Discurso durante a 79ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela concessão de Medalha do Cruzeiro a S.Exa. pela prefeitura municipal de Joaçaba, em Santa Catarina.

Autor
Chico Sartori (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RO)
Nome completo: Francisco Luiz Sartori
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. :
  • Satisfação pela concessão de Medalha do Cruzeiro a S.Exa. pela prefeitura municipal de Joaçaba, em Santa Catarina.
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2002 - Página 10643
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PREFEITURA MUNICIPAL, MUNICIPIO, JOAÇABA (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), CONCESSÃO, MEDALHA, ORADOR, RECONHECIMENTO, ESFORÇO, TRABALHO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • COMENTARIO, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, FINANCIAMENTO, RECURSOS, MELHORIA, RODOVIA, HOSPITAL, BENEFICIO, POPULAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • ELOGIO, JONAS PINHEIRO, SENADOR, EX-DEPUTADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ATUAÇÃO, POLITICA, CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • PEDIDO, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, REGULAMENTAÇÃO, RODEIO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. CHICO SARTORI (Bloco/PSDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero agradecer ao Senador Moreira Mendes, colega de Bancada do Estado de Rondônia, por me haver concedido a permuta no uso da palavra.

Hoje desejo me dirigir à cidade de Joaçaba, em Santa Catarina, que me concedeu a honra de uma homenagem feita pela Câmara de Vereadores. É que nasci naquela cidade em 1940, e hoje a Câmara de Vereadores e a Prefeitura vão me conceder a honraria de receber a medalha Cruzeiro - a cidade de Joaçaba, quando nasci, chamava-se Cruzeiro. Sinto-me orgulhoso por ter sido reconhecido por aquela cidade, tantos anos depois de minha mudança de lá. Pela vivência, pelo comportamento da nossa família, talvez hoje eles queiram me dar essa grande distinção.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, queria falar também sobre o projeto de lei que estamos votando hoje para beneficiar o Estado de Rondônia. Eu até iria subscrever-me para que fosse antecipada a votação, porque devo sair ao meio-dia; mas já foi solicitada pelo Relator, Senador Jonas Pinheiro.

O Estado de Rondônia precisa de ajuda. Ele será beneficiado por esse financiamento, aguardado com ansiedade pela população rondoniense, que necessita dos recursos para resolver problemas, principalmente do setor de estradas. Temos mantido contato direto com as prefeituras, as Câmaras de Vereadores, a sociedade rondoniense, que nos têm cobrado algo de interesse para aquele Estado. Estávamos aguardando a tão falada CPMF, que acredito agora será definida aqui no Senado Federal, a fim de que se dê continuidade às obras em todos os cantos do Brasil, principalmente no Estado de Rondônia, onde inúmeras delas estão paralisadas há mais de quatro anos, por falta de recursos: hospitais a serem concluídos, estradas a serem asfaltadas etc. Agora, com esse financiamento, que permitirá a pavimentação de estradas, Rondônia poderá trazer maior rendimento para a sociedade.

Não pretendo alongar-me, para conceder o direito ao Líder do PSDB, Senador Romero Jucá, de manifestar-se. Vou encerrar agradecendo, mais uma vez, ao Senador Moreira Mendes, por ter-me concedido a permuta.

O Sr. Moreira Mendes (PFL - RO) - Concede-me V. Exª um aparte, ilustre Senador?

O SR. CHICO SARTORI (Bloco/PSDB - RO) - Com muito prazer, concedo o aparte ao Senador Moreira Mendes.

O Sr. Moreira Mendes (PFL - RO) - Senador Chico Sartori, V. Exª, ainda hoje pela manhã, deve seguir via aérea para a antiga Cruzeiro e hoje Juassaba, onde V. Exª nasceu, para receber uma homenagem. Embora há tão pouco tempo nesta Casa, V. Exª merece verdadeiramente essa homenagem pela sua dedicação, pelo seu trabalho e pela firmeza com que se conduz no Senado Federal. Sou testemunha de toda a sua vida no Estado de Rondônia. Eu que também vim de um outro Estado e que também recebi homenagem semelhante na cidade do interior do meu Estado, onde não nasci, mas passei praticamente toda a minha vida - Mirasol, São Paulo -, vejo o reconhecimento da população de Cruzeiro. Em nome da população do nosso Estado - por adoção -, tanto o de V. Exª como o meu, faço uma homenagem de reconhecimento pela sua dedicação, pelo seu trabalho e pelo seu amor à Rondônia, para onde V. Exª levou a sua família, as suas filhas, vivendo decente e honestamente e honrando a população. Desejo que V. Exª tenha dias de muita alegria - e certamente o terá -, quando receber essa homenagem justíssima na cidade de Juassaba, antiga Cruzeiro.

O SR. CHICO SARTORI (Bloco/PSDB - RO) - Agradeço ao Senador Moreira Mendes pelas suas palavras de reconhecimento.

Na realidade, estou há 22 anos no Estado de Rondônia. Nesta Casa, no dia da minha posse, eu disse que a minha vida é um livro aberto. Há quarenta anos, participo da política, passando por vários Estados, como Santa Catarina e Paraná. Inclusive, receberei uma homenagem no mês que vem, na cidade de Santa Isabel do Oeste, no Paraná, onde fui Prefeito de 1969 a 1973.

O Senador Jonas Pinheiro, de Mato Grosso, em 1984, era Deputado Federal e foi um grande batalhador na época da criação dos Municípios de Comodoro, Campos de Júlio e Sapezal. É um homem que demonstrou e vem demonstrando a sua inteligência e a sua capacidade em atender à sociedade daquele Estado. Hoje, pela segunda vez, é Senador nesta Casa, onde representa muito bem o Estado de Mato Grosso. Apesar de sermos de Partidos diferentes, sempre tive por parte de S. Exª atendimento quando, naquela época, trabalhávamos para emancipar Comodoro e Campos de Júlio.

O Sr. Jonas Pinheiro (PFL - MT) - Concede-me V. Exª um aparte, Senador Chico Sartori?

O SR. CHICO SARTORI (Bloco/PSDB - RO) - Concedo o aparte ao Senador Jonas Pinheiro.

O Sr. Jonas Pinheiro (PFL - MT) - Senador Chico Sartori, quando V. Exª estava enumerando os Estados e Municípios por onde passou como político, eu já estava para reclamar, porque V. Exª não tinha falado, até então, sobre o Estado de Mato Grosso, onde V. Exª atuou junto com bravos desbravadores do sertão brasileiro. V. Exª saiu do Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, e está há 22 anos em Rondônia. Evidentemente, V. Exª atuou muito também no oeste mato-grossense, desbravando aquela região. Pois bem, Senador Chico Sartori, Mato Grosso agradece muito a sua participação não apenas na emancipação, mas na criação dos Municípios de Comodoro, Campos de Júlio e Sapezal, onde está hoje o berço da hidrovia Madeira--Amazonas. O berço da produção é levado para Porto Velho, para Itacoatiara e, depois, para qualquer parte do mundo nasceu exatamente nessa região desbravada por V. Exª e por tantos outros bravos brasileiros que para lá migraram. Não posso deixar de fazer o reconhecimento ao nosso saudoso amigo Valdir Mazzutti, a Argeu Fogliatto e a tantos outros bravos brasileiros do Sul que desbravaram o Mato Grosso e estão ajudando Rondônia. Parabéns pelo seu trabalho e pelo pronunciamento de V. Exª, sobretudo hoje, pois, nos próximos minutos, será aprovado o financiamento para as estradas de Rondônia, assunto que tanto V. Exª quanto o Senador Moreira Mendes tem debatido nesta Casa. Muito obrigado.

O SR. CHICO SARTORI (Bloco/PSDB - RO) - Agradeço o aparte de V. Exª, Senador Jonas Pinheiro.

Na realidade, em 1994, eu dizia que a soja deveria ser transportada de Rondonópolis para Porto Velho e não de Vilhena para Paranaguá. O Governador da época sugeriu que se chamasse uma ambulância para internar-me, pois acreditava que eu estava ficando louco. Respondi que loucos talvez seriam eles porque não conheciam o que era agricultura.

Fui agricultor durante vinte anos no Paraná e morava a 750 quilômetros do porto de Paranaguá. Naquela época, já era difícil transportar a soja. Se se plantasse soja em Vilhena e a transportasse para Paranaguá, a 2.500 quilômetros de distância, quando a carga chegasse a Campo Grande, poderia ser jogada no mato, porque o frete já teria consumido tudo. Antigamente, esse transporte seria feito por intermédio da Portobrás.

Meu pensamento ficou esquecido por 12 anos, mas, em 1996, construiu-se o porto graneleiro. Mais de 700 carretas de soja por dia passam pela cidade de Vilhena, via Porto Velho-Itacoatiara, e seguem para todos os países do mundo. A distância entre Vilhena e Paranaguá, voltando a Belém, é de aproximadamente 10 mil quilômetros, o que causa uma diferença no preço em virtude dessa distância.

Senador Jonas Pinheiro, V. Exª referiu-se ao saudoso Valdir Mazzuti e ao Sr. Argeu Fogliatto, que foram dois desbravadores.

O Sr. Jonas Pinheiro (PFL - MT) - Senador Chico Sartori, desculpe-me interrompê-lo. O saudoso Valdir Mazzuti já faleceu, mas o Sr. Argeu Fogliatto ainda está vivo. Obrigado.

O SR. CHICO SARTORI (Bloco/PSDB - RO) - Peço desculpas a V. Exª. Quando falei no saudoso Valdir Mazutti, incluí o nome do outro como um lutador.

Naquela região, atualmente está tudo transformado. V. Exª estava junto quando o Governador Júlio Campos esteve em Campos de Júlio, que, na época, chamava-se Coflassul. Então, disse-lhe: “Hoje, Coflassul muda de nome, porque esses campos secos não produziam nada e, atualmente, são um verde de soja, arroz e milho. Isso significa ICMS, revertendo em estradas, escolas, energia elétrica e saúde para aquela população.

O nome, então, foi modificado para Campos de Júlio, porque o então Governador era Júlio Campos e também pelo fato de que aquela região foi invadida no mês de julho, no Governo Júlio Campos. Hoje, naquela cidade, situada no oeste do Estado de Mato Grosso, quase na divisa com Rondônia, a viúva Claides Lazaretti Mazutti foi reeleita Prefeita pela segunda vez.

Para encerrar, Rondônia, principalmente aquelas regiões para as quais foram destinados os recursos para as estradas, poderá tomar um novo caminho por meio desse financiamento a ser votado nesta manhã.

Espero votar também hoje aquele projeto com o qual queriam prejudicar um dos maiores esportes brasileiros, o rodeio, tirando dos cowboys a espora para montaria. Estão na platéia os esportistas dessa modalidade, que reúne hoje mais gente do que o futebol brasileiro. Se tirarem a cantiga da espora, jamais se poderá ver uma festa tão brilhante para o povo brasileiro. Esse esporte é um dos que o brasileiro mais tem prazer em participar. Enquanto as pessoas estão participando dos rodeios, não estão nas ruas, nas cidades, fazendo baderna, confusão, criando tumultos.

Agradeço a oportunidade, Senador Moreira Mendes, de fazer uso da palavra antes de V. Exª.

Obrigado, Sr. Presidente!


Modelo1 3/28/2410:18



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2002 - Página 10643