Fala da Presidência durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

ESCLARECIMENTOS AO SENADOR PEDRO SIMON SOBRE A REPRESENTAÇÃO CIVIL DO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • ESCLARECIMENTOS AO SENADOR PEDRO SIMON SOBRE A REPRESENTAÇÃO CIVIL DO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2002 - Página 9717
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, PEDRO SIMON, SENADOR, UNIÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, SENADO, REGULAMENTAÇÃO, CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, SOLUÇÃO, DISCUSSÃO, PARTICIPAÇÃO, CAPITAL ESTRANGEIRO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, POSTERIORIDADE, POSSIBILIDADE, INCLUSÃO, REPRESENTANTE, POPULAÇÃO, BENEFICIO, INTERESSE SOCIAL.

O SR. PRESIDENTE (Ramez Tebet) - Srªs e Srs. Senadores, creio que a Mesa não estará fugindo do Regimento Interno se prestar algum esclarecimento a propósito do brilhante pronunciamento que o Senador Pedro Simon acaba de proferir.

Evidentemente, concordamos com uma maior representação do Conselho, mas é preciso que se deixe, mais uma vez, bem claro, perante a Nação brasileira e o Congresso Nacional, que, em política, palavra dada é palavra que deve ser cumprida.

Concordo em gênero, número e grau com o que disse o Senador Pedro Simon. No entanto, não foi explicado que criamos esse Conselho dentro de um contexto possível, em que se discutia uma matéria de relevância para o País, que era a participação do capital estrangeiro nos meios de comunicação. Não fizemos isso sozinhos, mas junto com os membros das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e com as Lideranças partidárias tanto daquela Casa quanto desta.

Permitam-me dizer que a idéia do “mandato tampão” até 31 de março foi minha mesmo, em reconhecimento de que era preciso haver uma maior representatividade do Conselho de Comunicação Social. Mas o importante é que demos um primeiro passo, que, há 14 anos, não era dado, embora previsto na Constituição. Depois de todo esse período, estamos dando um passo positivo e concreto com relação ao Conselho de Comunicação Social.

Feito isso, agradeço a atenção de todos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2002 - Página 9717