Pronunciamento de Romero Jucá em 12/06/2002
Discurso durante a 86ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentários ao Relatório 2001 da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias - ANEOR.
- Autor
- Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DE TRANSPORTES.:
- Comentários ao Relatório 2001 da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias - ANEOR.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/06/2002 - Página 11776
- Assunto
- Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
- Indexação
-
- COMENTARIO, RECEBIMENTO, RELATORIO, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, EMPRESA, CONSTRUÇÃO, OBRA PUBLICA, RODOVIA, DEMONSTRAÇÃO, IMPORTANCIA, ATENÇÃO, ETICA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, BENEFICIO, RELACIONAMENTO, INDUSTRIA, SETOR PUBLICO, ESPECIFICAÇÃO, MEMBROS, CONGRESSO NACIONAL, EXECUTIVO.
SENADO FEDERAL SF -
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O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, recebi, com grande satisfação, um importante documento relacionado com a indústria da construção rodoviária: o Relatório 2001 da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR).
A ANEOR é uma entidade que representa as empresas do setor da construção rodoviária, defendendo seus interesses com ações técnicas e políticas, que objetivam a defesa do mercado nacional de obras da indústria de construção rodoviária.
A expansão da malha rodoviária brasileira, a conquista de novos mercados no campo internacional, a melhoria de técnicas e de processos utilizados no setor e a transparência nas relações institucionais e financeiras entre as empresas e o setor público são preocupações demonstradas no Relatório ANEOR 2001.
Gostaria de destacar a preocupação demonstrada no Relatório ANEOR 2001 com a geração de empregos, com a melhoria das nossas estradas, com a possibilidade de transporte mais seguro e fretes mais baratos.
O Relatório ANEOR 2001 demonstra a preocupação dessa entidade empresarial com a ética e a transparência, no relacionamento das empresas da construção rodoviária com o setor público, principalmente com os membros do Congresso Nacional e do Poder Executivo.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, todos nós sabemos que sempre houve problemas e dificuldades no relacionamento entre empresas de construção rodoviária e o Governo, em todos os níveis.
A regularidade dos pagamentos do setor público às empresas construtoras, os termos e condições estabelecidos nos editais de concorrência, a programação de obras, a participação das entidades representativas do setor na discussão das políticas públicas sempre são focos de atrito, de dúvidas, de questionamentos.
Por isso mesmo, queremos destacar a forma de atuação da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias, dando ampla publicidade a suas ações, de modo claro, objetivo e transparente.
“Transparência nas relações das empresas com o Estado” é um item explícito no conjunto de objetivos da ANEOR, e que se encontra destacado em sua página na rede mundial de computadores, a Internet.
Esse ponto merece destaque, não apenas do ponto de vista da atuação ética das empresas representadas pela Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias, pois também contribui para que o setor público possa cumprir o que estabelece a Constituição Federal, em termos de legalidade, impessoalidade e transparência das ações governamentais.
O entrosamento, a convergência de objetivos de interesse público para a ampliação de mercados, para a geração de renda e empregos são pontos que caracterizam o relacionamento entre empresas modernas e o setor público nas economias mais desenvolvidas.
As propostas, sugestões e reivindicações legítimas defendidas, com ética e transparência, por empresas privadas que têm responsabilidade social muitas vezes ajudam e complementam o objetivo público e o interesse da coletividade.
É esse o trabalho demonstrado, apresentado, desenvolvido e planejado pela Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias, que merece o nosso apoio e nossa maior consideração, para que o Brasil possa realmente dispor de um sistema de transporte moderno, eficiente, com custos competitivos, permitindo o crescimento e o fortalecimento de nossa economia.
Muito obrigado.
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