Discurso durante a 88ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Satisfação pela aliança da Frente Trabalhista em torno da candidatura Ciro Gomes, ratificada em convenção nacional do PTB/PDT/PPS.

Autor
Carlos Patrocínio (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/TO)
Nome completo: Carlos do Patrocinio Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. SENADO.:
  • Satisfação pela aliança da Frente Trabalhista em torno da candidatura Ciro Gomes, ratificada em convenção nacional do PTB/PDT/PPS.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2002 - Página 12077
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. SENADO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, CONVENÇÃO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), PARTIDO POPULAR SOCIALISTA (PPS), ESCOLHA, CIRO GOMES, EX MINISTRO DE ESTADO, PAULO PEREIRA DA SILVA, SINDICALISTA, CANDIDATO, PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, AUXILIO, MELHORIA, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.
  • EXPECTATIVA, ORADOR, ELEIÇÕES, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, REFORÇO, LANÇAMENTO, CANDIDATURA, SENADO, LEONEL BRIZOLA, EX GOVERNADOR, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
  • CONGRATULAÇÕES, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, SEBASTIÃO ROCHA, SENADOR, REALIZAÇÃO, AUDITORIO, SENADO, SEMINARIO, CLONE, REPRODUÇÃO HUMANA, IMPORTANCIA, PESQUISA, GENETICA, VALOR TERAPEUTICO, ELOGIO, PARTICIPANTE, CONGRESSO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PTB - TO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, já tendo se pronunciado da tribuna do Senado Federal os Líderes do PPS e do PDT, eu gostaria também de fazer o meu pronunciamento, em nome do Partido Trabalhista Brasileiro.

Enalteço a extraordinária convenção nacional dos três Partidos que compõem a Frente Trabalhista, que concorre às eleições para Presidente e Vice-Presidente da República, para Governo de Estado, para 2/3 do Senado Federal, para as Assembléias Legislativas e para a Câmara Federal.

Foi um momento histórico, Sr. Presidente, quando os três Partidos, aqui citados, homologaram a candidatura do ex-Ministro da Fazenda, do ex-Governador do Ceará e do ex-Prefeito de Fortaleza Ciro Gomes e também do nosso companheiro petebista, o grande condutor da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o chamado Paulinho da Força Sindical. Um homem que se tem conduzido de maneira totalmente acertada à frente da Força Sindical, porque pratica um sindicalismo de resultado. Faz com que aumente cada vez mais o número de pessoas que procuram aquele sindicato, quer empregados que necessitam de reciclagem para viabilizar conquistas no âmbito do próprio emprego, quer, sobretudo, pessoas desempregadas no País, às quais a Força Sindical vem prestando inestimáveis benefícios.

Sr. Presidente, sabemos que essa política de privatização e, sobretudo, de megafusões tem um resultado sinistro, trágico, conforme acabou de assegurar o eminente Senador Lauro Campos. E o resultado maléfico dessa política é o grande desemprego que atinge agora as maiores cifras da história brasileira.

Portanto, a Frente Progressista, encabeçada por Ciro Gomes e por Paulo Pereira da Silva, se propõe a fazer uma administração que busque o pleno emprego, que busque aumentar a poupança interna do País e que não dependa exclusivamente de capitais voláteis internacionais.

Portanto, Sr. Presidente, é com muito orgulho que enaltecemos essa extraordinária convenção, realizada no domingo e segunda-feira últimos, em Pindamonhangaba, terra onde nasceu Ciro Gomes e onde ainda reside a sua progenitora. De lá, Ciro Gomes saiu, ainda pequeno, para a cidade de Sobral, Ceará, onde se iniciou na política, tornando-se um dos luminares maiores da política brasileira.

É um homem altamente preparado. No período em que não exerceu nenhum cargo, esteve preocupado em estudar, para que pudesse, um dia, dirigir os destinos do Brasil.

Quero dizer também, com satisfação, que Ciro Gomes começa a fazer o programa partidário, utilizando-se dos tempos dos três Partidos: PDT, PTB e PPS. Tenho certeza de que Ciro Gomes haverá de crescer nas pesquisas de intenções de voto em nosso País.

Peço a Deus -- e digo isto com convicção, com segurança -- que ele chegue ao segundo turno das eleições, porque o que se percebe é uma onda de euforia em todo o Brasil com relação à sua candidatura. Essa candidatura ainda foi reforçada, nos últimos dias, com o lançamento do grande Líder nacional do PDT a Senador, pelo Estado do Rio de Janeiro: o Dr. Leonel de Moura Brizola, ex-Governador do Rio de Janeiro, ex-Governador do Rio Grande do Sul e também ex-candidato a Presidente da República.

Portanto, temos certeza de que os nomes Ciro Gomes e Paulinho Pereira da Silva haverão de ganhar repercussão nacional e atingir grotões, sendo, sem sombra de dúvida, uma candidatura vitoriosa.

Se V. Exª me permite, Sr. Presidente, eu gostaria também de enaltecer o seminário patrocinado pelo Senado Federal e pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Assuntos Sociais, que tratou da clonagem humana, um assunto importantíssimo e muito atual.

Todos os segmentos interessados na formalização de uma lei consentânea com aquilo que pensa a maior parte da sociedade brasileira, toda essa sociedade organizada esteve presente: as comunidades científica e religiosa, enfim, todos os interessados participaram. Nós estamos, portanto, em condições de elaborar uma lei atual, que ausculte as necessidades e os interesses da nossa Pátria, já que o mundo inteiro se prepara fazendo a sua legislação sobre matéria tão atual.

Quero me congratular com o Senado Federal, sobretudo com o Senador Sebastião Rocha, idealizador do evento, que, em função do seminário, mudou sua proposta legislativa de coibir qualquer tentativa de clonagem humana, admitindo, hoje, que seja feita a clonagem de órgãos e de tecidos humanos, para efeito terapêutico. Todos os segmentos que compareceram ao evento, cientistas e religiosos, mostraram-se contrários à posição de clonagens para reprodução de seres humanos, no entanto há um consenso de que devamos instituir a clonagem de tecidos e órgãos para fins terapêuticos.

Parabéns ao Senado Federal, às duas Comissões citadas e, sobretudo, ao eminente Senador Sebastião Rocha, um dos membros da Frente Trabalhista, que será vitoriosa nas próximas eleições.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 


Modelo1 12/19/242:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2002 - Página 12077