Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do professor Carlos da Silva Lacaz, fundador do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do professor Carlos da Silva Lacaz, fundador do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2002 - Página 9213
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, CARLOS DA SILVA LACAZ, PROFESSOR, FUNDADOR, FACULDADE, MEDICINA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP).

            o sr. lúcio alcântara (psdb -- ce) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Brasil perdeu, há exatamente um mês, um de seus médicos mais notáveis, além de figura humana extraordinária. Refiro-me a Carlos da Silva Lacaz, professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e grande pesquisador na área de Microbiologia e Imunologia.

            Fundador, em 1959, do Instituto de Medicina Tropical da FM-USP, o Dr. Carlos Lacaz sempre se preocupou, em sua prática da medicina, com os males que afligem os brasileiros menos assistidos, sobretudo aquelas moléstias que não atraem a curiosidade dos pesquisadores dos centros estrangeiros de investigação. Uma de suas descobertas mais reconhecidas, por exemplo, é a do ciclo do Paracoccidioides brasilienses, o agente da blastomicose sul-americana.

            Fundou também, por iniciativa própria, quando era Diretor da Faculdade entre 1974 e 1978, o Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP, para preservar a memória da instituição fundada, em 1912, por Arnaldo Vieira de Carvalho, ou Casa de Arnaldo, como a chamam seus egressos. Esse museu dedica-se especialmente à difusão, sobretudo a alunos de primeiro e segundo graus, de uma visão da ciência médica como conhecimento produzido por homens e inserido no tempo.

            Esse é, aliás, um dos aspectos mais fascinantes da trajetória do Dr. Carlos Lacaz: sua dedicação simultânea à Medicina e à História, sobretudo à História da Medicina no Brasil. Escreveu obras importantes sobre o papel dos profissionais médicos que chegaram a São Paulo nas diversas levas de imigrantes, como os italianos, os sírios e os libaneses. Publicou, também, com co-autoria de Berta Mazzieri, um livro sobre a História da FM-USP, casa a que serviu por mais de sessenta anos.

            Falecido aos 23 de abril, aos 84 anos, Carlos da Silva Lacaz nos deixa um exemplo de profissional dedicado ao progresso da Medicina e do Brasil. Um exemplo sobre o qual as novas gerações, com uma visão por vezes tão mercantilista da profissão médica, fariam bem em meditar.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2002 - Página 9213