Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogios à iniciativa do Governo do Maranhão referente ao lançamento de cursinho preparatório nas Universidades Públicas daquele Estado, Ufma e Uema, destinado aos jovens de famílias carentes

Autor
Francisco Escórcio (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: Francisco Luiz Escórcio Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Elogios à iniciativa do Governo do Maranhão referente ao lançamento de cursinho preparatório nas Universidades Públicas daquele Estado, Ufma e Uema, destinado aos jovens de famílias carentes
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/2002 - Página 10257
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, JOSE REINALDO, GOVERNADOR, ESTADO DO MARANHÃO (MA), INICIATIVA, LANÇAMENTO, CURSO ESPECIAL, EXAME VESTIBULAR, POPULAÇÃO CARENTE, PREENCHIMENTO, VAGA, UNIVERSIDADE ESTADUAL, UNIVERSIDADE FEDERAL, BOLSA DE ESTUDO, RECEBIMENTO, DINHEIRO, AUXILIO, FAMILIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FRANCISCO ESCÓRCIO (PMDB - MA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uma das grandes distorções da política de ensino do Brasil está no formato de seleção para o ingresso na universidade pública.

O vestibular, gargalo implacável na porta da universidade, não mede unicamente os graus de inteligência, esforço pessoal e competência de quem se dispõe a enfrentá-lo. Ele é vencido, na grande maioria dos casos, pelos jovens das famílias ricas, que têm dinheiro para bancarem os cursinhos e suas avançadas técnicas de enfrentamento dessa batalha.

E aí, a universidade, bancada pelo dinheiro público, vira privilégio dos abastados e dá as costas aos pobres, roubando-lhes o direito de sonhar com o futuro.

Pois bem, Srªs e Srs. Senadores, o atual governo do Maranhão, inaugurado há apenas um mês e meio por José Reinaldo Tavares, dá outra prova de competência e de sensibilidade para com as causas públicas mais apaixonantes. A partir do próximo semestre, nas cidades em que funcionam cursos das duas universidades públicas do Estado, UFMA e UEMA, o governo do Estado vai montar e fazer funcionar cursinhos preparatórios aos exames vestibulares, ancorados por professores do mais alto nível e com suas vagas cem por cento destinadas aos jovens de famílias pobres que não têm como pagar o cursinho particular.

Os cursinhos para os jovens de famílias carentes vão ter seus freqüentadores escolhidos por pessoas representativas da comunidade - uma espécie de conselho municipal - para que, de fato, sejam preenchidos por pessoas pobres.

Há mais, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os jovens selecionados para fazerem o cursinho ainda receberão uma quantia mensal em dinheiro - uma espécie de bolsa de estudo - para que não sofram a necessidade de uma atividade paralela e se dediquem unicamente à preparação para o exame vestibular.

São iniciativas socialmente grandiosas e de criatividade como essas é que vão caracterizando o governo de José Reinaldo Tavares.

Privilégio, sim, mas para quem dele necessita: os jovens carentes que, do pesadelo de não poderem vislumbrar um futuro passam ao sonho de ingressar no ensino superior público em condições de igualdade com os financeiramente abastados.

Faço a mais absoluta questão de deixar registrado nos Anais desta Casa as minhas mais comovidas congratulações ao governo José Reinaldo Tavares, por essa iniciativa.

Aos jovens de baixa renda, alvos desse projeto magnífico, os meus parabéns e votos sinceros de um futuro mais feliz!

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Modelo1 4/26/244:07



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/2002 - Página 10257