Pronunciamento de Romero Jucá em 06/06/2002
Discurso durante a 79ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Regozijo com o lançamento, no próximo dia 15, do Cartão do Cidadão. Registro da realização, pelo Incra, do primeiro Assentamento Feminino, localizado no município de Itaquitinga, na Zona da Mata de Pernambuco. (como Líder)
- Autor
- Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA SOCIAL.
REFORMA AGRARIA.:
- Regozijo com o lançamento, no próximo dia 15, do Cartão do Cidadão. Registro da realização, pelo Incra, do primeiro Assentamento Feminino, localizado no município de Itaquitinga, na Zona da Mata de Pernambuco. (como Líder)
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/06/2002 - Página 10646
- Assunto
- Outros > POLITICA SOCIAL. REFORMA AGRARIA.
- Indexação
-
- ELOGIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, INICIATIVA, GOVERNO FEDERAL, LANÇAMENTO, PROGRAMA, CADASTRO, POPULAÇÃO CARENTE, AUMENTO, GASTOS PUBLICOS, POLITICA SOCIAL.
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, ATUAÇÃO, JOSE ABRÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), SEBASTIÃO AZEVEDO, PRESIDENTE, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), CRIAÇÃO, ASSENTAMENTO RURAL, MULHER.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pedi a palavra para fazer dois registros rápidos, mas considerados importantes na ótica tanto do PSDB quanto do Governo.
O primeiro, para registrar que, no próximo dia 15, o Governo Federal lançará o Cartão Cidadão, que é um cartão único de todo cadastro social das pessoas mais necessitadas, que já são, ou ainda serão, alvo do programa social de transferência de recursos do Governo Federal. O Governo Federal planeja gastar este ano mais de R$29 bilhões com programas sociais, principalmente de transferência de renda. Portanto, é uma notícia auspiciosa que gostaríamos de dar a Casa, registrando-a nos Anais do Senado e pedindo a transcrição da matéria “Secretária diz que Governo quer cadastro único da população pobre”, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Da mesma forma, quero também anunciar que o Incra está iniciando o processo do primeiro assentamento feminino do País. Localizado em Pernambuco, no engenho Gutiúba, município de Itaquitinga, na Zona da Mata de Pernambuco, esse trabalho está sendo feito e coordenado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra dessa região, cuja coordenadora, na Mata Norte, é uma mulher. O MST e o Incra foi que pensaram sobre o assunto e estruturaram esse primeiro assentamento feminino do Incra no Brasil. Eu gostaria de elogiar essa ação, parabenizando o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Dr. José Abrão, e o Presidente do Incra, Sebastião Azevedo, por essa sensibilidade e por essa ação. É importante lembrar que o Ministério do Desenvolvimento Agrário foi o primeiro ministério a definir cotas para negros no seu quadro de pessoal; agora, avança mais, realizando esse primeiro assentamento feminino do País. Portanto, peço também a transcrição desta matéria de O Estado de S.Paulo: “Incra aposta em 1º assentamento feminino do País.”
Muito obrigado!
*****************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)
***************************************************************************
Modelo1 12/19/242:43