Discurso durante a 77ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

LANÇAMENTO NO DIA 24 DE MAIO ULTIMO, NO ESTADO DO MARANHÃO, PELO GOVERNADOR JOSE REINALDO TAVARES, DO PROGRAMA LUZ PARA TODOS, QUE VAI FORNECER ELETRIFICAÇÃO RURAL A DIVERSOS MUNICIPIOS DQUELE ESTADO.

Autor
Francisco Escórcio (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: Francisco Luiz Escórcio Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • LANÇAMENTO NO DIA 24 DE MAIO ULTIMO, NO ESTADO DO MARANHÃO, PELO GOVERNADOR JOSE REINALDO TAVARES, DO PROGRAMA LUZ PARA TODOS, QUE VAI FORNECER ELETRIFICAÇÃO RURAL A DIVERSOS MUNICIPIOS DQUELE ESTADO.
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2002 - Página 10428
Assunto
Outros > ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, LANÇAMENTO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO MARANHÃO (MA), PROGRAMA, ELETRIFICAÇÃO RURAL, ATENDIMENTO, MUNICIPIOS, BENEFICIO, ENERGIA ELETRICA, POPULAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FRANCISCO ESCÓRCIO (PMDB - MA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, energia elétrica é tudo que se quer para gerar desenvolvimento, emprego, renda, conforto e segurança.

Programas de eletrificação rural feitos no passado espalharam, aos poucos, essa benfeitoria aos mais distantes rincões de nosso Estado, mas não foram suficientes para atender a todos.

Ainda tem muita gente no escuro, queimando querosene na velha lamparina; ligados ao mundo apenas pelo surrado rádio à pilha, esfolando as mãos no rude pilão de arroz, e se escondendo do medo da escuridão cedo da noite.

A energia elétrica é mãe de toda e qualquer forma de desenvolvimento. É fator preponderante para a elevação da qualidade de vida. É objeto de cidadania, na medida em que proporciona a todos o acesso ao mais avançado meio de comunicação que é a televisão, e possibilita inúmeras outras formas de conforto.

Pois bem, Srªs e Srs. Senadores, a parte do Maranhão, que até hoje está no escuro, vai receber o benefício da energia elétrica, pelas mãos de um governante que chegou ao poder há apenas um mês e meio, mas que tem a competência como marca maior e a sensibilidade pela causa pública como norte de todas as suas ações.

No dia 24 de maio, o governador José Reinaldo Tavares lançou o programa Luz Para Todos, que vai levar eletrificação rural a 46.495 lares espalhados por 2.189 povoados de 188 municípios do Maranhão.

Serão quase 50 mil famílias beneficiadas de uma só vez. Mais de 250 mil pessoas; ou seja, algo em torno de 5% de nossa população, saindo das trevas de uma só vez.

O governador José Reinaldo Tavares lutou e conseguiu recursos da ordem de 36 milhões de reais para realizar essa grande obra, que vai resultar em mais de cinco quilômetros de rede de distribuição de eletricidade, iluminando ruas e lares.

O programa determina que as pessoas recebam a ligação de energia elétrica dentro de suas casas, e, para isso, o governador vai contar com a parceria de cada prefeito dos municípios beneficiados.

Trata-se de um benefício inestimável para essa nossa gente, que ainda está às margens daquilo que é básico para seu desenvolvimento.

Quero, aqui, registrar os meus mais sinceros agradecimentos ao governador José Reinaldo Tavares, que mais uma vez prova dinamismo, competência e vontade de resolver todos os problemas do nosso povo!

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.

 


Modelo1 5/25/241:59



Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2002 - Página 10428