Discurso durante a 86ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários ao Relatório 2001 da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias - ANEOR.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Comentários ao Relatório 2001 da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias - ANEOR.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2002 - Página 11776
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMENTARIO, RECEBIMENTO, RELATORIO, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, EMPRESA, CONSTRUÇÃO, OBRA PUBLICA, RODOVIA, DEMONSTRAÇÃO, IMPORTANCIA, ATENÇÃO, ETICA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, BENEFICIO, RELACIONAMENTO, INDUSTRIA, SETOR PUBLICO, ESPECIFICAÇÃO, MEMBROS, CONGRESSO NACIONAL, EXECUTIVO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, recebi, com grande satisfação, um importante documento relacionado com a indústria da construção rodoviária: o Relatório 2001 da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR).

A ANEOR é uma entidade que representa as empresas do setor da construção rodoviária, defendendo seus interesses com ações técnicas e políticas, que objetivam a defesa do mercado nacional de obras da indústria de construção rodoviária.

A expansão da malha rodoviária brasileira, a conquista de novos mercados no campo internacional, a melhoria de técnicas e de processos utilizados no setor e a transparência nas relações institucionais e financeiras entre as empresas e o setor público são preocupações demonstradas no Relatório ANEOR 2001.

Gostaria de destacar a preocupação demonstrada no Relatório ANEOR 2001 com a geração de empregos, com a melhoria das nossas estradas, com a possibilidade de transporte mais seguro e fretes mais baratos.

O Relatório ANEOR 2001 demonstra a preocupação dessa entidade empresarial com a ética e a transparência, no relacionamento das empresas da construção rodoviária com o setor público, principalmente com os membros do Congresso Nacional e do Poder Executivo.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, todos nós sabemos que sempre houve problemas e dificuldades no relacionamento entre empresas de construção rodoviária e o Governo, em todos os níveis.

A regularidade dos pagamentos do setor público às empresas construtoras, os termos e condições estabelecidos nos editais de concorrência, a programação de obras, a participação das entidades representativas do setor na discussão das políticas públicas sempre são focos de atrito, de dúvidas, de questionamentos.

Por isso mesmo, queremos destacar a forma de atuação da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias, dando ampla publicidade a suas ações, de modo claro, objetivo e transparente.

“Transparência nas relações das empresas com o Estado” é um item explícito no conjunto de objetivos da ANEOR, e que se encontra destacado em sua página na rede mundial de computadores, a Internet.

Esse ponto merece destaque, não apenas do ponto de vista da atuação ética das empresas representadas pela Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias, pois também contribui para que o setor público possa cumprir o que estabelece a Constituição Federal, em termos de legalidade, impessoalidade e transparência das ações governamentais.

O entrosamento, a convergência de objetivos de interesse público para a ampliação de mercados, para a geração de renda e empregos são pontos que caracterizam o relacionamento entre empresas modernas e o setor público nas economias mais desenvolvidas.

As propostas, sugestões e reivindicações legítimas defendidas, com ética e transparência, por empresas privadas que têm responsabilidade social muitas vezes ajudam e complementam o objetivo público e o interesse da coletividade.

É esse o trabalho demonstrado, apresentado, desenvolvido e planejado pela Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias, que merece o nosso apoio e nossa maior consideração, para que o Brasil possa realmente dispor de um sistema de transporte moderno, eficiente, com custos competitivos, permitindo o crescimento e o fortalecimento de nossa economia.

Muito obrigado.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2002 - Página 11776