Pronunciamento de Lúcio Alcântara em 18/06/2002
Discurso durante a 90ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Elogios à atuação conjunta do jornal O Povo, da Unicef, da ONG Instituto de Juventude Contemporânea e da TV Jangadeiro no projeto "Saia do Muro" que visa estimular a participação política dos jovens no Ceará.
- Autor
- Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA SOCIAL.:
- Elogios à atuação conjunta do jornal O Povo, da Unicef, da ONG Instituto de Juventude Contemporânea e da TV Jangadeiro no projeto "Saia do Muro" que visa estimular a participação política dos jovens no Ceará.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/06/2002 - Página 12320
- Assunto
- Outros > POLITICA SOCIAL.
- Indexação
-
- ELOGIO, INICIATIVA, JORNAL, O POVO, ESTADO DO CEARA (CE), AUTORIA, FUNDO INTERNACIONAL DE EMERGENCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFANCIA (UNICEF), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), JUVENTUDE, EMISSORA, TELEVISÃO, ELABORAÇÃO, PROJETO, APOIO, ESTUDANTE, PARTICIPAÇÃO, POLITICA, APRESENTAÇÃO, PROGRAMA, POLITICA SOCIAL, INCENTIVO, ALISTAMENTO ELEITORAL, IDENTIFICAÇÃO, PROBLEMA, ADOLESCENCIA, OFERECIMENTO, SUGESTÃO, CANDIDATO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, EXERCICIO, DEMOCRACIA.
| SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (Bloco/PSDB - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, gostaria de fazer o registro de um projeto que está em execução no Estado do Ceará, de iniciativa do jornal O Povo, da Unicef, da ONG Instituto de Juventude Contemporânea e da TV Jangadeiro, que tem por objetivo levar o estudante da escola pública ou particular a se expressar e a buscar participação nos assuntos que o cercam, dando ao jovem a possibilidade de gerar mudanças e incentivando-o a participar da política.
Mais do que nunca, precisamos recrutar os jovens para participarem da política, se envolverem com a política. Onde não há política não há nada: não há democracia, não há ordem, não há cidadania, não há participação. Portanto, todo movimento que nega a política, que a desprestigia ou desvaloriza, é um movimento antidemocrático, um movimento contra a cidadania. Na medida em que convocamos os jovens, levando-os a participar da vida pública e política, prestamos um grande serviço à democracia.
O Projeto Saia do Muro quer, até o fim desta eleição, identificar demandas por políticas públicas, saber quais são aos necessidades dos jovens, identificar o perfil do candidato ideal para eles, quais as qualidades e os compromissos que julgam fundamentais para o exercício do cargo de governador de Estado.
O projeto teve sua primeira fase até 8 de junho, buscando estimular o jovem a fazer o alistamento eleitoral.
A segunda fase busca identificar o perfil do adolescente brasileiro, especialmente o do Ceará. Essa etapa terminará com uma ampla pesquisa de opinião junto ao jovem. Durante esse período, deverá acontecer o Festival de Arte Participativa, quando o jovem será estimulado a produzir poesia, jornal, artes gráficas, a partir de experiências obtidas em entidades de caráter social. Isso possibilitará a discussão sobre temas como sexualidade, gravidez, primeiro emprego, acesso à universidade e violência.
Por fim, a terceira fase será marcada por uma série de encontros, as chamadas tendas políticas. Nelas, os jovens discutirão questões relevantes e oferecerão sugestões aos candidatos. Acontecerá uma eleição simulada de intenção de votos, sem divulgação do resultado, para não influenciar nominalmente o voto. O estímulo ao voto é apenas de natureza conceitual, para levar o jovem à participação nas eleições.
Era o registro que queria fazer sobre a iniciativa das organizações que mencionei, quais sejam, jornal O Povo, Unicef, Instituto de Juventude Contemporânea, que é uma ONG do Ceará, e a TV Jangadeiro, que tem o mérito de estimular o jovem à participação na vida política brasileira.
Modelo1 12/5/257:32