Discurso durante a 79ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização, no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal, da Conferência Nacional das Mulheres do Brasil. (como Líder)

Autor
Emília Fernandes (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Emília Therezinha Xavier Fernandes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FEMINISMO.:
  • Realização, no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal, da Conferência Nacional das Mulheres do Brasil. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2002 - Página 10647
Assunto
Outros > FEMINISMO.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA NACIONAL, MULHER, BRASIL, AUDITORIO, SENADO, DEBATE, DESIGUALDADE SOCIAL, SOCIALIZAÇÃO, POLITICA, EXPECTATIVA, ELEIÇÕES, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, DEMOCRACIA, IGUALDADE.
  • REGISTRO, PEDIDO, PARTICIPANTE, CONFERENCIA, AGRADECIMENTO, SENADO, APROVAÇÃO, PROTOCOLO, DECLARAÇÃO, ELIMINAÇÃO, VIOLENCIA, MULHER.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª EMILIA FERNANDES (Bloco/PT - RS. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, também em nome do Bloco, respondendo pela Liderança, gostaríamos de solicitar dois minutos para fazer um registro, tendo em vista a consideração anterior, que julgamos importante. Queremos registrar, para que o Brasil todo também compartilhe da nossa alegria, que o Senado Federal está abrindo as suas portas e recebendo, no Auditório Petrônio Portela, aproximadamente duas mil mulheres, de todos os Estados brasileiros, que estão participando da grande Conferência Nacional de Mulheres Brasileiras. Elas estão assumindo um grande desafio, o de ultrapassar os muros da desigualdade, socializar o cotidiano político público com as ações afirmativas.

Essas mulheres passarão dois dias em Brasília. São representantes indígenas, negras, brancas, mulheres do campo e da cidade, que estão construindo uma plataforma política feminina, a ser entregue aos pré-candidatos à Presidência do País, para que a democracia política seja também construída com a democracia da vida, com a igualdade entre homens e mulheres e com a participação delas.

Queremos nos solidarizar com todas as mulheres, que estão festejando e pedindo que registremos no plenário o agradecimento delas pela aprovação, ontem, no Senado Federal, do Protocolo Facultativo do Cedaw, aquela grande declaração em favor da eliminação de todas as formas de violência contra a mulher. Todos os Parlamentares estão convidados a comparecer ao Auditório Petrônio Portela, para dar a sua saudação e se posicionarem como parceiros nessa luta pela igualdade de sexos neste País.

Esse era o registro que o Partido dos Trabalhadores e o Bloco de Oposição gostariam de fazer. Eu tenho certeza de que a nossa alegria e a nossa solidariedade ultrapassam as nossas fileiras partidárias e serão registradas, sem dúvida nenhuma, como de toda a Casa.

Era o registro que eu queria fazer, Sr. Presidente, dando um viva às mulheres, um viva à igualdade e principalmente à importância de o Brasil construir a sua soberania baseada na ruptura dessa política que desemprega, que discrimina e que realmente faz com que poucos tenham muito e uma grande maioria tenha pouco.

Essa é a mensagem que queremos trazer, neste momento em que se realiza a grande Conferência Nacional de Mulheres Brasileiras nesta Casa, em Brasília, no Congresso Nacional.

Muito obrigada.

 


Modelo1 4/29/242:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2002 - Página 10647