEDERAL. EXALTAÇÃO DA EXPERIENCIA DE COOPERATIVISMO MEDICO IMPLEMENTADO EM SANTA CATARINA. DEFESA DA VALORIZAÇÃO DO MUNICIPIO COMO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO E PROMOTOR DA JUSTIÇA SOCIAL.

Autor
Adir Gentil (PFL - Partido da Frente Liberal/SC)
Nome completo: Adir Cardoso Gentil
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • PRONUNCIAMENTO DE POSSE NO SENADO FEDERAL. EXALTAÇÃO DA EXPERIENCIA DE COOPERATIVISMO MEDICO IMPLEMENTADO EM SANTA CATARINA. DEFESA DA VALORIZAÇÃO DO MUNICIPIO COMO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO E PROMOTOR DA JUSTIÇA SOCIAL.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2002 - Página 8842
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • PRONUNCIAMENTO, POSSE, ORADOR, SUBSTITUIÇÃO, GERALDO ALTHOFF, SENADOR.
  • ELOGIO, ATIVIDADE ECONOMICA, ATIVIDADE EDUCATIVA, POLITICA SOCIAL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), APOIO, COOPERATIVISMO, MEDICO, VALORIZAÇÃO, MUNICIPIOS, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

O SR. ADIR GENTIL (PFL - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não poderia dirigir-lhes a palavra pela primeira vez desta tribuna sem antes me curvar, respeitosamente, à importância fundamental desempenhada por esta Casa para a consolidação da cidadania e da estabilidade democrática em nosso País.

Participar de sua história, ao lado de nomes que aprendi a admirar, é uma honra que só posso tentar retribuir aplicando-me incansavelmente na defesa dos seus ideais federativos, compartilhados pelos cidadãos catarinenses que aqui me colocaram.

É, aliás, com o espírito integrador característico do povo de Santa Catarina que presto o compromisso de buscar trazer para todos os Estados as conquistas econômicas, culturais e sociais que hoje identificam a unidade da Federação que aqui represento.

Pequena no território, mas grande em sua atividade produtiva, em seu nível educacional e em sua justiça social, Santa Catarina possui indicadores que a credenciam a pretender contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento de todo o Brasil.

No cumprimento deste compromisso, em que caminharei ao lado de meus Pares nesta Casa, devo alargar a trilha de dignidade dos que me antecederam e gravaram de maneira indelével o nome do meu Estado nos Anais do Senado Federal.

Refiro-me, de maneira especial, ao saudoso Senador Wilson Kleinübing e ao meu amigo e Senador Geraldo Althoff, fonte inesgotável de inspiração, a quem honrosamente substituo, com o objetivo de trabalhar em favor do povo brasileiro.

Terei também, como exemplo, personalidades que, neste momento, dignificam a atividade política brasileira e exercem seus mandatos com integridade e honra, como o ilustre Senador Jorge Bornhausen, mestre do entendimento e portador de uma experiência que constitui patrimônio político inestimável para esta Casa, para o meu Estado e para o Brasil.

São precisamente o entendimento e a integração os dois pilares sobre os quais pretendo construir meu mandato, pois neles reside o caminho para a transformação, transformação esta que, inquestionavelmente, se impõe ao Brasil, neste início de milênio, nos campos econômico, social e cultural.

Igualmente inquestionável é a necessidade de que tal mudança ocorra por intermédio do processo pacífico de negociação, do legítimo debate entre as forças políticas que representem a sociedade em suas melhores aspirações.

O Senado tem um papel ímpar nesse processo. Aqui está representada, como em nenhum outro lugar, a sociedade brasileira em suas disparidades regionais, concedendo igual voz a todas elas na busca de um projeto unificado para um País de dimensões continentais. Aqui nos envolveremos para alcançar um Brasil como o preconizado pelos princípios fundamentais de nosso ordenamento jurídico: solidário e socialmente mais justo.

Não podemos, entretanto, pretender que essa difusão da solidariedade, como valor, seja deixada a cargo da atividade estatal, nem à mera consciência individual de cada cidadão. O dever de solidariedade é um conceito crescente entre as grandes organizações privadas no Brasil e no mundo, que buscam, por meio de programas próprios, contribuir, com ações socialmente responsáveis, para o desenvolvimento nacional, o que não é, aliás, nenhuma surpresa. A livre iniciativa, que também constitui valor fundamental de nosso ordenamento, só se realiza em sua plenitude por intermédio da igualdade de oportunidades sociais. Portanto, livre iniciativa e solidariedade são instrumentos - e também objetivos - uma da outra.

Exemplo dessa necessária simbiose tem sido o cooperativismo médico brasileiro, cujo especial sucesso em Santa Catarina me leva a citá-lo, nesta tribuna, como uma das experiências que podem contribuir para um Brasil melhor, em todas as suas regiões.

Assegurando mercado de trabalho e remuneração digna, o sistema Unimed tornou-se referência obrigatória, quando se trata de conjugar atividade econômica, ética e responsabilidade social.

Outra contribuição que os catarinenses desejam apresentar a nossos concidadãos brasileiros é a valorização do Município como agente de desenvolvimento e como promotor da justiça social, uma valorização que pressupõe maior fluidez de aporte de recursos, nem sempre vitoriosa no conhecido embate com os obstáculos burocráticos.

O Partido da Frente Liberal, cujo papel histórico na defesa da livre iniciativa, da democracia e do federalismo é inolvidável, certamente há de ponderar esses aspectos em sua atividade política, da qual passo a ser mais um componente em nível nacional.

Este momento, de grande significação pessoal, conduz-me aos agradecimentos e lembranças. Além de meus conterrâneos, companheiros na atividade política do presente e do passado, devo prestar homenagem a meus familiares, em especial a minha esposa, Maria, meus filhos, Júnior e Beatriz, meus pais e irmãos, que constituem a base mais sólida de minha vida.

Aos amigos - muitos deles aqui presentes -, que têm demonstrado seu apoio permanente, meus sinceros agradecimentos. E também agradeço à gente da terra catarinense, que, ao contribuir para alçar-me a esta representação, manifestou um grau de confiança pelo qual sou profundamente grato. Talvez me encontre permanentemente em dívida.

Muito obrigado.

(Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2002 - Página 8842