Pronunciamento de Roberto Freire em 21/05/2002
Questão de Ordem durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
SOLICITAÇÃO DE CELERIDADE AO DIRETOR-GERAL DO SENADO QUANTO AO FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES PARA QUE S.EXA. POSSA RELATAR PROJETO DO SENADOR ROBERTO REQUIÃO, QUE TRATA DO AUMENTO SALARIAL DOS SERVIDORES TERCEIRIZADOS DESTA CASA.
- Autor
- Roberto Freire (PPS - CIDADANIA/PE)
- Nome completo: Roberto João Pereira Freire
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Questão de Ordem
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- SOLICITAÇÃO DE CELERIDADE AO DIRETOR-GERAL DO SENADO QUANTO AO FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES PARA QUE S.EXA. POSSA RELATAR PROJETO DO SENADOR ROBERTO REQUIÃO, QUE TRATA DO AUMENTO SALARIAL DOS SERVIDORES TERCEIRIZADOS DESTA CASA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/05/2002 - Página 8787
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, AGILIZAÇÃO, ATUAÇÃO, DIRETOR GERAL, FORNECIMENTO, INFORMAÇÕES, ORADOR, RELATOR, PROJETO DE RESOLUÇÃO, AUTORIA, ROBERTO REQUIÃO, SENADOR, AUMENTO, SALARIO, SERVIDOR, TERCEIRIZAÇÃO, SENADO.
O SR. ROBERTO FREIRE (Bloco/PPS - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, fui indicado pelo Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para relatar o Projeto de Resolução n.º 15, de autoria do Senador Roberto Requião.
O projeto trata de aumento salarial para servidores terceirizados do Senado Federal. Existem problemas do ponto de vista regimental.
Sou simpático à matéria, mas necessito de maiores informações, até porque precisamos saber que impacto teria um aumento desse tipo do ponto de vista dos gastos que o Senado tem, seja com o custeio de seus servidores, seja com o dos contratados por empresas locadoras de mão-de-obra.
No dia 30 de abril de 2002, enviei ofício ao Diretor-Geral do Senado Federal, solicitando uma série de informações a fim de instruir o parecer que devo emitir a respeito do projeto. Pedi a informação dos valores dos contratos entre o Senado e as empresas que prestam serviços, nos últimos cinco anos, o valor pago à empresa por funcionário contratado. Isso é de fundamental importância. É necessário saber quanto esta Casa paga por cada servidor contratado a essas empresas, para se saber que impacto terá no orçamento do Senado o aumento pretendido pelo Senador Roberto Requião e qual é exatamente o custo de cada servidor contratado por essas empresas locadoras de mão-de-obra.
O número de funcionários terceirizados é um dado fundamental que ninguém sabe; isso é uma verdadeira caixa-preta, e não é apenas no Senado Federal, mas no serviço público brasileiro. Há alguma determinação de margem de lucro dessas empresas nos contratos? É fundamental saber.
Também pedi a relação dos sócios-proprietários de cada uma dessas empresas contratadas. É evidente que algumas dessas informações vão muito mais além do que apenas uma simples instrução. Precisamos dar transparências a elas, o que deveríamos ter feito há muito tempo. Aproveitei esse projeto do Senador Roberto Requião para solicitar essas informações.
Desde o dia 30, esse pedido de informações encontra-se paralisado na Diretoria-Geral do Senador Federal. E quero solicitar de público que seja mandado com urgência, porque os funcionários terceirizados da Casa estão me perguntando por que não dou o parecer. Esclareço agora que não o fiz porque não vieram ainda as informações da Diretoria-Geral da Casa. Espero que, com esse pedido público que faço, o envio seja agilizado.
O Sr. Roberto Requião (PMDB - PR) - Senador Roberto Freire, V. Exª me permite um aparte?
O SR. ROBERTO FREIRE (Bloco/PPS - PE) - Senador Roberto Requião, não sei se posso conceder-lhe um aparte, porque falo pela ordem, mas acredito que V. Exª deseja falar em apoio ao que estou dizendo.
O Sr. Roberto Requião (PMDB - PR) - Sr. Presidente, V. Exª permite um esclarecimento muito rápido?
O SR. PRESIDENTE (Carlos Wilson) - V. Exª não tem direito à palavra para apartear. Contudo, se V. Exª quiser a palavra pela ordem, a Mesa a concederá.
O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB - PR) - Quando o Senador Roberto Freire encerrar o seu pronunciamento, pedirei a palavra pela ordem.
O SR. ROBERTO FREIRE (Bloco/PPS - PE) - Sr. Presidente, é apenas para solicitar urgência ao Diretor-Geral do Senado Federal para que dê essas informações, a fim de que eu possa instruir meu parecer sobre o Projeto de Resolução n.º 15, de autoria do Senador Roberto Requião, que trata do aumento salarial dos servidores terceirizados do Senado Federal.