Discurso durante a 88ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Agradecimentos ao Ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, pela presteza com que atendeu os pecuaristas de Rondônia e pela promoção de exames de sorologia em animais naquele Estado.

Autor
Chico Sartori (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RO)
Nome completo: Francisco Luiz Sartori
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PECUARIA. CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • Agradecimentos ao Ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, pela presteza com que atendeu os pecuaristas de Rondônia e pela promoção de exames de sorologia em animais naquele Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2002 - Página 12071
Assunto
Outros > PECUARIA. CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PRATINI DE MORAES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), AUTORIZAÇÃO, VACINAÇÃO, ERRADICAÇÃO, DOENÇA, REBANHO, BOVINO, ESTADO DE RONDONIA (RO), EXPECTATIVA, MELHORIA, PECUARIA, ESPECIFICAÇÃO, GADO DE CORTE, REFORÇO, EXPORTAÇÃO, CARNE.
  • COMENTARIO, EMPENHO, PECUARISTA, PARTICIPAÇÃO, IMUNIZAÇÃO, REBANHO, BOVINO, AUXILIO, ECONOMIA, ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • CONGRATULAÇÕES, PREFEITO, PRESIDENTE, CAMARA MUNICIPAL, VEREADOR, POPULAÇÃO, MUNICIPIO, JOAÇABA (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), RECEBIMENTO, MEDALHA, HOMENAGEM, ATUAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. CHICO SARTORI (Bloco/PSDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero cumprimentar o Governador do Ceará, que se encontra neste plenário. S. Exª, como foi dito pelo Presidente, que já foi Senador nesta Casa, hoje muito nos honra com a sua presença.

Sr. Presidente, ocupo a tribuna desta Casa para agradecer de público ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, pelo atendimento ao nosso apelo feito desta tribuna, em abril do corrente, quando encaminhamos um requerimento de informação a S. Exª no sentido de autorizar o departamento especializado daquele Ministério a iniciar a sorologia no rebanho bovino no Estado de Rondônia, importante providência para determinar a saída de Rondônia do ciclo de risco da febre aftosa.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estive com o Ministro Pratini de Moraes, em audiência, no seu próprio gabinete, e recebi de S. Exª a sua palavra de que brevemente as autoridades competentes estariam atendendo ao nosso pleito. Não foi surpresa para este Parlamentar e também agropecuarista o referido comprometimento. E, para a nossa satisfação e alegria dos pecuaristas do Estado de Rondônia, recebemos a confirmação daquele Ministério de que a realização da sorologia no rebanho bovino será iniciada no próximo mês de setembro.

A nossa expectativa é de que o nosso rebanho possa adquirir a condição de área livre de vacinação e que não haja notícia de atividade viral nas amostras coletadas. Se isso ocorrer, a atividade pecuarista do nosso Estado será restabelecida, a pecuária de corte, em especial a exportação de carne com osso, será fortalecida e nosso espaço no mercado comercial será retomado.

Sr. Presidente, Rondônia é o primeiro Estado da Região Norte que conseguiu avançar no controle da doença, graças à consciência dos nossos pecuaristas e o esforço das nossas autoridades públicas do setor, tanto que levantamentos preliminares indicam que a última etapa de vacinação superou os 98% da etapa anterior.

A sorologia, Sr. Presidente, é um serviço muito criterioso. Sua amostragem será realizada em proporção regionalizada do rebanho, devendo a coleta do material ser efetuada em cerca de oito mil animais. Uma vez confirmado o aspecto positivo da sorologia, o rebanho do Estado de Rondônia entrará na área livre, com vacinação a partir de 2003.

Quero ressaltar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o considerável empenho dos pecuaristas do meu Estado, que tenho a honra e o orgulho de representar no Senado Federal, pois, sem a participação deles nesse processo de imunização do nosso rebanho, com certeza não teríamos alcançado esse sucesso.

A pecuária é a base da economia do Estado de Rondônia, portanto, nesta oportunidade, quero demonstrar de público, perante este seleto Plenário, o agradecimento deste Parlamentar e dos produtores rurais de Rondônia ao Sr. Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, por nos ter atendido com tanta presteza. Agradeço a S. Exª por ter efetuado esse trabalho que os pecuaristas de Rondônia tanto esperavam e que faz tanta diferença para a produção e no preço de venda do boi gordo.

Também quero aproveitar a oportunidade, Sr. Presidente, para agradecer ao Prefeito, ao Presidente da Câmara de Vereadores e aos demais Vereadores da cidade de Joaçaba, Santa Catarina, por me terem concedido a Medalha de Honra ao Mérito Cruzeiro, na quinta-feira passada, naquela cidade, no Vale do Rio do Peixe. Lá encontrei amigos que não via há mais de 50 anos, desde os idos de 1946, quando estivemos juntos na escola.

Agradeço, de coração, a maneira como fui recebido e os telegramas das pessoas que lá não puderam comparecer, como o ex-Deputado Ivo Tomazoni, para quem trabalhei em quatro eleições no Estado do Paraná, e o Ministro Euclides Scalco, companheiro de política do sudoeste do Paraná desde 1960, por quem fui lançado prefeito e eleito naquela época.

Quero dizer ao povo de Joaçaba que fiquei muito feliz e muito grato pela homenagem e por ter podido encontrar dezenas de prefeitos e amigos, inclusive o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, Natanael Silva, que se fez presente, e o Prefeito de Vilhena, Melkisedek Donadon, e do Senador Casildo Maldaner, de Santa Catarina, que também prestigiaram o evento.

Para mim, foi uma alegria enorme encontrar Dom Agostinho José Sartori, Bispo de Palmas há mais de quarenta anos.

Agradeço imensamente a todos os meus amigos de Joaçaba, aos meus parentes, a Leonel Francisco Sartori, que me atendeu muito bem em minha estada naquela cidade.

Ao povo de Joaçaba, ao povo catarinense, obrigado pela recepção.


Modelo1 4/20/246:17



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2002 - Página 12071