Discurso durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre as realizações do Governador José Reinaldo Tavares, do Estado do Maranhão.

Autor
Francisco Escórcio (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: Francisco Luiz Escórcio Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Considerações sobre as realizações do Governador José Reinaldo Tavares, do Estado do Maranhão.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2002 - Página 9127
Assunto
Outros > SENADO. ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, DIRETOR GERAL, PRESIDENTE, PRIMEIRO SECRETARIO, CONCESSÃO, BENEFICIO, FUNCIONARIO PUBLICO, SENADO.
  • ELOGIO, TRABALHO, ROSEANA SARNEY, EX GOVERNADOR, ESTADO DO MARANHÃO (MA).
  • COMENTARIO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, JOSE REINALDO TAVARES, GOVERNADOR, ESTADO DO MARANHÃO (MA).

O SR. FRANCISCO ESCÓRCIO (PMDB - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um dos maiores sentimentos da humanidade é a gratidão. Portanto, assomo a esta tribuna para agradecer, em nome dos funcionários desta Casa, a atitude do Diretor-Geral, Dr. Agaciel da Silva Maia; do 1° Secretário, meu amigo, Senador Carlos Wilson; do Presidente desta Casa, Senador Ramez Tebet; e de todos aqueles que fizeram com que pudéssemos beneficiar os funcionários, porque eles mereciam. Quero, em especial, agradecer também ao Senador Romero Jucá, que, na última sexta-feira, ocupou esta tribuna para fazer um apelo no sentido de solicitar ao Governo o repasse de verba do financeiro para que nós pudéssemos fazer aquilo que era devido aos funcionários desta Casa. Meus parabéns a todos.

Sr. Presidente, outro dia eu ocupei esta tribuna para dizer ao Brasil que, no Maranhão, nós tínhamos uma grande Governadora: a Governadora Roseana Sarney. Uma mulher que encantava o Maranhão com sua maneira linda e brilhante de administrar o Estado com amor, com carinho, com competência. Isso ficou gravado no coração de todos os maranhenses, região em que a nossa querida Governadora alcançou, nas pesquisas, índices maiores já alcançados por um governante naquele estado. Meus parabéns à nossa querida Governadora Roseana Sarney.

Mas, se falo da Governadora Roseana Sarney, também quero me referir aos meus conterrâneos do Lago da Pedra que se encontram nas galerias e, portanto, poderão analisar se estou falando ou não a verdade.

Sr. Presidente, no Maranhão surge um grande governador. Refiro-me a José Reinaldo Tavares, a quem conheço de longo tempo. Desde 1966, quando tinha 26 anos de idade, José Reinaldo Tavares, hoje Governador do Maranhão, já percorria aquele Estado, de norte a sul, de leste a oeste, plantando obras, gerando o desenvolvimento e conhecendo nossa gente. Foi em 1966, no início do Governo de José Sarney, que o jovem engenheiro José Reinaldo Tavares assumiu a Diretoria-Adjunta do DER, Departamento de Estrada de Rodagem, para, dois anos mais tarde, tornar-se Diretor-Geral do órgão, tempo em que asfaltou os primeiros quilômetros de estrada do interior do Maranhão. Grandes desafios foram vencidos naquele tempo, conquistas da dimensão de uma São Luís/Teresina, a grande estrada de desenvolvimento, e da Santa Inês/Açailândia, minha querida Açailândia, sem falar da ponte Governador José Sarney, quando possibilitou o crescimento da Capital em direção às praias, preservando, assim, as relíquias arquitetônicas do centro histórico de São Luís, hoje, graças a tudo isso, patrimônio da humanidade.

A partir de 1971, já no Governo de Pedro Neiva de Santana, José Reinaldo Tavares foi Secretário de Viação e Obras Públicas do Estado e ainda Secretário de Planejamento, dando prosseguimento a sua obra de construção de estradas, pontes, escolas, hospitais e tantas outras edificações, que, hoje, fazem do nosso atual Governador o homem que mais construiu em toda história do Maranhão.

De 1974 a 1980, José Reinaldo Tavares emprestou toda a sua competência ao desenvolvimento de Brasília, época em que exerceu a presidência da Novacap, uma espécie de prefeitura do Distrito Federal. Asfaltou as cidades satélites, construiu a ponte Costa e Silva, o Teatro Nacional e mais de 300 trevos rodoviários, sem contar a grande obra daquela época, na periferia de Brasília, a via Estrutural. Grande homem público, grande amigo de Brasília.

A partir de 1980, foi diretor do Dnocs, época em que espalhou obras pelo Brasil inteiro. De 1986 em diante, foi Superintendente da Sudene e Ministro de Estado dos Transportes. Dentre centenas de obras de infra-estrutura, o Maranhão ganhou o grande Porto de Itaqui, as barragens de Flores e do Pericumã, a ferrovia Norte-Sul, que é fator de grande desenvolvimento das Regiões Norte e Nordeste brasileiros, e milhares de quilômetros de asfalto nas estradas e nas cidades.

Entre 1990 e 1994, José Reinaldo foi Deputado Federal, recordista em emendas ao orçamento que resultaram em obras para todo o Estado.

Em 1994 e 1998, José Reinaldo Tavares foi duas vezes eleito vice-Governador do Estado e, por sete anos seguidos, foi parceiro do governo vitorioso de Roseana Sarney, participando ativamente de todas as frentes de desenvolvimento abertas no Maranhão.

Há um mês e meio, José Reinaldo Tavares está na titularidade do Governo do Maranhão; pouco tempo, mas o suficiente para repetir um vitorioso governo de competência e sensibilidade para com a causa publica.

José Reinaldo Tavares é um tocador de obras, é um construtor, conhece como ninguém o Maranhão e, mais do que ninguém, está há trinta e sete anos na estrada.

Por tudo isso dou parabéns ao Maranhão, por ter escolhido um Governador com toda essa capacidade.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2002 - Página 9127