Discurso durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Recebimento da publicação "20 anos abrindo portas para os jovens", do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, do Espírito Santo.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO MEDIO.:
  • Recebimento da publicação "20 anos abrindo portas para os jovens", do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, do Espírito Santo.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2002 - Página 11914
Assunto
Outros > ENSINO MEDIO.
Indexação
  • RECEBIMENTO, PUBLICAÇÃO, AUTORIA, EMPRESA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, SISTEMA INTEGRADO, TREINAMENTO, ESTUDANTE, ESTAGIO SUPERVISIONADO, HABILITAÇÃO PROFISSIONAL, ATENDIMENTO, EXIGENCIA, MERCADO DE TRABALHO, PARCERIA, PROFESSOR, PROFISSIONAL LIBERAL, EMPRESARIO, IMPLANTAÇÃO, UNIDADE, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).
  • REGISTRO, AUMENTO, DESEMPREGO, JUVENTUDE, CONTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO, VIOLENCIA, PROSTITUIÇÃO, CONSUMO, DROGA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é sempre prazeroso subir a esta tribuna para anunciar boas notícias, ou divulgar experiências bem-sucedidas e iniciativas exitosas, particularmente quando se trata de Educação, essa grande demanda da sociedade brasileira.

Portanto, é com genuína satisfação que acuso o recebimento da publicação 20 anos abrindo portas para os jovens, do Centro de Integração Empresa-Escola, registro de uma ação de grande relevância no Estado do Espírito Santo.

O Centro de Integração Empresa-Escola do Espírito Santo nasceu em 1981, vinculado à estrutura do CIEE São Paulo. Em 1994, incentivados pelo presidente da entidade paulista, foram mobilizados educadores, empresários e profissionais liberais capixabas para a implantação de uma unidade autônoma do CIEE no Estado. Em 1966, finalmente, o CIEE do Espírito Santo obteve sua autonomia administrativa, jurídica e financeira.

O objetivo do CIEE era proporcionar aos jovens estudantes capixabas, assim como ocorria em outros grandes centros brasileiros, a oportunidade de estagiar em empresas públicas e privadas, aliando a teoria da escola à prática e ao perfil profissional desejado pelo mercado de trabalho.

Hoje, passados 20 anos, o CIEE-ES ofereceu oportunidade de estágio para cerca de 200 mil estudantes de ensino médio e superior em todo o Espírito Santo. Desse total, 86 mil foram efetivados nas empresas após concluído o período de estágio.

Atualmente, o CIEE-ES ampliou a sua atuação. A instituição, por meio de parcerias, passou a trabalhar fortemente na promoção de projetos sociais voltados para jovens carentes e em situação de risco social. A decisão está em sintonia com as diretrizes do sistema CIEE no País, de tornar a empresa cidadã, empenhada em promover não só o desenvolvimento profissional, mas também pessoal dos jovens.

Como se vê, Sr. Presidente, a iniciativa do CIEE é uma verdadeira referência na integração do jovem ao mercado de trabalho, questão crucial dos novos tempos.

O desemprego juvenil é um problema mundial. Estima-se que existam 64 milhões de jovens, entre 15 e 24 anos, em situação de desemprego aberto, o que tem contribuído para o aumento da violência, da prostituição e do consumo e dependência de drogas.

No Brasil, o desemprego entre os jovens cresceu acentuadamente entre 1989 e 1999. Contribuíram para isso a inserção da economia brasileira no mercado internacional de maneira competitiva; o processo de reestruturação econômica e de privatização; e as mudanças tecnológicas, que têm modificado a estrutura ocupacional e os perfis de competência dos trabalhadores.

Ao promover uma maior integração entre escolas, empresas e instituições que oferecem programas de treinamento e capacitação profissional, o CIEE trabalha para adequar as habilidades e competências dos jovens às exigências do mercado de trabalho.

Destaque-se, ainda, que o CIEE desenvolve esse trabalho com a ajuda de colaboradores e da sociedade, promovendo a interface entre o sistema educacional e o sistema produtivo do Estado.

Portanto, iniciativas como a do Centro de Integração Empresa-Escola merecem destaque especial, pois, além de servirem de exemplo, assumem importância verdadeiramente estratégica para o futuro do País.

Muito obrigado.


Modelo1 5/3/249:21



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2002 - Página 11914